Browsing by Author "Almeida, Claudia"
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- Aeroportos e turismo residencial. Do conhecimento às estratégiasPublication . Almeida, Claudia; Ferreira, Ana Maria; Costa, CarlosO presente artigo visa trazer à colação a evolução que o sector aeroportuário conheceu nos últimos anos, demonstrando as alterações que se verificaram nas diferentes áreas e no seu relacionamento com os demais stakeholders dos destinos em que se inserem. Esta alteração de posicionamento obrigou a uma atitude pró-activa onde a gestão integrada do conhecimento constitui uma peça chave e inovadora que visa uma melhor e maior adequação de estratégias. Apresenta-se neste artigo um novo modelo teórico, a matriz EGIC, cuja base assenta no disseminar de conhecimento de forma estruturada e sustentada por entre uma organização e entre esta e os demais parceiros. Como exemplo de análise apresentamos o turismo residencial, um novo segmento de mercado turístico em expansão em Portugal e em concreto no Algarve, sob o qual existem ainda poucos dados estatísticos que permitam análises mais detalhadas.
- Aeroportos e turismo residencial. Do conhecimento às estratégiasPublication . Almeida, Claudia; Ferreira, Ana Maria Alves Pedro; Costa, CarlosO problema da nossa pesquisa resultou de uma ampla revisão de literatura que visava cruzar quatro áreas distintas, a gestão do conhecimento, as parcerias estratégicas, os aeroportos e o turismo residencial. Estas áreas permitiram-nos avaliar o quão diversificados podem ser os estudos turísticos e estabelecer relações de proximidade entre as diferentes temáticas. O objectivo do problema definido visava estabelecer uma relação entre a gestão integrada do conhecimento e o trabalho conjunto dos aeroportos com outras entidades do sector público e privado e a forma como esta podia contribuir de forma favorável para a delineação adequada de estratégias de negociação de rotas com as companhias aéreas, potenciando o desenvolvimento de novos segmentos de mercado turístico, como é o caso do turismo residencial, e originar alterações na procura turística de uma região. A metodologia adoptada para dar resposta à nossa investigação insere-se numa matriz desenvolvida no processo de elaboração do estudo. A matriz EGIC (espiral da gestão integrada do conhecimento) abrange diferentes métodos e técnicas de investigação, que passam pela aplicação de questionários (procura e oferta), entrevistas com especialistas e painel de debate, permitindo reunir dados para caracterizar o segmento de mercado do turismo residencial no Algarve. Esta matriz tem como objectivo reunir informação que permita sustentar o conhecimento de um segmento de mercado turístico e criar uma plataforma de apoio ao seu desenvolvimento futuro na região em estudo. Os resultados obtidos nas várias técnicas utilizadas permitiram-nos caracterizar este segmento de mercado e identificar quais as principais lacunas de informação existentes e sobre as quais é necessário incidir no futuro. Numa fase final do estudo apresentamos uma hipótese de estrutura de uma plataforma de apoio ao desenvolvimento integrado do turismo residencial, assim como as principais actividades que esta deveria integrar de modo a fazer face às necessidades da região algarvia.
- Gestão integrada do conhecimento no sector turístico. Proposta de matriz de análisePublication . Almeida, Claudia; Ferreira, Ana Maria; Costa, CarlosO sector turístico apresenta-se como um sector de actividade baseado em serviços, assentes em empresas de pequenas e médias dimensões, para quem a informação e o conhecimento são ferramentas chave para definir estratégias e planos de negócio adequados e próximos da realidade. Este artigo visa trazer à discussão o conceito de gestão integrada do conhecimento e apresentar sucintamente uma matriz desenvolvida no âmbito de uma tese de doutoramento em turismo na Universidade de Aveiro. A matriz EGIC (Espiral da Gestão Integrada do Conhecimento) pretende evidenciar uma metodologia de trabalho flexível e facilmente adaptada a diferentes realidades turísticas e segmentos de mercado e que pode ser facilmente utilizada por empresas públicas, privadas e órgãos de gestão dos destinos. Os autores testaram a matriz ao aplica-la no estudo de um segmento de mercado em expansão, o Turismo residencial, demonstrando deste modo a sua utilidade e as mais valias dos resultados obtidos para o sector.
- HC Tourism. Profile and trends of human capital in the tourism sectorPublication . Costa, Vânia; Moura, Andreia; Mira, Maria do Rosário; Cerdeiras, António; Cruz, Inês Pinto da; Pereira, José Filipe; Martins, Isabel Silva; Conceição, Oscarina; Vilaça, Abílio; Almeida, Claudia; Carrança, PauloThe economic crisis, the need for new skills and the demographic changes have contributed to the recognition that the learning strategies of adults and lifelong learning must play a key role in the policies of competitiveness and employability, social inclusion and active citizenship. Skills will determine competitiveness and will play a crucial and essential role in social cohesion through economic growth and job creation, thus intensifying the need for continuous improvement of skills to meet the growing needs of the labour market in knowledge-based economies (European Commission, 2017; World Economic Forum, 2018).
