Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
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Browsing Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Custos, controlo e qualidade no serviço F&B no hotel Meliã Madeira MarePublication . Ferreira, Patrícia Sofia Guerreiro Constâncio; Serra, Francisco; Pinto, Francisco José SimõesO presente relatório centra-se no estágio desenvolvido no Hotel Meliã Madeira Mare, situado na Ilha da Madeira, durante sete meses, visando ajustar a teoria assimilada nas aulas à realidade do mundo do trabalho. Onde tive como principal atividade desenvolvida no departamento de F&B, e aborda a experiência vivida nos outros departamentos. O departamento de F&B foi a minha principal atividade. Permitiu-me assim conhecer as práticas de gestão de F&B, controlo de custos, planeamento e gestão de eventos, economato/ compras e HACCP. A hotelaria está em constante crescimento, todos os dias, no mundo inteiro. Os hoteleiros preocupam-se cada vez mais em cativar os seus clientes e oferecer-lhes a melhor experiência e os melhores produtos a preços reduzidos, devido à grande concorrência existente. Na atualidade, com a evolução da hotelaria, uma boa gestão requer controlar custos e maximizar a qualidade e rentabilidade. O controlo de custos passa por todos os departamentos de um hotel, desde as receitas aos custos finais. O foco principal do controlo de custos ocorre no departamento de F&B, pois é o departamento que apresenta mais custos e menos receita. As principais atividades desenvolvidas decorreram na gestão de F&B e controlos de custos, para reduzir ao máximo os custos e perdas e maximizar as receitas. Foi importante, também, passar pelos vários departamentos para ver a realidade do funcionamento de um hotel e a sua gestão no dia-a-dia.
- Desenvolvimento Turístico Sustentável: avaliação do comportamento ambiental dos hotéis algarvios e análise estrutural da influência dos stakeholdersPublication . Arraes Viegas, Margarida; Perez, JuanA procura por um modelo mais sustentável de sociedade tem-se transformado, ao longo das últimas décadas, numa verdadeira vaga de fundo à escala internacional. A emergência de graves problemas socio-ambientais, na segunda metade do século passado, à escala global, fez eclodir uma intensa mobilização no sentido de encontrar um novo modelo de desenvolvimento que permitisse compatibilizar os aspetos económicos, sociais e ambientais. Esse novo paradigma, conhecido como desenvolvimento sustentável, surge no início da década de setenta do século XX e traz consigo uma humanização do conceito de desenvolvimento, passando a incluir a preocupação com a preservação dos recursos para as gerações futuras. As empresas, unidades básicas de organização económica, desempenham um papel crucial para solucionar os desafios colocados pelo paradigma da sustentabilidade, segundo o qual se orienta um conjunto de influências e práticas, nas quais se insere a responsabilidade social empresarial (RSE) e, mais concretamente, a responsabilidade ambiental (RAE), visando um comportamento social e ambientalmente mais responsável. Neste contexto, a responsabilidade ambiental da empresa concretiza-se no seu comportamento ambiental que, por sua vez, reflete as suas opções de gestão ambiental e respetivas estratégias. Através da análise das estratégias de gestão ambiental é assim possível aferir o comportamento ambiental das organizações, o que consiste, de acordo com Boiral (2006), numa forma de avaliar a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. Sendo o Algarve a principal região turística de Portugal e o turismo o principal motor de crescimento da economia algarvia, a presente investigação incide sobre as estratégias de gestão ambiental das suas empresas hoteleiras, com o objetivo de caracterizar o seu comportamento ambiental e assim avaliar a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável desta região. Neste sentido, a análise empírica centrar-se-á nas medidas ambientais implementadas pelas unidades hoteleiras algarvias, de forma a identificar a existência de diferentes posicionamentos estratégicos e definir assim uma taxonomia de estratégias ambientais. Estas serão depois caraterizadas em função de uma bateria de variáveis referidas na literatura como relacionadas com a estratégia ambiental empresarial. De entre essas variáveis dedica-se particular atenção à pressão exercida pelos agentes sociais que consiste, de acordo com Sharma e Starik (2004), numa das principais forças impulsionadoras do desenvolvimento de estratégias de gestão ambiental proativas. A análise empírica será desenvolvida em 2 etapas. A primeira tem como objetivo a identificação e caraterização das estratégias ambientais implementadas pelos hotéis algarvios. São utilizadas técnicas de Análise de Componentes Principais e Análise de clusters bem como diversos testes estatísticos (t, X2, Kruskall-Wallis, LSD, Anova, Scheffé). A segunda etapa tem como objetivo analisar a influência dos stakeholders nas referidas estratégias pelo que é efetuada uma modelização por equações estruturais (SEM - Structural Equation Modelling), com recurso ao Método dos Mínimos Quadrados Parciais (PLS - Partial Least Squares).
