ESE1-Teses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE1-Teses by advisor "Amaro, Fernando Sampaio"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Uma educação pela arte, promotora da imaginação e criatividade da criançaPublication . Correia, Patrícia Joana Galvão; Amaro, Fernando SampaioO presente relatório de investigação tem por objetivo dar a conhecer algumas atividades desenvolvidas numa sala de jardim de infância de uma instituição privada em Faro, com o intuito de perceber de que forma a educação pela arte pode promover o desenvolvimento da imaginação e criatividade da criança. O relatório de investigação apresenta as atividades desenvolvidas essencialmente nos domínios da expressão plástica, assim como da linguagem oral e na abordagem à escrita. Fazem parte deste relatório temas como a educação pela arte, a arte na vida da criança e a arte no jardim de infância, temas esses sempre centrados na criança e nos benefícios no desenvolvimento integral da mesma. Para a realização deste trabalho, foi utilizada a metodologia de investigação na ação, numa estratégia continuada de observação, onde a recolha de dados e o seu tratamento tiveram por base a observação direta e participativa. Apresenta-se e interpreta-se os resultados obtidos através da análise das produções e comentários feitos pelas crianças – protagonistas do estudo. A conclusão geral a que se chegou foi que quantas mais experiências proporcionarmos à criança, quanto mais ela viu, ouviu, experimentou, maior será a sua capacidade imaginativa e mais apoios terá para a sua criatividade futura.
- Observação e registo de emoções no domínio das expressõesPublication . Borralho, Cátia Filipa Nascimento; Amaro, Fernando SampaioO presente relatório tem por objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada no contexto da exploração de emoções através das expressões (motora, musical, dramática e plástica). O relatório apresenta algumas das atividades desenvolvidas no domínio das expressões e do desenvolvimento afetivo em contexto pré-escolar ao longo da nossa prática de ensino supervisionada. Apresentaremos aqui algumas das estratégias pedagógicas que utilizámos no sentido de sensibilizar as crianças para expressarem o que sentem, levando-as a partilhar com outros as suas emoções e a origem das mesmas. O nosso objetivo é, pois, que elas sejam capazes de interagir com as restantes crianças, manifestando e discutindo o que sentem, sendo as suas expressões e comportamentos registados e trabalhados. O trabalho realizado teve como metodologias a investigação na ação e a observação, deste modo, de acordo com as observações realizadas, procurou-se organizar e pôr em prática o nosso projeto. Devido à natureza do estudo, a recolha de dados e o seu tratamento tiveram como estratégia a observação direta e participativa.