Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/4063
Título: Aplicação do conhecimento das ciências para o ensino da célula – um estudo de caso instrumental
Autor: Santos, Carla
Monteiro, Rute
Palavras-chave: Modelo de ensino
Formação de professores
Ensino das ciências
Estudo de caso instrumental
Célula
Data: 2012
Editora: Instituto de Física - UFRGS
Citação: Santos, C.S. & Monteiro, R. (2012). Aplicação do conhecimento das ciências para o ensino da célula – um estudo de caso instrumental. Investigações em Ensino de Ciências, 17(2), 529-543
Resumo: A presente investigação resulta de um Estudo de Caso, Instrumental, fundamentado no Modelo de Conhecimento Profissional (PK), proposto por Ball et al. 2008, 2009 no âmbito da Matemática. O Modelo de Ball serviu de base para a construção do Modelo de Conhecimento do Conteúdo das Ciências para o Ensino, utilizado para avaliar a prática docente de dois professores de Ciências Naturais e Matemática. O estudo procura conhecer, analisar e discutir os conhecimentos evidenciados pelos professores quando abordam a unidade didática “Célula - unidade na constituição dos Seres Vivos”. Dessa forma, pretende-se identificar os conhecimentos ativados pelos professores ao lecionar os conteúdos sobre a célula em sala de aula e compreender como e por que tais conhecimentos estão presentes ou ausentes. Para analisar as informações que emergem em sala de aula, usa-se o Instrumento de Modelação do Ensino de Monteiro et al., (2008, 2009), que permite transcrever as aulas, linha a linha, dividi-la em episódios e subepisódios. Esta divisão facilita a identificação das dimensões do conhecimento do professor, de acordo com o Modelo de Conhecimento das Ciências para o Ensino. Como resultados, evidencia-se que o conhecimento mais ativado é o Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK). Finalmente, a implicação do estudo para os professores é a tomada de consciência sobre o conhecimento profissional (PK) e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), as relações entre eles, o Modelo de Conhecimento das Ciências para o Ensino e a reflexão no processo de ensino.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/4063
ISSN: 1518-8795
Versão do Editor: http://www.if.ufrgs.br/ienci/?go=artigos&idEdicao=53
Aparece nas colecções:ESE2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
v17_n2_a2012.pdf140,25 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.