- A importância da coopetição no sector turísticoPublication . Almeida, ClaudiaO actual ambiente empresarial apresenta novos desafios diários aos gestores. A concorrência aguerrida na procura da melhor posição no mercado foi durante muitos anos a principal estratégia das organizações. No entanto, as novas regras do mercado aliadas às inovações tecnológicas e novas formas de comunicação tornaram-se rapidamente em factores chave a ter em consideração na delineação de estratégias, pelo que actuar de forma isolada deixou de ser uma vantagem para passar a ser uma estratégia de menor impacte no sector onde a organização opera. Cada vez mais se assiste a fusões, alianças e acima de tudo a trabalho conjunto entre concorrentes que ao cooperarem entre si conseguem atingir novos mercados, criando sinergias competitivas entre si. Esta estratégia denominada de coopetição tem sido amplamente estudada por vários autores, que avaliaram diferentes sectores de actividade. O presente artigo visa focar esta estratégia e a sua importância no sector da imobiliária residencial-turística, que se apresenta como um sector complexo e que integra uma cadeia de valor com diversos actores de distintas áreas de negócio. Os dados apresentados resultam de uma tese de doutoramento que analisou com mais detalhe este sector de actividade no Algarve.
- A importância da operação das companhias aéreas de baixo custo no desenvolvimento de segmentos de mercado turístico. O caso do turismo residencial no AlgarvePublication . Almeida, Claudia; Ferreira, Ana Maria; Costa, CarlosO sector do transporte aéreo constitui um dos sectores de actividade mais importantes para o desenvolvimento do sector turístico, pelo facto de estar associado à deslocação de pessoas e bens um pouco por todo o mundo, permitindo a proliferação e crescimento de novos destinos turísticos, alguns dos quais limitados por questões de acesso. Este sector assistiu nos últimos anos a períodos menos positivos associados a instabilidades de ordem global que originaram um decréscimo da procura deste meio de transporte, nomeadamente os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, a pneumonia atípica e a guerra do Iraque. O início da operação das companhias aéreas de baixo custo trouxe um novo fôlego ao sector. Assentes num modelo de negócio que as distinguem das concorrentes regulares tradicionais e charter, estas companhias oferecem um serviço inovador, baseado no baixo custo e diversidade de rotas e frequências. O seu posicionamento originou alterações profundas nos modelos de negócio de destinos e aeroportos, nomeadamente os que acolhiam tradicionalmente voos de companhias charter. O Algarve e o Aeroporto de Faro são exemplo desta alteração. Em 1996 este aeroporto registava um tráfego essencialmente charter (86,3%), no entanto quando analisados os resultados relativos a 2007 verifica-se que os voos charter representam apenas 27,9% do total dos passageiros processados, enquanto as companhias aéreas de baixo custo cerca de 61,2%. Associado à operação destas companhias aéreas encontramos o desenvolvimento de segmentos de mercado turístico, como por exemplo o turismo residencial, que preza factores como as acessibilidades ao destino escolhido, rapidez e preço da viagem, para além das características associadas ao destino em si (Clima, gastronomia, segurança, simpatia das pessoas). O presente artigo visa trazer a debate dados que visam uma reflexão sobre a importância da operação das companhias aéreas de baixo custo no desenvolvimento de segmentos de mercado turístico, assim como a importância da delineação de estratégias coordenadas entre aeroportos, companhias aéreas e destinos. Os resultados apresentados estão integrados num estudo mais alargado de doutoramento em turismo.
- A importância da segunda habitação em destinos maduros. O caso do AlgarvePublication . Almeida, Claudia; Ferreira, Ana Maria; Costa, CarlosA teoria do ciclo de vida proposta por Butler (1980) foi ao longo dos últimos anos discutida e aplicada a diferentes realidades e áreas turísticas, permitindo comparações e análises mais detalhadas de determinados aspectos relacionados com as várias etapas. Uma das etapas que tem suscitado mais curiosidade é a de rejuvenescimento, tendo em conta que está associada a novas estratégias e ao relançamento de uma determinada área turística que se encontra numa fase de maturidade. Autores como Strapp (1988) apresentaram teorias que visam demonstrar que a análise de indicadores distintos dos utilizados para avaliar o ciclo de vida dos destinos proposto por Butler (1980), indiciam que a segunda habitação pode ter uma importância acrescida em etapas de pós estagnação e rejuvenescimento dos destinos. Strapp (1988) ao utilizar como indicador de análise a “estada média” verificou que o tempo médio de permanência de um turista numa determinada área diminui com o avançar dos anos, situação que, segundo o autor, pode ser ultrapassada com estratégias adequadas das entidades públicas e privadas. Neste artigo pretendemos em primeiro lugar apresentar os modelos teóricos que visam a avaliação do ciclo de vida dos destinos, nomeadamente os propostos por Butler (1980) e por Strapp (1988). Em segundo lugar avaliar qual a evolução do Algarve em termos dos meios de alojamento classificado por categoria e os de uso sazonal desde os anos 60, com dados estatísticos recolhidos no Instituto Nacional de Estatística. Por fim pretende-se avaliar a teoria de Strapp (1988) com dados estatísticos relativos à estada média de turistas entre 1997 e 2007, que nos foram cedidos pela AHETA. A comparação da estada média sugerida pela AHETA é comparada com aquela referida pelos passageiros proprietários de uma segunda habitação e pelos passageiros que demonstraram intenção de vir a adquirir uma habitação no Algarve, inquiridos no Aeroporto de Faro entre Junho e Outubro de 2007. Complementaremos estes mesmos dados com outros resultantes deste mesmo questionário, e que nos permitem verificar algumas das características inerentes a um indivíduo que possui uma segunda habitação no Algarve.
