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http://hdl.handle.net/10400.1/5811
Título: | Bibliotecas escolares na era da informação: ruturas de discursividade |
Autor: | Correia, Paula Maria Osório de Araújo |
Orientador: | Mariano, Alexandra de Brito |
Palavras-chave: | Ciências documentais Bibliotecas escolares Literacia Docentes Desenvolvimento profissional |
Data de Defesa: | 2012 |
Resumo: | O presente trabalho situa-se no âmbito da obtenção do grau de mestre para licenciados pré-Bolonha. Tomando como objeto de análise o tema das literacias, tem como fio condutor a seguinte questão de investigação: como podem as bibliotecas escolares contribuir para uma nova cultura de cidadania e aprendizagem? Conclui-se que a biblioteca se apresentará como um lugar privilegiado na escola se assumir um papel interventivo na reestruturação de práticas educativas, ao participar ativamente nas dinâmicas de aprendizagem e na apresentação de propostas didáticas para o ensino das literacias da informação. Analisa-se, ainda, o processo de construção de uma identidade profissional, no confronto entre teorias (formação) e práticas (experiência profissional), constrangimentos e possibilidades. Privilegiou-se, na produção deste trabalho, uma abordagem de natureza reflexiva, sustentada numa revisão de literatura e na análise crítica de comunicações, particularmente de especialistas na área específica das bibliotecas e das tecnologias de informação. Numa vontade firme em pensar-se a educação nos seus fundamentos e propósitos analisam-se os desafios que são atualmente colocados à escola em geral e às bibliotecas escolares em particular, sublinhando-se nesse contexto a importância do papel do professor bibliotecário e sendo discutidas questões como: haverá um debate sustentado nas escolas em Portugal a propósito das suas próprias práticas? Que representa, na escola, a nova figura de professor bibliotecário? Que papel tem a biblioteca escolar nas aprendizagens dos alunos e na dinamização dos currículos escolares? Conclui-se ser necessário desenvolver: novas expectativas sociais relativamente às aprendizagens a realizar na escola; novos conhecimentos a promover pelos currículos de educação escolar; melhores propostas didáticas para o ensino; um compromisso de projetos de trabalho entre os docentes e as bibliotecas escolares; trabalho em rede e uma formação de professores adequada que funcione como um meio eficaz para uma análise mais rigorosa da realidade educativa, num mundo marcado pela complexidade e acelerada mudança de matriz tecnocientífica. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.1/5811 |
Designação: | Mestrado em Ciências Documentais |
Aparece nas colecções: | FCH1-Teses UA01-Teses |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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UALG Bibliotecas Escolares na Era da Informação Paula Correia 2012.pdf | 601,2 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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