Escola Superior de Educação e Comunicação
Permanent URI for this community
News
a definir... (ESE)
http://www.ese.ualg.pt/
Browse
Browsing Escola Superior de Educação e Comunicação by contributor "Anica, Aurízia"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Crianças em risco. Um olhar multifacetadoPublication . Anica, Aurízia; Freire-Raposo, SofiaEste livro procura construir um olhar multidimensional da «criança em risco», articulando a perspetiva diacrónica, que indaga a relação entre o processo de (re)estruturação deste conceito e o processo de transformação socioeconómica e cultural na época contemporânea, com a perspetiva sincrónica, em que se privilegiam as abordagens psicológica, jurídica e educacional do fenómeno, da sua prevenção e remediação. Procura-se respostas para as seguintes questões: qual o significado do conceito de «criança em risco»? Quais os fatores de risco e as consequências prováveis de se viver uma infância em risco? Que intervenções devem ser promovidas para reduzir os fatores de risco nas crianças? Como as transformações sociais, económicas e culturais implicaram a reformulação do conceito de criança em risco na época contemporânea? Que tratamento dá o ordenamento jurídico português à criança em perigo e a um dos fatores de risco mais prementes no quotidiano, a violência doméstica? Como se caracteriza o modelo português de proteção de crianças e jovens em perigo e como foi implementado no caso concreto de um concelho do sul de Portugal? Que desafios se colocam ao psicólogo clínico no exercício da sua atividade profissional quando acompanha uma criança em perigo? Como a educação pré-escolar pode contribuir para a superação dos comportamentos disruptivos de crianças em risco?
- Crianças em risco. Um olhar multifacetadoPublication . Anica, Aurízia; Freire-Raposo, SofiaEste livro procura construir um olhar multidimensional da «criança em risco», articulando a perspetiva diacrónica, que indaga a relação entre o processo de (re)estruturação deste conceito e o processo de transformação socioeconómica e cultural na época contemporânea, com a perspetiva sincrónica, em que se privilegiam as abordagens psicológica, jurídica e educacional do fenómeno, da sua prevenção e remediação.
- Envelhecimento ativo e educaçãoPublication . Anica, Aurízia; Almeida, António Fragoso de; Ribeiro, Carlos Miguel; Sousa, CarolinaPoderá a construção do «envelhecimento ativo» prescindir do contributo da educação? Sendo certo que a educação se tem centrado na intervenção pedagógica em crianças e adolescentes e que a formação inicial dos educadores não tem ido muito além da abordagem da primeira fase do curso de vida, mesmo quando o público-alvo da escola é tantas vezes o de adultos que frequentam programas específicos de formação, questiona-se na presente obra as mudanças que é necessário introduzir na formação de educadores dotados das competências indispensáveis à promoção do desenvolvimento do adulto e do idoso, tendo em vista o envelhecimento ativo.
- Envelhecimento ativo e educação (II)Publication . Anica, Aurízia; Sousa, Carolina deA publicação deste livro enquadra-se no âmbito das comemorações do 40º Aniversário da Universidade do Algarve e constitui um marco no percurso de mais de uma década de ensino e investigação da Gerontologia Social nesta instituição. O livro desenvolve-se em torno de cinco eixos temáticos. Na primeira parte, discutem-se perspetivas atuais do envelhecimento ativo e analisam-se condições de promoção deste. A segunda parte é dedicada à análise da qualidade dos serviços prestados a pessoas idosas quer na comunidade quer nas instituições. A terceira parte da obra é dedicada às questões relativas à atividade física e alimentação no envelhecimento. Na quarta parte do livro dá-se voz aos mais velhos, às memórias e às narrativas sobre os seus percursos de vida e sobre momentos, acontecimentos e contextos que marcaram as suas memórias musicais positiva ou negativamente. Aborda-se também o papel da música na pedagogia gerontológica e as representações sobre a velhice e os mais velhos na literatura para crianças. A quinta e última parte deste livro é dedicada ao papel da educação na promoção do envelhecimento ativo.