CIM4-Vários
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CIM4-Vários by Subject "Algarve"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Análise da perigosidade sísmica do Algarve: o passado e o futuroPublication . Estêvão, João Manuel CarvalhoOs sismos ocorridos na última década, um pouco por todo o mundo, têm apresentado valores de vibração muito superiores aos espectáveis através dos estudos tradicionais de perigosidade sísmica. Este facto é de especial importância para o Algarve, tendo em conta a proximidade da região em relação às principais fontes sísmicas de que existe conhecimento no continente Português, e tendo em atenção aos relatos históricos de destruição ocorrida no passado. Os estudos realizados no passado para a região têm apresentado uma grande dispersão de resultados, o que agrava a incerteza sobre qual será o nível de vibração sísmica provável. Neste trabalho, são apresentadas algumas possíveis origens da variabilidade dos resultados dos diversos estudos feitos até ao momento para o Algarve, assim como são apresentados alguns desafios para a realização de futuros estudos para a região.
- Caracterização mecânica da alvenaria tradicional de pedra do AlgarvePublication . Cabral, Paulo; Braga, Alfredo Manuel Gonçalves Silva; Estêvão, João Manuel CarvalhoO Algarve possui um conjunto de edifícios vernaculares cujo sistema estrutural é constituído por paredes resistentes de alvenaria simples. A avaliação da vulnerabilidade estrutural desse tipo de construções obriga ao conhecimento das propriedades mecânicas dos materiais constituintes. No entanto, existe uma grande heterogeneidade nas propriedades dessas paredes. Uma forma de ultrapassar esse problema poderá ser o recurso a bases de dados com resultados de ensaios laboratoriais, e que sejam depois aferidos com alguns ensaios in-situ. Assim, foi dado início à realização de uma campanha de ensaios laboratoriais de pequenos provetes de alvenaria. Em primeiro lugar, foi realizada uma caracterização tipológica geral das construções de alvenaria tradicional de pedra existentes na região. Depois, foram executados quatro pequenos provetes de alvenaria ordinária, realizadas com pedra irregular de diferentes formas geométricas, com recurso aos materiais e às técnicas tradicionais usadas no Algarve. Esses provetes foram sujeitos a cargas de compressão, com recurso a um macaco hidráulico ligado a uma célula de carga. Nos provetes, também foram colocados, no terço central, diversos transdutores lineares de deslocamento. Os provetes foram levados até à rotura por compressão, o que permitiu determinar o módulo de elasticidade do material, e a tensão de rotura, assim como foram obtidos gráficos das relações entre extensões e tensões do material. Também foi realizada a comparação dos resultados obtidos em laboratório com os obtidos de ensaios realizados in-situ com macacos planos, que se apresentam.
- Dificuldades associadas à reabilitação do património construído em taipa no AlgarvePublication . Braga, Alfredo Manuel Gonçalves Silva; Estêvão, João M. C.A construção em terra no Algarve é muito antiga, tendo sido popularizada durante a ocupação Árabe. Desse período, existem diversas construções militares edificadas em taipa que ainda existem e que constituem um importante património monumental, donde se destacam o Castelo de Paderne e parte das muralhas do Castelo de Silves e da cidade de Faro. Também existe um grande número de construções particulares mais recentes, que também elas constituem um património cultural que importa preservar. As principais debilidades das construções em terra crua e, especificamente das realizadas em taipa, são a ação da água, designadamente proveniente de chuva e, em particular, quando associada ao vento, e os efeitos resultantes da ocorrência dos sismos. Quanto à primeira, é perfeitamente possível adotar disposições construtivas que evitem as respetivas consequências. Em relação à ação das vibrações provocadas pela ocorrência dos sismos, o problema reside na fraca resistência deste material à tração, apresentando um comportamento muito frágil. É neste contexto que a reabilitação da construção em taipa existente no Algarve se torna um grande desafio técnico, atendendo à perigosidade sísmica da região. Neste trabalho é apresentado um levantamento de construções de taipa ainda existentes no Algarve, e é descrito o processo construtivo que foi utilizado. Com vista a identificar as dificuldades que têm que ser superadas de modo a que a reabilitação deste tipo de construções apresente os níveis de segurança que a sociedade atual exige, sem a adulteração do património existente, foi efetuado um conjunto de estudos cujos resultados são apresentados neste trabalho. Foi realizada uma campanha de ensaios laboratoriais para caracterização do comportamento mecânico do material, e foi organizada uma lista das principais anomalias encontradas no património edificado. Com base nesses resultados, foi realizada uma avaliação preliminar do comportamento estrutural não linear das paredes tipicamente realizadas em taipa no Algarve, identificando alguns problemas relacionados com alguns aspetos arquitetónicos e construtivos dos edifícios de habitação, designadamente os relacionados com a colocação do telhado, bem como a existência de portas e janelas nas paredes exteriores das construções, a ligação das paredes à fundação e a ligação entre paredes ortogonais.
