CIM4-Vários
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CIM4-Vários by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 108
Results Per Page
Sort Options
- O efeito de nitritos na actividade da redutase da metahemoglobina em Halobatrachus didactylus e Sparus aurataPublication . Aníbal, J.No presente estudo determinou-se a actividade In Vitro da redutase da metahemoglobina, na ausência e presença de nitritos, em duas espécies de teleósteos marinhos de habitats e comportamentos diferentes
- Poder reflector da vitrinite, mineralogia das argilas e cristalinidade da ilite na Zona Sul PortuguesaPublication . McCormack, Niall; Clayton, Geoff; Fernandes, PauloO Poder Reflector Aleatório da Vitrinite (PRAV) na Zona Sul Portuguesa (ZST) varia entre 2,1% e 5,3%. O PRAV não aumenta com o aumento da idade estratigráfica e o processo de maturação é portanto, considerado como pós-deformação (pós-Vestefaliano D inferior). Amostras do Triásico e do Jurássico do Outlier da Carrapateira têm PRAV de 1,1% e 0,9% respectivamente. Isto implica que temperaturas máximas relacionadas com a maturação da ZSP foram alcançadas entre o Vestefaliano D inferior e o Triásico médio. A caulinite é o mineral das argilas dominante nas regiões ocidentais da ZSP, enquanto que as regiões localizadas a este e norte são dominadas pela clorite.
- Aplicações da inteligência artificial na engenharia sísmicaPublication . Estêvão, João Manuel CarvalhoAlguns métodos do domínio da inteligência artificial têm vindo a ser utilizados na engenharia civil, nomeadamente na engenharia sísmica, pelo que se faz, neste artigo, um resumo das diversas aplicações sugeridas por um elevado número de investigadores. Os estudos realizados no âmbito da engenharia sísmica, apresentam grande complexidade, face à elevada incerteza que os caracterizam e em virtude de serem não lineares. Para tentar solucionar alguns desses problemas, vários investigadores têm proposto, nas duas últimas décadas, que se recorra ao desenvolvimento de sistemas periciais, sistemas fuzzy, redes neuronais e redes fuzzy neuronais, designadamente nas avaliações do risco sísmico (análise da casualidade e da vulnerabilidade sísmica), para modelar o comportamento não linear d
- Influência da superfície sedimentar na dinâmica das macroalgas verdes e da sua macroepifauna associada na Ria FormosaPublication . Aníbal, J.; Sprung, MartinO sistema lagunar, conhecido vulgarmente por Ria Formosa, desenvolve-se na costa meridional Portuguesa, desde o Ancão a ocidente até Cacela a oriente. Com extensão, de aproximadamente 55 km, apresenta a sua maior largura, de 6 km, no sector Norte-Sul entre Faro e o Cabo de Santa Maria. Este sistema é um conjunto de ilhas-barreira que proteje a zona lagunar adjacente à plataforma litoral algarvia, da invasão marinha. A área total do Parque Natural da Ria Formosa é aproximadamente de 163 km2, sendo 48 km2 cobertos por sapal e 32 km2 ocupados por canais, esteiros e baixios (Teixeira & Alvim, 1978). Durante as marés vivas, as áreas intertidais expostas são de aproximadamente 50 km2. Estas áreas são predominantemente cobertas por plantas de sapal (Spartina maritima), angiospérmicas marinhas (Zostera e Cymodocea) e mantos de macroalgas (Entermorpha, Ulva e Fucus). 20 km2 do sistema são ocupados por salinas e aquaculturas (CCRA, 1984).
- Modelação ecológica no estuário do SadoPublication . Martins, Flávio Augusto Bastos da CruzOs modelos matemáticos são ferramentas poderosas para avaliar o impacto humano em sistemas costeiros e estuarinos de estrutura complexa. Neste artigo utiliza-se um sistema de modelos matemáticos para simular o comportamento hidrodinâmico e biológico do estuário do Sado. Estudos experimentais de análise da evolução da biomassa de fitoplâncton durante os últimos 10 anos indicam que o ecossistema se encontra numa situação relarivamente estável, exibindo pouca tendência para a eutrofização (Cabeçadas, 1993). Neste Artigo procura-se caracterizar o estado trófico do sistema, confirmar as conclusões obtidas experimentalmente e interpretar os processos que ocorrem na região do estuário.
- Modelação do transporte vertical no estuário do Sado em condições barotrópicasPublication . Martins, Flávio Augusto Bastos da CruzEm estuários barotrópicos podem-se desenvolver importantes escoamentos tridimensionais devido à interacção da maré com a batimetria. O estuário do Sado encontra-se nessas condições porque se pode considerar barotrópico durante praticamente todo o ano e possui uma batimetria com forte curvatura e gradientes elevados. Um modelo tridimensional de equações primitivas é utilizado para caracterizar os escoamentos tridi- mensionaís no estuário e a sua correlação com as características da batimetria. A importância destes escoamentos para o transporte vertical de substâncias biogeoquímicas é investigada utilizando um modelo de qualidade da água tridimensional do tipo Euleriano.
- Introdução à modelação dinâmica de sistemas ecológicosPublication . Aníbal, J.Os modelos matemáticos têm sido tradicionalmente utilizados como método de investigação em vários ramos da ciência, especialmente na química e na física com o objectivo de sintetizar o conhecimento existente ou de investigar fenómenos que ocorrem num dado sistema e para cálculo quantitativo e preditivo. Nos anos recentes a análise de sistemas estimulou o desenvolvimento de modelos matemáticos em limnologia e ciências afins devido ao crescente interesse por abordagens ecológicas mais quantitativas, e à necessidade urgente de uma gestão ambiental adequada, incluindo a capacidade preditiva da evolução de cada ecossistema face a alterações projectadas. Tal desenvolvimento deveu-se em grande parte ao acesso a computadores cada vez mais rápidos e a preços mais reduzidos e ao desenvolvimento de linguagens de programação mais acessíveis.
- Palinoestratigrafia do domínio Pulo do LoboPublication . Pereira, Zélia; Fernandes, Paulo; Oliveira, José TomásInvestigações palinoestratigráficas efectuadas na parte portuguesa do Domínio do Pulo do Lobo, (ZSP), permitiram rever as datações das suas unidades constituintes e estabelecer as seguintes correlações: as Formações de Pulo do Lobo e Atalaia exibem afinidade litológica e de deformação e não permitiram obtenção de datações; as Formações de Ribeira de Limas e Gafo possuem miosporos de idade Frasniano inferior e as Formações Santa Iria, Horta da Torre e Represa foram datadas do Fameniano superior.
- Caracterização da evolução do perfil longitudinal das ribeiras do oeste do Algarve - dados preliminaresPublication . Rodrigues, Bruno; Veiga-Pires, C.; Moura, Delminda; Fernandes, Paulo; Boski, T.A actual rede hidrográfica na região do Algarve, devido à proximidade do mar e ao seu contexto tectónico, teve ao longo da sua formação uma forte influência dos efeitos eustáticos, tendo também o clima regional um papel fulcral na incisão do vales actuais a diferentes escalas temporais.
- QIM, a sensory analysis-based method of determining fish qualityPublication . Esteves, E.; Aníbal, J.Presented at the FISEC Food Convention 2006, Universidade do Algarve, Campus da Penha, Faro, Novembro 2006