Browsing by Author "Nobre, Sandra"
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- A aprendizagem de métodos formais num ambiente combinado de lápis e papel e folha de cálculoPublication . Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Ponte, João Pedro daO nosso objetivo é estudar a aprendizagem de métodos formais na resolução de sistemas de equações, no quadro de uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano, para o que analisamos as representações usadas por duas alunas. Os dados foram recolhidos durante as aulas da experiência de ensino. Os resultados mostram que a experiência informal realizada com a folha de cálculo, nomeadamente, através da identificação de variáveis, tradução de condições e identificação de soluções se mostrou uma abordagem adequada, em especial, para o estudo do método de substituição. No final do estudo, uma das alunas passou a recorrer sistematicamente aos métodos formais enquanto a outra usa com eficácia a folha de cálculo, que prefere em relação aos métodos formais.
- A decomposição em valores singulares e suas aplicaçõesPublication . Nobre, SandraNesta dissertação analisamos a Decomposição em Valores Singulares e algumas das suas aplicações. Começamos por evidenciar o trabalho efectuado pelos matemáticos que mais contribuíram para evolução deste tipo de decomposição até à actualidade. De seguida, é feita a exposição, demonstração de existência e interpretação geométrica da decomposição em valores singulares, assim como também são evidenciadas algumas das propriedades que fazem desta decomposição uma das mais importantes e com um maior número de utilizações em diversos campos. Posteriormente são expostas algumas das imensas aplicações da decomposição em valores singulares, nomeadamente na compressão de imagens, na reconstrução e reconhecimento facial, na recuperação da estrutura tridimensional, na recuperação de informação, na criptografia e na reconstrução da matriz de expressão dos genes.
- Uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano para promover o desenvolvimento do pensamento algébricoPublication . Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Ponte, João Pedro daAs orientações curriculares atuais enfatizam que o ensino da Matemática deve decorrer de forma coere nte, incidir numa Matemática relevante e ser bem articulado nos diferentes anos de escolaridade. Para a Álgebra, um tema matemático onde a maioria dos alunos demonstra bastantes dificuldades de aprendizagem, o actual programa propõe um alargamento do seu e studo aos três ciclos de ensino, de forma articulada. É logo a partir dos primeiros anos que deve ser feito um trabalho de suporte para os ciclos seguintes. O 9.º ano de escolaridade antecede a transição do ensino básico para o secundário. Os alunos que p retendem prosseguir estudos necessitam de um conhecimento mais profundo de Álgebra, mas a compreensão de conceitos algébricos que requer maior abstracção torna -‐ se difícil para a maioria. Muitos alunos não desenvolvem uma compreensão adequada do simbolismo algébrico e revelam dificuldade no recurso a este tipo de representação em diversos contextos. Frequentemente, os alunos ao usarem métodos formais algébricos, na resolução de equações, operarem com os símbolos de uma forma mecânica, sem compreenderem o sig nificado das operações que realizam. Estas e outras dificuldades na aprendizagem da Álgebra contribuem para aumentar o desinteresse pela disciplina e diminuir a taxa de sucesso escolar. O desenvolvimento do pensamento algébrico é uma das grandes finalidade s no ensino da Matemática (Ponte et al., 2007). O Programa de Matemática do Ensino Básico apresenta como propósito principal do ensino da Álgebra: Desenvolver nos alunos a linguagem e o pensamento algébricos, bem como a capacidade de interpretar, represent ar e resolver problemas usando procedimentos algébricos e de utilizar estes conhecimentos e capacidade exploração e modelação de situações em contextos diversos. (Ponte et al., 2007, p. 55) A resolução de problemas, recomendada neste programa, é uma ac tividade que favorece a realização de experiências informais pelos alunos antes da manipulação algébrica formal. A folha de cálculo é vista como um excelente meio para estabelecer relações entre a linguagem algébrica e os métodos gráficos na realização de tarefas e na resolução de problemas. Neste artigo, descrevemos parte de uma experiência de ensino realizada em tópicos de Álgebra, numa turma do 9.º ano, onde é abordado o estudo dos sistemas de duas equações do 1.º grau a duas incógnitas. Pretendemos anal isar de que modo esta experiência promoveu o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos neste tópico, em particular, na aprendizagem do método de substituição da resolução de sistemas.
