Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/6023
Título: The role of Faro's municipal town-hall in the elaboration, promotion and support of cultural events
Autor: Aishuakhova, Dinara
Orientador: Henriques, Cláudia
Palavras-chave: Turismo
Cultura
Eventos
Câmara Municipal de Faro
Algarve - Faro
Data de Defesa: 2013
Resumo: During the second year of studying the Master´s degree in the Tourism and Urban Cultures at the Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo which is integrated into the University of Algarve, there were two options for the students as the thesis writing or the internship. Consequently the latter one was chosen and held in the Department of Culture, more specifically in the Division of Culture and Tourism of Faro´s Municipal Town Hall. The internship was started in the beginning of December 2011 and completed in the end of June 2012, in such a manner having the duration of seven months. And this report is basically the conclusive part of the whole studying period at the Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo and the internship held in the Division of Culture and Tourism. This internship report gives the characteristics of Faro’s Municipal Town-Hall and its Department of Culture, more than that it highlights the importance of cultural tourism and events for the economic, social and cultural development of Algarve and Faro. Besides that the objectives, functions, the self-evaluation and critical assessment of the activity undertaken during the internship are presented in the report. The relationship between the theoretical knowledge and practical work, the key skills obtained during the internship are included as well. And for the final consideration, the conclusive part reviews the general ideas of the whole internship report, which as well mentions the presentation made by the head of the Division of Culture and Tourism Dra. Cristina Pereira Neto titled “Turismo. Que estratégia para Faro?” where the necessity of tourist development plan elaboration was discussed, according to which Faro, if considered as a “leisure product”, is on the right path of tourist development.
Este relatório inscreve-se no âmbito do 2º ano do Mestrado em Turismo e Culturas Urbanas da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve e visa dar a conhecer as atividades que foram desenvolvidas pela autora durante um estágio de 1260 horas na Câmara Municipal de Faro, nomeadamente no Departamento de Cultura – Divisão de Cultura e Turismo. A opção pela realização de estágio tem a ver com o fato de pretender ter um contato direto com uma entidade pública portuguesa concelhia, com competências a nível da cultura e turismo. Estando a residir em Faro – capital de distrito que acolhe a Universidade do Algarve – e detendo a Câmara Municipal de Faro, enquanto órgão executivo colegial um conjunto de departamentos e serviços da administração municipal, entre os quais um Departamento/Divisão preocupado(s) com o turismo cultural, foi minha primeira opção a obtenção de um estágio nesta entidade, fundamentalmente devido à oportunidade de aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades associadas ao planeamento e gestão do turismo do concelho, sob a égide do Departamento/Divisão referido(s). Neste contexto, o estágio em questão teve como objetivo geral a obtenção de conhecimento das competências, acções e instrumentos da Câmara Municipal de Faro associados à intervenção do município nos domínios da cultura e turismo do concelho/região. Estes conhecimentos são conducentes a que a autora do presente relatório possa potencialmente valorizar o seu curriculum vitae, explore opções de carreira e alargue o seu leque de contatos no sector turístico. De notar que o sector turístico na região do Algarve detém uma importância determinante em termos de Produto Interno Bruto e Emprego, embora Faro detenha um peso relativo do turismo ainda modesto, quando confrontado com outros concelhos da região, tais como Albufeira, Loulé ou Portimão. Contudo, Faro detém recursos culturais e naturais com potencialidades marcantes que têm vindo a ser alvo de valorização para fins turísticos. A aprendizagem de como esses recursos podem ser alvo de planeamento e gestão turísticas foi o grande motor do presente estágio. Tal como está delimitado institucionalmente, a missão da Divisão da Cultura e Turismo consiste em apoiar a preservação dos valores culturais do concelho, desenvolvendo programas culturais e promovendo os seus artistas. No referente ao domínio do turismo, a ênfase é colocada na aposta da sua promoção numa perspectiva integrada de desenvolvimento sociocultural. A ênfase é igualmente dirigida à elaboração, promoção e apoio de programas de acção de turismo, à manutenção de relações com as entidades afetas às atividades do setor turístico (stakeholders), ao apoio da publicação de edições com carácter promocional que podem informar e orientar os visitantes e garantir uma boa imagem de Faro e de suas potencialidades. No âmbito do enquadramento da missão institucional referida, o estágio desenvolvido apoiou-se num conjunto de objetivos específicos. Entre