ESE1-Teses
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Browsing ESE1-Teses by advisor "Andrade, Maria da Conceição"
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- Da oralidade para a escrita: percursos pedagógicosPublication . Mascarenhas, Rita Margarida Alho; Gonçalves, Autur Henrique Ribeiro; Andrade, Maria da ConceiçãoO presente relatório procura corroborar a influência que a fala exerce sobre a escrita e de como o desenvolvimento da oralidade é fulcral para que um indivíduo se torne um bom escrevente. Ao longo do trabalho, estão visíveis as semelhanças e diferenças entre ambas as práticas discursivas e de que forma se influenciam e estabelecem interações. Desde a conclusão da formação inicial, em Professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, contactei com diversas realidades nas escolas em que trabalhei. No entanto, encontrei um ponto comum - a resistência que alguns alunos apresentavam quando lhes era pedido para desenvolverem uma ideia ou relatarem um acontecimento, cingindo-se ao que observaram ou ao que lhes era exigido. Esta reação agravava-se ainda mais quando solicitava que redigissem tal observação ou exigência. Assim, no ano letivo de 2012/2013, quando iniciei um 1.ºano, pela primeira vez, baseei-me em algumas das estratégias pedagógicas desenvolvidas no Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) para que os discentes ultrapassassem tais obstáculos. Neste trabalho, estão explícitas as linhas condutoras que me levaram a desenvolver as atividades, partindo sempre da consciência fonológica e da vertente oral para as produções escritas. O ensino da área de português propõe uma grande mudança no tratamento dado à modalidade do desenvolvimento da linguagem falada. As reformas educacionais estão a investir no sentido de mudar a ideia de que o papel central da escola é ensinar o aluno a escrever. A formação de bons produtores de textos orais necessita ser um dos objetivos pedagógicos privilegiados da escola, para que, consequentemente, tenhamos cada vez mais alunos com melhores resultados em várias vertentes do currículo. Práticas que foquem a oralidade dentro de situações concretas tornam-se mais significativas para os alunos que, deste modo, compreendem e valorizam o que estão a trabalhar
- Promoção de estratégias de compreensão da leituraPublication . Silva, Maria Margarida Santos da Costa e; Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro; Andrade, Maria da ConceiçãoO Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Assim, o Relatório Final divide-se em duas partes: na primeira, será apresentada a fundamentação teórica que sustenta cientificamente a segunda, fazendo referência a autores e trabalhos científicos publicados na área da compreensão leitora, dando especial ênfase às quatro componentes da compreensão leitora: compreensão literal, compreensão inferencial, reorganização e compreensão crítica, e ainda ao processo leitor e à avaliação da compreensão leitora; na segunda será apresentada uma investigação sobre Promoção de Estratégias de Compreensão da Leitura, realizada em duas turmas do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, aquando da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo deste estudo foi fornecer aos alunos estratégias de compreensão da leitura, tendo em conta a tipologia textual presente. No sentido de inferir se as estratégias utilizadas foram suficientemente eficazes para o tempo disponível, foi aplicada uma prova de compreensão leitora elaborada pela autora do estudo e aplicada em duas turmas da Escola EB1/JI D. Francisca de Aragão do Agrupamento de Escolas D. Dinis de Quarteira. As duas turmas mostram resultados um pouco diferentes, mas é a compreensão inferencial que menos está desenvolvida nos alunos e a menos avaliada na escola, sendo a compreensão literal a componente da compreensão leitora com resultados mais positivos.