Promoção de estratégias de compreensão da leitura

Relatório Final.pdf1.65 MBAdobe PDF Download
Anexos.pdf1.55 MBAdobe PDF Download

O Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Assim, o Relatório Final divide-se em duas partes: na primeira, será apresentada a fundamentação teórica que sustenta cientificamente a segunda, fazendo referência a autores e trabalhos científicos publicados na área da compreensão leitora, dando especial ênfase às quatro componentes da compreensão leitora: compreensão literal, compreensão inferencial, reorganização e compreensão crítica, e ainda ao processo leitor e à avaliação da compreensão leitora; na segunda será apresentada uma investigação sobre Promoção de Estratégias de Compreensão da Leitura, realizada em duas turmas do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, aquando da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo deste estudo foi fornecer aos alunos estratégias de compreensão da leitura, tendo em conta a tipologia textual presente. No sentido de inferir se as estratégias utilizadas foram suficientemente eficazes para o tempo disponível, foi aplicada uma prova de compreensão leitora elaborada pela autora do estudo e aplicada em duas turmas da Escola EB1/JI D. Francisca de Aragão do Agrupamento de Escolas D. Dinis de Quarteira. As duas turmas mostram resultados um pouco diferentes, mas é a compreensão inferencial que menos está desenvolvida nos alunos e a menos avaliada na escola, sendo a compreensão literal a componente da compreensão leitora com resultados mais positivos.

Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014

Ensino básico Compreensão da leitura Estratégias Componentes Processos Avaliação