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- Custos, controlo e qualidade no serviço F&B no hotel Meliã Madeira MarePublication . Ferreira, Patrícia Sofia Guerreiro Constâncio; Serra, Francisco; Pinto, Francisco José SimõesO presente relatório centra-se no estágio desenvolvido no Hotel Meliã Madeira Mare, situado na Ilha da Madeira, durante sete meses, visando ajustar a teoria assimilada nas aulas à realidade do mundo do trabalho. Onde tive como principal atividade desenvolvida no departamento de F&B, e aborda a experiência vivida nos outros departamentos. O departamento de F&B foi a minha principal atividade. Permitiu-me assim conhecer as práticas de gestão de F&B, controlo de custos, planeamento e gestão de eventos, economato/ compras e HACCP. A hotelaria está em constante crescimento, todos os dias, no mundo inteiro. Os hoteleiros preocupam-se cada vez mais em cativar os seus clientes e oferecer-lhes a melhor experiência e os melhores produtos a preços reduzidos, devido à grande concorrência existente. Na atualidade, com a evolução da hotelaria, uma boa gestão requer controlar custos e maximizar a qualidade e rentabilidade. O controlo de custos passa por todos os departamentos de um hotel, desde as receitas aos custos finais. O foco principal do controlo de custos ocorre no departamento de F&B, pois é o departamento que apresenta mais custos e menos receita. As principais atividades desenvolvidas decorreram na gestão de F&B e controlos de custos, para reduzir ao máximo os custos e perdas e maximizar as receitas. Foi importante, também, passar pelos vários departamentos para ver a realidade do funcionamento de um hotel e a sua gestão no dia-a-dia.
- The Rathbone HotelPublication . Santos, João Miguel Pereira dos; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto Coelho; Rodrigues, HenriquePara concluir o curso de Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira da Universidade do Algarve, foi solicitado aos estudantes que realizassem tese, projeto final ou estágio e respetivo relatório. Sendo o estágio a minha preferência, concorri para diversos hotéis no estrangeiro e fui selecionado para o The Rathbone Hotel em Londres. O objectivo primordial do estágio é ganhar experiência prática na indústria hoteleira e aplicar em simultâneo competências ganhas durante o curso, estando em contato direto com uma cultura diferente. No primeiro dia, foi elaborado um plano de estágio com informação referente aos departamentos e funções a desempenhar, a duração de permanência em cada um deles e o supervisor atribuído para formação. As primeiras funções atribuídas foram de night porter, seguido dos departamentos de limpeza, comidas e bebidas, contabilidade, reservas, receção, terminando em cargo de direção. Durante o período de estágio tive a oportunidade de conhecer pessoas de negócios para futuros contatos profissionais, desempenhei diversas funções em vários departamentos do hotel, elaborei relatórios solicitados pela direção, estive presente em importantes reuniões usando os meus conhecimentos e competências técnicas e fui sempre flexível para ajudar onde era necessário. Desta forma o estágio permitiu-me adquirir elementos chave de aprendizagem, essenciais para o meu futuro profissional na área hoteleira. Em suma, todas as tarefas atribuídas foram desempenhadas com sucesso, nos períodos propostos e de acordo com os standards do hotel. O relatório de estágio tem início com uma breve descrição da empresa e da marca, uma análise interna e externa, focando ainda os aspectos gerais diferenciadores do hotel e dos seus competidores. Através da revisão de literatura foram explorados todos os departamentos e tarefas do hotel e realçados os problemas encontrados e as soluções propostas. Enquanto a minha permanência no departamento de vendas, foi traçada uma nova estratégia de social media que virei a desenvolver como consultor apos final do estágio.
- O marketing de experiências na perspetiva da procura hoteleira: o caso do Grande HotelPublication . Fernandes, Bruna Filipa Vieira; Serra, Francisco; Matos, NélsonA distribuição de estrelas por meio de diferenciar e classificar unidades hoteleiras tem-se mostrado pouco eficiente no que respeita a comparar unidades da mesma categoria. Hoje, a gestão hoteleira preocupa-se em construir locais de experiências, tornando-se este no principal fator de diferenciação dos demais. Alguns autores defendem que a qualidade da experiência em serviços pode ser uma ferramenta estratégica e tática; poderá, portanto, promover o aumento da fidelização dos hóspedes proporcionada pela melhoria da qualidade das experiências conseguidas através da maximização das emoções positivas e a minimização das emoções negativas. A unidade hoteleira estudada no âmbito deste projeto mostrou-se com algumas fragilidades na captação e fidelização dos hóspedes. Pelo que o projeto procurou aferir a experiência dos mesmos na unidade, através da avaliação das dimensões experienciais percecionadas, assim como o grau de satisfação. Neste sentido, verificou-se que as experiências são de facto importantes e afetam as perceções dos hóspedes. Este estudo também percebeu que as dimensões experienciais vivenciadas têm pesos diferentes na experiência total do hóspede, uma vez que duas delas apresentam avaliações positivas, ao contrário das restantes; também foi possível verificar que existem ligações fortes entre as dimensões experienciais e consequências analisadas: satisfação, memória, qualidade percebida e excitação. As conclusões obtidas ajudarão a gerência a traçar um programa de melhoria com ações de marketing, posicionando-se de acordo com as experiências dos hóspedes, adotando assim, uma postura pró-ativa face ao mercado.
