Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relação escola-família em contextos multiculturais: percepção dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico face à participação das famílias na vida da escola

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A presente investigação tem como pano de fundo a relação entre a escola e família e a crescente diversidade cultural das escolas portuguesas. As dificuldades de comunicação, de relacionamento e sobretudo de desenvolvimento de estratégias de cooperação entre a escola e a família são hoje amplamente discutidas. Diversas vezes a relação entre pais e professores tem sido pautada por conflitos de interesses causando constrangimentos a nível relacional. Consideramos que a escola tem responsabilidades na aproximação e na abertura da mesma às famílias, tendo o professor um papel preponderante no desenvolvimento de um clima favorável à sua colaboração. O estudo aqui apresentado identificou, numa primeira parte, as diferenças nas percepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o envolvimento parental de famílias/encarregados de educação de alunos de origem lusa e africana que indicam que estes últimos são, em média, vistos como adoptando menos comportamentos de envolvimento na escola que os primeiros. Na segunda parte, através de entrevistas semidirectivas a quatro professores do 1º Ciclo do Ensino Básico aprofundou-se a caracterização das suas ideias sobre envolvimento parental em famílias de origem africana considerando a sua formação, experiência, e concepções sobre multiculturalidade. Os resultados obtidos permitem reflectir sobre o modo como os professores pensam a situação das famílias de minorias étnicas relativamente à sua participação na escola. P

Description

Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2008

Keywords

Teses Escola Família Ensino básico Multiculturalismo Minorias étnicas

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License