- Relatório de estágio - Hotel Quinta do LagoPublication . Salgado, Kelly; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto Coelho; Pinto, Francisco José Simões; Adro, Teresa Caldeano e Engenheiro Daniel doO relatório apresentado tem como objetivo descrever e analisar reflexivamente o estágio que se realizou no Hotel Quinta do Lago (HQdL) entre Setembro de 2014 e Setembro de 2015. A elaboração deste trabalho enquadra-se no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, ramo optativo I, “hotelaria e função comercial”, nos termos do regulamento do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de mestre pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. No relatório é apresentada uma revisão de literatura, sobre os departamentos onde decorreu o estágio e, em destaque, sobre o Customer Relationship Management (CRM). É apresentada também a caraterização do HQdL e descritas as funções desempenhadas e projetos desenvolvidos. De forma a experienciar as necessidades operacionais e de gestão de uma unidade hoteleira, o estágio decorreu em diversos departamentos tais como: na receção, no housekeeping, na contabilidade, no restaurante e, principalmente, no comercial e na direção. Do estágio resultou o desenvolvimento de novas competências profissionais a nível operacional e a nível da gestão. Da realização do estágio resultou também o desenvolvimento de uma ferramenta de CRM com vertente de Sales Force Automation (SFA) para apoio ao departamento comercial. Em resumo, o estágio contribuiu para a ampliação de conhecimentos tanto a nível operacional como a nível de gestão de uma unidade hoteleira e irá possibilitar futuros projetos, tais como: a criação de valor para os clientes com as técnicas de Recency, Frequency, Monetary (RFM) e de Customer Lifetime Value (CLV).
- Trabalho e família: efeitos na satisfação com a carreira e na satisfação com a vidaPublication . Gonçalves, Mafalda Sofia da Saúde; Sousa, Cátia deNos últimos anos têm ocorrido diversas mudanças em todos os níveis da vida das pessoas, com um foco maior nas esferas profissional e familiar, o que tem levado a alterações e adaptações na rotina diária. No entanto, devido às exigências e responsabilidades de cada esfera, surge um conflito entre elas, conhecido como conflito trabalho-família e conflito família-trabalho (CFT e CTF). Esse conflito gera consequências relacionadas à culpa, satisfação com a carreira e satisfação com a vida. Este estudo quantitativo foi realizado com uma amostra de 256 participantes, sendo 164 mulheres e 92 homens, com idades entre 21 e 71 anos (M = 39.2; DP = 9.83). O objetivo foi analisar como a centralidade trabalho-família influencia o conflito TF-FT e quais são os efeitos dessas variáveis na culpa TF-FT, satisfação com a carreira e satisfação com a vida. Os resultados indicam que a maioria da amostra atribui maior importância à família e que a centralidade e o conflito têm influência sobre a culpa, satisfação com a carreira e satisfação com a vida. Estes resultados fornecem informações valiosas para as organizações que desejam implementar práticas que contribuam para a satisfação geral de seus colaboradores no que diz respeito à centralidade trabalho-família e ao conflito TF-FT
- O turismo rural e o desenvolvimento da região centroPublication . Gomes, Ana Romeiro; Renda, AnaO presemte trabalho aborda o tema de turismo rural e respetivas implicações em termos de desenvolvimento da Região Centro de Portugal. O estudo é realizado na perspetiva e perceção dos promotores turísticos dos empreendimentos de turismo em espaça rural, da região em análise.