- Empowerment of the fishing community of Sesimbra through a participatory process: MARGov – collaborative governance in marine protected areasPublication . Sá, Rita de Sousa Braga e; Castro, Margarida; Davis, Anthony; Vasconcelos, LiaSesimbra is a community established in the largest valley of the Arrábida coast. It is deeply connected to the sea through fishing, shipbuilding, sailors which contributed to the Portuguese expansion (XV and XVI centuries), as well as being an important maritime route and a trade point. More recently tourism became an important activity. During the 40’s (XX century) the pressures for development led to the creation of a legal framework aimed at the protection of the Arrábida coast. The Arrábida Reserve was created in 1971 (became Arrábida Natural Park in 1976). In 1998 the Luiz Saldanha Marine Park (LSMP), the marine section of the Arrábida Natural Park, was created, and in 2005, Marine Protected Area was implemented. The restrictions imposed to fishing and the top-down approached used, generated many protests and opposition within the Sesimbra fishing community. In response to these conflicts, in 2009, the Project MARGov - Collaborative Governance for Marine Protected Areas, started its activity to create platforms to involve the population in a participatory process aiming at community empowerment. To achieve this objective, the procedure followed was: (1) identification of the fishing community perception about the LSMP, (2) analyze of the information obtained through cross checking with the existence data, and (3) integration of all these components in the participatory process (PP) of the MARGov Project to create Empowerment. Through the methodology of the PP, it was possible to deconstruct the conflict and find common interests to achieve collaborative solutions and build intellectual, social and political capital while increasing community knowledge. The importance of all types of knowledge (empirical/traditional as well as scientific) was demonstrated to be valuable in building of the PP. The importance of a maritime culture for Sesimbra´s identity and a strong man-nature relationship can be key factors to achieve successful socio-cultural results in nature conservation.
- Acolhimento, integração e socialização. Manual de acolhimento para o pessoal não docentePublication . Martinho, Dália Maria Matias; Monteiro, Ileana PardalEste projeto resulta, em parte, de um interesse pessoal e tem como principal objetivo contribuir para melhorar o Acolhimento e Integração do Pessoal Não Docente das Escolas. A realização de um bom processo de Acolhimento e Integração, independentemente da função que o colaborador desempenhe, é preponderante para o seu sucesso no novo local de trabalho que o acolhe. A gestão do Pessoal Não docente das Escolas é atualmente uma temática controversa, cuja legislação aplicável, nem sempre é a mais explícita e elucidativa. A transferência de novas competências em matéria educativa para as Autarquias, por parte da Administração Central veio, em certa medida, acrescer aos Municípios uma série de responsabilidades, que têm que ser geridas em parceria com os Órgãos de Gestão dos Agrupamentos de Escolas. Às divisões de Recursos Humanos dos Municípios, por entre outras funções de cariz administrativo, compete o recrutamento e seleção, da maioria, destes trabalhadores que, posteriormente, são encaminhados para os diversos Agrupamentos de Escolas onde lhe são atribuídos os cargos a desempenhar. A socialização destes trabalhadores, nem sempre, ocorre da melhor forma. Facto, esse, que se deve, em larga medida, à ausência de Programas de Acolhimento adequados às necessidades apresentadas pelos mesmos. Com base no testemunho destes trabalhadores, e após se aferir, a opinião dos responsáveis pela gestão dos Recursos Humanos da Autarquia e dos elementos pertencentes aos Órgãos de Gestão dos Agrupamentos de Escolas, surgiu a necessidade da elaboração de um Manual de Acolhimento. Esta ferramenta servirá como apoio e facilitação do processo de socialização dos novos colaboradores a serem integrados nas Escolas, por parte da Autarquia.