- Plano intermunicipal de adaptação às alterações climáticas do Algarve , CI-AMAL (PIAAC-AMAL)Publication . Dias, Luís Filipe; Aparício, Bruno; C. Veiga-Pires, C.; Santos, Filipe DuarteAs alterações climáticas são, cada vez mais, uma preocupação a nível mundial. As emissões de gases com efeito de estufa (GEE), maioritariamente devido à ação humana, produzem alterações profundas na atmosfera, e modificam os padrões climáticos (IPCC, 2007). O dióxido de carbono (CO2) é o GEE que provoca um maior forçamento radiativo1 na atmosfera e a sua emissão tem origem principalmente na queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) e na desflorestação. O metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O) são também gases importantes no que diz respeito às alterações climáticas antropogénicas (doravante referidas simplesmente como alterações climáticas). Dados recentes indicam que a concentração de GEE na atmosfera é, atualmente, a mais elevada dos últimos 800 mil anos. A concentração média de CO2 atingiu as 400 partes por milhão (ppm) em 2016, sendo este valor 40% superior ao da era pré-industrial (EEA, 2017)
- Segurança sísmica em áreas de reabilitação urbana localizadas em zonas ribeirinhas do AlgarvePublication . Estêvão, João Manuel CarvalhoNos últimos anos foram definidas diversas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) um pouco por todo o Algarve, no enquadramento da legislação atualmente em vigor, sendo que muitas delas se localizam em zonas ribeirinhas. Em muitos dos documentos anexos à criação das ARUs situadas no Algarve aparecem referências aos danos motivados por sismos, com particular ênfase nos que resultaram do sismo de 1 de novembro de 1755. É também referida a influência deste sismo na alteração do tecido urbano das zonas afetadas. De uma forma geral, não são apresentados documentos oficiais que realcem o problema do risco sísmico associado às ARUs de zonas ribeirinhas, designadamente tendo em conta as características geológicas da costa algarvia. Nesse contexto, no presente trabalho é feita uma descrição dos fatores que mais influenciam a segurança sísmica das construções tipicamente existentes em ARUs da costa algarvia, e é ilustrado numericamente o problema da cidade de Albufeira.
- Utilização do programa EC8spec na avaliação e reforço sísmico de edifícios do AlgarvePublication . Estêvão, João Manuel CarvalhoA legislação nacional sobre reabilitação urbana (Decreto-Lei n.º 53/2014) refere somente a obrigação de não diminuir a segurança sísmica inicial, quando são efetuadas intervenções em edifícios existentes. A demonstração de que uma determinada alteração num edifício não reduz a segurança sísmica global, mesmo que a intervenção envolva o reforço de alguns elementos estruturais, pode ser um desafio para os projetistas, tendo em conta os meios de cálculo automático que são mais usuais. Como existem diversas abordagens possíveis ao problema, neste trabalho é apresentado um programa informático destinado a apoiar projetistas que tenham que realizar a avaliação da segurança sísmica de estruturas existentes, ou de avaliar a eficácia de um conjunto de medidas de reforço estrutural na segurança sísmica global do edifício. É apresentado o resultado da aplicação do programa EC8spec a um caso de estudo referente ao Algarve, para ilustrar as suas potencialidades.