- Familias Exploradoras - Caminos que cuentan | Faro - Vila AdentroPublication . Fernandes, Susana; Santos, Maria da Conceição; Nobre, Sandra; Ludovico, Olga; Veiga-Pires, Cristina; Reis, Emanuel; Gonçalves, Luis; Manhita, Jorge; Beja, Nuno; Guerreiro, Carla
- Familias exploradoras - percursos que contam | Faro - Vila AdentroPublication . Fernandes, Susana; Santos, Maria da Conceição; Nobre, Sandra; Ludovico, Olga; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Colaço, Ana; Gonçalves, Luis; Manhita, Jorge; Guerreiro, Carla; Beja, NunoEste percurso pedestre foi pensado para familias explorarem a Vila Adentro da cidade de Faro, de uma forma lúdica e descontraída, observando e interagindo com pormenores que despertam para as mais variadas áreas do saber e estimulando a criatividade.
- Familles Exploratrices - Parcours qui comptent | Faro - Vila AdentroPublication . Fernandes, Susana; Santos, Maria da Conceição; Nobre, Sandra; Ludovico, Olga; Veiga-Pires, Cristina; Reis, Emanuel; Colaço, Ana; Gonçalves, Luis; Manhita, Jorge; Beja, Nuno; Guerreiro, Carla
- Um olhar sobre uma competição matemática na Web: os SUBsPublication . Carreira, Susana; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Silva, Jaime Carvalho e; Rodriguez, Juan; Jacinto, Hélia; Amaral, Nuno; Nobre, Sandra; Martins, Isa; Reis, Sílvia; Mestre, Rita BritoProblem@Web é um projeto de investigação na área da Educação Matemática, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, instituto público tutelado pelo Ministério da Educação e Ciência que promove e financia projetos em todos os domínios da ciência e da tecnologia. Este projeto tem como objetivo geral estudar a resolução de problemas de matemática num contexto exterior à sala de aula – as competições matemáticas baseadas na Internet, nas quais se incluem os campeonatos de matemática SUB12 e SUB14, promovidos pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve. O SUB12 e o SUB14 são campeonatos de resolução de problemas dirigidos a todos os alunos dos 5º, 6º, 7º e 8º anos de escolaridade das regiões do Algarve e Alentejo e decorrem online, culminando com uma final presencial.
- O projecto Problem@Web: perspectivas de investigação em resolução de problemasPublication . Carreira, Susana; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Jacinto, Hélia; Nobre, Sandra; Amaral, NunoApresentam-se as principais linhas de investigação do Projeto Problem@Web cujo propósito geral é estudar a resolução de problemas matemáticos num contexto que se estende para além da sala de aula, centrado em competições matemáticas inclusivas que decorrem através da Internet. Para cada um dos três focos de investigação – Tecnologias, Afetos e Criatividade – na resolução de problemas, é apresentada uma síntese do quadro teórico adotado, designadamente os conceitos chave, fazendo-se referência a aspetos específicos do campo empírico sempre que possível. Sacrificando o detalhe das abordagens metodológicas utilizadas, são sintetizados os resultados de investigação para cada uma das três vertentes a que o projeto se dedicou.
- Representation problem solving formal methods word problemPublication . Amado, Nélia; Carreira, Susana; Nobre, Sandra; Ponte, João Pedro daThe aim of this paper is to analyse different types of representations used by grade 7 and 8 students in solving a word problem. The problem was offered to finalists of a mathematics contest held outside the classroom. The analysis of the products of different students show the key role of the representations used to solve the problem and how they are critical in the development of a sustainable process for informal learning of formal methods of solving systems of linear equations.
- Solving a contextual problem with the spreadsheet as an environment for algebraic thinking developmentPublication . Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Carreira, SusanaIn this article we report and discuss a contextual problem solving task that was proposed to a class of 8th grade (13–14-year-old) students. These students had been developing a reasonable experience in the use of the spreadsheet to model relations within contextual problems and chose to use this tool to solve the mentioned problem, engaging in the process of translating relations between variables and combining them in chained models, while working with fractions, multiples and expressions. We intend to highlight the role of the spreadsheet in students’ processes of variable identification and translation of the problem conditions, their numerical approaches to algebraic models and their experimental forms of finding solutions to equations.