estes objetivos distinguem-se os afetos à área de intervenção no domínio da elaboração e promoção de eventos em Faro, uma vez que nas distintas atividades desenvolvidas no âmbito do estágio se evidenciam, entre outras, o apoio à organização e execução de eventos, a delimitação de critérios de avaliação dos eventos desenvolvidos, a criação de instrumentos de avaliação dos eventos organizados (nomeadamente a nível da determinação da recetividade dos públicos), a inventariação dos stakeholders associados ao turismo e cultura em Faro, o estabelecimento de uma rede de contatos com os stakeholders identificados (networking), a pesquisa e análise de boas práticas de outros concelhos/localidades no domínio dos eventos. O estágio teve início a 1 de dezembro de 2011 e término a 30 de junho de 2012, detendo uma duração, das já referidas 1260 horas, que se distribuíram ao longo de 7 meses. Quanto ao conteúdo do relatório de estágio que aqui se apresenta, ele está dividido em cinco partes. A primeira parte corresponde à apresentação do concelho de Faro assente numa caraterização histórica, geográfica, demográfica e sócio-económica. No contexto desta última, é dada especial incidência ao setor turístico de Faro confrontado com a região do Algarve, com vista à compreensão das especificidades turísticas do concelho com o intento de perspetivar o seu desenvolvimento futuro. São referenciadas várias publicações internacionais, nacionais, regionais e concelhias/locais referentes ao turismo no Algarve e Faro, bem como um conjunto de indicadores de oferta e procura turísticos para os territórios contemplados. Paralelamente, apresenta-se uma reflexão sobre a Câmara Municipal de Faro, sua missão e estratégia, tendo a preocupação em destacar o papel desta entidade no domínio do turismo, em termos de dinâmica sócio-cultural e económica da cidade, concelho e região. No referente à segunda parte, ela visa caracterizar detalhadamente o Departamento de Cultura / Divisão de Cultura e Turismo, onde o estágio foi realizado. Em consequência, apresenta-se a sua missão e competências funcionais que visam fundamentalmente a melhoria do nível cultural da população, a protecção do património cultural e promoção de Faro como um destino turístico atrativo em múltiplos segmentos. A importância da cultura e eventos culturais para a entidade acima referida é também alvo de reflexão. Em simultâneo, existe também a preocupação em evidenciar o esforço financeiro que é feito pela Câmara Municipal de Faro com a cultura, nomeadamente durante o período compreendido entre 2008 e 2012, recorrendo a documentos tais como as Grandes Opções do Plano e Orçamento de Faro. De destacar que os montantes financeiros têm vindo a diminuir ao longo do período considerado, o que se contextualiza no âmbito da crise sócio-económica actual. A terceira parte do relatório evidencia os objetivos e atividades desenvolvidas durante todo o período em que o estágio vigorou, tendo a preocupação em relacioná-los com o enquadramento teórico relativo ao produto turístico e seus elementos – primários, secundários e adicionais, bem como à reflexão feita sobre o Turismo no Algarve e Faro. Assim, são aqui apresentados de forma discriminada os objetivos do trabalho diário na Divisão de Cultura. Distingue-se, por exemplo, a produção e distribuição dos questionários para o público do ciclo de concertos de Natal, a elaboração de um questionário para cidade de Faro tendo como referencia o exemplo de um questionário elaborado na Eslovénia; a atualização da base de dados do Departamento de Cultura no relativo ao contacto com as entidades ou pessoas relacionadas com o sector do turismo e cultura; a tradução do português para o inglês de informações várias; a elaboração de uma base de dados das entidades/agentes participantes nos eventos culturais e reuniões de negócios como o Dia Mundial do Turismo, II Fórum Cultural, a Feira de Artesanato de Faro, o desfile de Carnaval, Charolas, etc.; o envio da Agenda Cultural para um conjunto de entidades/agentes associados à vida cultural de Faro; a descrição de atividades realizadas no contexto de um conjunto de eventos, tais como Ciclo de Concertos de Natal; Presépio de Natal – O workshop para crianças; Passagem do Ano; Charolas; Carnaval; BTL 2012 - Feira Internacional de Turismo de Lisboa; 25 de Abril, entre outros. Na quarta parte é feita a auto-avaliação bem como uma reflexão crítica das atividades realizadas pela Divisão de Cultura e Turismo, salientando as competências obtidas e as valias que se podem perspectivar para o futuro. Quanto à quinta e última parte, ela consiste na apresentação das conclusões que o estágio desenvolvido proporcionou. Cabe referir que este estágio foi o culminar de um percurso guiado pelo conhecimento académico e busca contínua para seguir uma carreira no domínio do turismo, o que se enquadra no âmbito da minha evolução na área de organização de eventos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/6023
Designação: Mestrado em Turismo e Culturas Urbanas
Aparece nas colecções:ESG1-Teses
UA01-Teses

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