Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Potencialidades das ciências naturais no desenvolvimento do pensamento matemático

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O insucesso escolar é uma problemática que tem sido debatida ao longo das últimas décadas, nomeadamente o insucesso escolar na disciplina da Matemática. O presente estudo procura refletir de que forma a interdisciplinaridade poderá contribuir para o sucesso escolar dos alunos, particularmente entre as Ciências Naturais e a Matemática. Apesar destas duas ciências pertencerem ao currículo do aluno, são encaradas como disciplinas díspares e trabalhadas de forma autónoma. A problemática patente na presente investigação pretende investigar as potencialidades das ciências naturais no desenvolvimento do pensamento matemático. Desta forma, foram concebidas duas tarefas, para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, relacionadas com os conteúdos do sistema solar, presentes no currículo do Estudo do Meio, incorporando conceitos matemáticos para a compreensão do mesmo. Para a realização deste estudo, foi utilizada uma abordagem descritiva a partir de uma metodologia qualitativa onde serão privilegiados os processos através das ações dos discentes, avaliando a sua participação/motivação e interesse. Esta investigação foi projetada no âmbito do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior da Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, no decorrer do ano letivo 2019/2020. Contudo é de realçar que não foi possível concretizar o estudo devido à pandemia mundial, COVID-19, que obrigou ao encerramento das escolas e o ensino passou a ser realizado à distância, impossibilitando assim a sua concretização presencial.
School failure is an issue which has been debated over several decades, namely school failure in the subject of Mathematics. This study seeks to reflect on how interdisciplinarity can contribute to students' academic success, particularly Natural Sciences and Mathematics. Although these two sciences belong to the student's curriculum, they are seen as disparate subjects and worked on independently. The underlying challenge of the research aims to investigate the potential of natural sciences in the development of mathematical thinking. In this way, two activities were conceived, for the 1st Level of basic education, related to the contents of the solar system, present in the curriculum of the study of the environment, incorporating mathematical concepts for the understanding of the same. To achieve the goal of this study, a descriptive approach was used from a qualitative methodology where the processes will be paramount through the actions of the students, evaluating their participation/motivation and interest. This research was carried out within the scope of the master's in Teaching of the 1st Level of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Level of Basic Education, taught at the Higher School of Education and Communication of the University of the Algarve, throughout the school year 2019/2020. However, it should be noted that it was not possible to carry out the study due to the world pandemic, COVID 19, which forced the closure of schools and teaching started to be carried out remotely, thus making it impossible to carry out classroom teaching.

Description

Keywords

Matemática Ciências naturais Interdisciplinaridade Insucesso escolar

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License