- Low cost carriers and tourism destinations development: case study of Oporto, PortugalPublication . Costa, Vânia; Almeida, ClaudiaMobility is one of the characteristics of modern society. The world today, despite the uncertainties brought by globalization is an interconnected reality of networks, whether physical or virtual. In Europe this mobility is higher than before due to the new offer of routes and frequencies of airlines, mainly of the low cost carriers (LCC). Portugal is one of the countries that grew in terms of new routes, new destinations and above all new customers with economic impacts in the regions. Over the last decade, LCC at Oporto (OPO) airport have boosted their traffic volume by approximately 260%. The evolution of OPO airport, generated by LCC, has meant that other regional airports have followed this trend and have also experienced a positive and growing net impact on their local economy. The main issue of this study is to analyse the evolution of LCC air traffic at Francisco Sa Carneiro Airport in OPO and its economic impact on this airport's area of influence. We use a cost-benefit analysis model to determine the costs, benefits and net impact of low cost routes on the development of the local economy between 2005 and 2012. In 2005 these carriers started operating at OPO Airport.
- Modelos teóricos de análise do mercado de segunda habitaçãoPublication . Almeida, ClaudiaO mercado de segundas habitações envolve investimentos elevados nos destinos, em novos empreendimentos turísticos, complexos de animação e complexos desportivos de apoio, sendo desde 2007 associado a um novo produto estratégico, o turismo residencial. Os turistas estrangeiros que estão associados a este segmento de procura turística (Turismo residencial), deslocam-se para os destinos, onde possuem a sua segunda habitação, por via aérea, sendo por isso muito importante estabelecer elos de ligação entre os vários stakeholders, nomeadamente entidades públicas e privadas que operam no destino, companhias aéreas e aeroportos, pois só assim se podem adequar estratégias individuais e em parceria entre todos os interessados, com o objectivo de captar clientes e até mesmo novos investimentos para a região. Os conceitos teóricos que se conhecem e dados recolhidos em 2007 e 2010, apontam para que os proprietários estrangeiros visitem várias vezes por ano o destino onde possuem uma segunda habitação, em períodos de menor procura turística, o que permite reduzir os índices de sazonalidade do destino. Neste artigo iremos abordar com mais detalhe a questão do mercado de segundas habitações e do produto estratégico que lhe está associado, o turismo residencial, e apresentar dois modelos teóricos que foram desenvolvidos para avaliar o processo de decisão de compra de um imóvel num destino (Procura), com as várias etapas que lhe são inerentes e características subjacentes, assim como a cadeia de valor do imobiliário residencial-turístico (Oferta), que nos permite identificar processos e intervenientes que nela participam, permitindo aferir a complexidade inerente a toda a envolvente e acima de tudo a dificuldade que existe no relacionamento entre actores/participantes.
- A operação das companhias aéreas de baixo custo na Europa. O caso da RyanairPublication . Almeida, Claudia; Costa, CarlosOs Transportes são, de forma global, cruciais para a maior mobilidade das populações, trocas comerciais, económicas e/ou culturais, permitindo uma maior competitividade para um país, região ou cidade. Dos vários modos de transporte existentes, o transporte aéreo apresentou, nas últimas duas décadas, um maior índice de desenvolvimento e crescimento ao nível da procura, o que também se pode associar ao facto de estar interligado a outro sector de actividade em forte expansão, o turístico. No Continente Europeu, o transporte aéreo tem revelado dinamismo e competitividade entre as várias companhias aéreas que operam nos vários países. Riley (2003) salienta que seria impossível conceber uma economia na União Europeia com um crescimento sustentável no futuro sem um sistema de transportes adequado, de onde destaca o exemplo do transporte aéreo. O processo de liberalização que ficou concluído em 1997, na Europa, veio trazer uma nova dinâmica ao sector, permitindo a entrada das companhias aéreas de baixo custo no mercado, que operam segundo um modelo de negócio distinto das companhias aéreas regulares tradicionais, de bandeira, regionais ou charter. Neste artigo pretendemos analisar com mais pormenor a questão do processo de liberalização do transporte aéreo na Europa, o seu impacte no desenvolvimento da operação das companhias aéreas de baixo custo, para depois apresentarmos de forma detalhada as características associadas ao seu modelo de negócio. De modo a analisarmos com mais pormenor a operação deste tipo de companhias aéreas, apresentamos no final do artigo um estudo de caso que visa avaliar a operação da Ryanair, do ponto de vista do modelo de negócio adoptado e da actual operação na Europa e Norte de África.