UA01-Teses
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Browsing UA01-Teses by advisor "Abrantes, António"
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- Avaliação da qualidade percebida e da satisfação dos utentes nacionais e estrangeiros nos serviços de imagiologia privados do AlgarvePublication . Fernandes, Marta Sofia Serafim Bastardinho; Almeida, Rui; Abrantes, AntónioOs níveis de qualidade percebida e satisfação dos utentes sempre foram fulcrais ao longo do tempo. Atualmente, e perante a situação pandémica em que vivemos devido ao SARS-Cov-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavírus 2), esta questão tornou-se ainda mais importante. A presente dissertação aborda a problemática que é a satisfação dos doentes nacionais e estrangeiros nos serviços de imagiologia de um grupo hospitalar privado do Algarve onde os fatores sociodemográficos como a idade, grau académico ou género podem influenciar a perceção dos utentes. Realizou-se um estudo transversal quantitativo recorrendo ao instrumento SERVPERF e adaptando-o. A técnica de recolha de dados usada foi o questionário distribuído por cinco unidades hospitalares. A população-alvo era adulta e provinha da Consulta Externa. O tratamento dos dados assim como a sua análise estatística foi efetuada através do software SPSS. As dimensões da escala SERVPERF não se confirmaram pelo que a qualidade dos serviços foi explicada baseada em 3 novas dimensões. Os resultados obtidos mostraram que os fatores sociodemográficos não possuem qualquer influência sobre os níveis de qualidade percebida pelos utentes (p ˃ 0,05). Relativamente à qualidade percebida pelos utentes nacionais relativamente aos utentes estrangeiros existiu significância estatística no que concerne aos “Aspetos Gerais” (p=0,023) sendo que os utentes estrangeiros demonstraram dar uma maior conotação a aspetos como a imagem, satisfação e qualidade no geral. No que concerne à qualidade percebida pelos utentes por unidade hospitalar, a dimensão “Tangibilidade” (p=0,023) e a “PA2.1” (p=0,009) demonstraram que existe significância estatística pelo que são aspetos a ter em conta pelos utentes. Conclui-se que, no geral, os utentes se encontravam satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados e demonstraram a intenção de voltar. Recomenda-se a monotorização frequente da qualidade percebida dos utentes de modo a promover a melhoria contínua dos vários serviços de imagiologia.
- Relatório de Estágio em E.R.P.I. A integração do adulto maior nos cuidados de longa duração: O papel do plano individual do utentePublication . Cortez, Marlene Patrícia Miranda Russel; Abrantes, António; Almeida, Rui deEste relatório, tem como propósito, apresentar as linhas metodológicas aplicadas na concretização de um estágio curricular na área da Gerontologia Social, realizado na Associação Cegonha Branca, mais concretamente na valência de Lar, sediada na freguesia de Altura no concelho de Castro Marim. Com o aumento da esperança média de vida, e, por conseguinte, o aumento do número de pessoas idosas, a procura de respostas sociais tende a aumentar, nomeadamente as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI). A admissão de uma pessoa idosa numa instituição é um processo complexo e faseado. Neste sentido é de grande importância a realização de um Plano Individual (PI), “instrumento formal que visa organizar, operacionalizar e integrar todas as respostas às necessidades, expectativas e potenciais de desenvolvimento identificadas em conjunto com o cliente” (Segurança Social, 2011). O estágio curricular, foi crucial no processo de construção e enquadramento deste relatório, com a finalidade de procurar analisar o caráter potencialmente estratégico que os critérios de construção do Plano Individual (PI) do cliente, assumem na otimização dos serviços prestados pelas organizações, concretamente a sua estrutura bem como definir o caminho a seguir. Neste sentido o trabalho de investigação desenvolvido, foi repartido por etapas: realização de um diagnóstico a todos os processos individuais, com o intuito de constatar a existência e composição da estrutura do PI utilizado, realização de entrevistas semiestruturadas a elementos da equipa multidisciplinar a exercer funções na ERPI, com o intuito de perceber o nível de conhecimento, parecer, utilidade diária e intervenção dos PI’s nas tarefas do quotidiano diário da instituição. Face aos resultados obtidos, constatou-se a inexistência de PI nos processos individuais dos clientes, no entanto, todos os colaboradores entrevistados foram unânimes no parecer da sua importância na otimização dos serviços. Neste sentido, foi realizada uma proposta de PI, enquadrada e direcionada às especificidades e recursos da ERPI e dos seus clientes.