UA01-Teses
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Browsing UA01-Teses by advisor "Abrantes, António"
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- Avaliação da qualidade percebida e da satisfação dos utentes nacionais e estrangeiros nos serviços de imagiologia privados do AlgarvePublication . Fernandes, Marta Sofia Serafim Bastardinho; Almeida, Rui; Abrantes, AntónioOs níveis de qualidade percebida e satisfação dos utentes sempre foram fulcrais ao longo do tempo. Atualmente, e perante a situação pandémica em que vivemos devido ao SARS-Cov-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavírus 2), esta questão tornou-se ainda mais importante. A presente dissertação aborda a problemática que é a satisfação dos doentes nacionais e estrangeiros nos serviços de imagiologia de um grupo hospitalar privado do Algarve onde os fatores sociodemográficos como a idade, grau académico ou género podem influenciar a perceção dos utentes. Realizou-se um estudo transversal quantitativo recorrendo ao instrumento SERVPERF e adaptando-o. A técnica de recolha de dados usada foi o questionário distribuído por cinco unidades hospitalares. A população-alvo era adulta e provinha da Consulta Externa. O tratamento dos dados assim como a sua análise estatística foi efetuada através do software SPSS. As dimensões da escala SERVPERF não se confirmaram pelo que a qualidade dos serviços foi explicada baseada em 3 novas dimensões. Os resultados obtidos mostraram que os fatores sociodemográficos não possuem qualquer influência sobre os níveis de qualidade percebida pelos utentes (p ˃ 0,05). Relativamente à qualidade percebida pelos utentes nacionais relativamente aos utentes estrangeiros existiu significância estatística no que concerne aos “Aspetos Gerais” (p=0,023) sendo que os utentes estrangeiros demonstraram dar uma maior conotação a aspetos como a imagem, satisfação e qualidade no geral. No que concerne à qualidade percebida pelos utentes por unidade hospitalar, a dimensão “Tangibilidade” (p=0,023) e a “PA2.1” (p=0,009) demonstraram que existe significância estatística pelo que são aspetos a ter em conta pelos utentes. Conclui-se que, no geral, os utentes se encontravam satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados e demonstraram a intenção de voltar. Recomenda-se a monotorização frequente da qualidade percebida dos utentes de modo a promover a melhoria contínua dos vários serviços de imagiologia.