ESE4-Vários
Permanent URI for this collection
Outras publicações de divulgação científica, técnica, cultural e artística
- Artigos ou capítulos de livros
- Materiais multimédia
- Livros
Browse
Browsing ESE4-Vários by Subject "Algarve"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Anthropology of Violence. The case of the Algarve, Portugal, 19th centuryPublication . Anica, AuríziaIn this paper I intend to give an answer to the questions: How did justice, violent crimes and their representations change in the 19th century, Algarve? How did justice contribute to produce new gender relations or, on the contrary, to reproduce the ancient patriarchal dominance?
- O ensino e a investigação do envelhecimento no AlgarvePublication . Anica, AuríziaA apresentação foi realizada na Universidade de Málaga, no Congresso do Envelhecimento Ativo e Educação (26 e 27 de Maio de 2016), e tem por objeto a história e as características da formação pós-graduada em Gerontologia Social na Universidade do Algarve, incluindo a investigação desenvolvida sobre o envelhecimento no âmbito desta formação.
- O Entrudo e o CarnavalPublication . Raimundo, Helder FaustinoO artigo analisa a transformação da cultura tradicional do entrudo no Carnaval "normalizado", como meio de turistificação da cultura popular, usando como caso o exemplo de Loulé.
- Memórias da emigração clandestina do Algarve para Andaluzia e MarrocosPublication . Anica, Aurízia; Dias, Maria do LivramentoO Algarve pelas suas características geomorfológicas e históricas manteve desde a Idade Média uma rede de contactos e relações económicas externas, em especial no âmbito do golfo luso-hispano-marroquino, rede que persistiu na longa duração. O comércio, a agricultura e a pesca animaram o golfo de Cádis, ao qual o Algarve continuou estreitamente ligado mesmo na época contemporânea. A emigração clandestina e o contrabando participavam do dinamismo socioeconómico deste complexo histórico-geográfico, tendo permanecido socialmente aceites e relativamente tolerados no Estado Novo (M. Baganha, 1996; 2003; V. Pereira, 2005; 2009). Na época contemporânea, até meados de novecentos, os movimentos migratórios, incluindo os clandestinos, com origem no sotavento do Algarve tomaram duas direcções principais: pela via terrestre e fluvial alcançava-se o Alentejo e a Andaluzia; a navegação no Atlântico permitia o desembarque nos portos andaluzes, gibraltinos e marroquinos, ou mesmo a demanda de destinos longínquos, entre os quais avultou a Argentina (Anica, 2003: M. Borges, 1997). Pretende-se interpretar os significados atribuídos pelos atores sociais às suas experiências vividas de emigração clandestina do Algarve para a Andaluzia e Marrocos a partir de narrativas e memórias orais produzidas pelos atores envolvidos no processo. Recorre-se a uma metodologia etno-histórica, interpretativa e comparativa, sendo o corpus documental constituído por depoimentos registados nos processos abertos contra os emigrantes ilegais nos tribunais judiciais do sotavento algarvio, nos anos 40, 50 e 60 do século XX, e por memórias orais recolhidas pelas autoras, no presente ano, junto de pessoas que viveram a experiência da emigração clandestina no mesmo espaço/tempo.
- A música, a dança e o traje tradicionais: práticas significantes no concelho de LouléPublication . Raimundo, Helder Faustino; Vieira, DanielA recolha e investigação etnográfica que desenvolvemos há cerca de 11 anos, no Algarve e nomeadamente no concelho de Loulé, prova-nos a existência de um conjunto de práticas significantes, ligadas a ciclos de vida rurais e arcaizantes.