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Abstract(s)
O contexto académico é um fator particularmente importante no desenvolvimento pessoal dos estudantes, ao ser propiciador de interações e experiências que os capacitarão de competências académicas, cognitivas e psicossociais. Este trabalho centra-se na compreensão das dinâmicas de desenvolvimento dos estudantes de Enfermagem a partir das suas perceções, tendo em conta as interações que desenvolvem nos vários contextos que frequentam. Participaram no estudo 1029 estudantes que frequentavam todos os anos do Curso de Licenciatura em Enfermagem em escolas não integradas, em escolas integradas em universidades e em escolas de saúde. Em termos metodológicos recorremos ao paradigma quantitativo, através de questionários, e a um desenho transversal e longitudinal, uma vez que foi nossa intenção estudar as mudanças operadas em estudantes do 1.º ano desde a sua entrada para o ensino superior até ao final do 1.º ano. Os resultados obtidos indicaram que, independentemente do sexo, da opção e ano de curso, da instituição frequentada e da saída de casa os estudantes apresentaram, em média, perceções muito positivas em todas as dimensões em estudo apesar de se verificarem algumas diferenças em algumas delas. Também permitiram encontrar relações entre os constructos e identificar as variáveis preditoras na explicação dos ganhos obtidos pelos estudantes ao nível das competências psicossociais, cognitivas e académicas durante a frequência do ensino superior. Permitiram, ainda, observar mudanças nos estudantes do 1.º ano ao nível do seu desenvolvimento cognitivo, académico e psicossocial desde a sua entrada para o ensino superior e o final do primeiro ano de frequência. São, ainda, apresentadas e discutidas implicações para a prática educativa, assim como as limitações e sugestões para investigações futuras.
Description
Keywords
Desenvolvimento Contextos Interações Envolvimento Ensino superior Estudantes Enfermagem