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Authors
Abstract(s)
A educação pré-escolar, embora não seja de frequência obrigatória, constitui a primeira etapa de um longo processo educativo e, consequentemente, um marco decisivo no sucesso escolar e social das crianças.
Nesta fase, a aquisição e o desenvolvimento da linguagem são estruturantes para a construção do sujeito, assim como para o seu crescimento social e pessoal. Neste sentido, a ação do educador tem uma grande importância, essencialmente na construção de experiências que promovam a compreensão e a expressão oral da criança.
O presente estudo, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar, tem como objetivos principais identificar qual o papel do educador face a uma criança com atraso de linguagem e conhecer a ação conjunta entre educador, família e instituição perante esta mesma situação.
Assente numa metodologia qualitativa, que contemplou como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada, teve como participantes a educadora de infância responsável pela sala onde decorreu a prática de ensino supervisionada, a mãe da criança sobre a qual vai ser desenvolvido o estudo e a psicóloga que a acompanhou no percurso do jardim de infância.
Os resultados obtidos permitem delinear que a linguagem e a comunicação ocupam um lugar privilegiado na educação pré-escolar; que o educador é um importante agente de socialização da criança, sendo responsável pela deteção precoce de qualquer anomalia ou atraso de desenvolvimento por parte da criança, e que a educação deve ser uma responsabilidade partilhada entre a família, os educadores e a instituição e que o trabalho realizado na educação pré-escolar só fará sentido se as práticas familiares forem coerentes e articuladas com todo o processo.
Description
Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
Keywords
Educação pré-escolar Desenvolvimento linguístico Dificuldades de aprendizagem Educadores de infância