ESE4-Vários
Permanent URI for this collection
Outras publicações de divulgação científica, técnica, cultural e artística
- Artigos ou capítulos de livros
- Materiais multimédia
- Livros
Browse
Browsing ESE4-Vários by Title
Now showing 1 - 10 of 42
Results Per Page
Sort Options
- 1ª Jornadas do Teatro do Oprimido, 13 e 14 de abril 2017Publication . Baião, Ana; Alves, Paulo; Correia, Raquel AlmeidaAs I Jornadas do Teatro do Oprimido nos dias 13 e 14 de abril, na Escola Superior de Educação e Comunicação, têm como objetivo a divulgação, a difusão, a partilha e a reflexão desta poética teatral, que produz: participação através de um diálogo horizontal entre pessoas, independentemente da sua raça, género, credo, classe, orientação sexual; consciencialização de um sentido crítico face ao modo como se aceita e se conhece o mundo; valorização das várias vozes e suas histórias de vida como conhecimento; intenção na tensão que promove entre minorias e maiorias e modos alternativos de se ser em sociedade; questionação de um status quo que transgride cânones sociais, culturais, educativos, teatrais e económicos. Com estas Jornadas pretendemos congregar pessoas diferentes, de diversas valências sociais, de diferentes zonas do país e fora de portas também, num debate enriquecedor sobre experiências em Teatro do Oprimido como (trans)formador de pessoas que procuram acima de tudo um mundo mais justo e equitativo. O Teatro do Oprimido foi criado por Augusto Boal em países da América Latina em 1971 aquando do seu exílio. Em 1978 fixou-se em Paris e fundou o Centro de Teatro do Oprimido (CTO)- Paris. O Teatro do Oprimido existe há 46 anos espalhado pelos cinco continentes e segundo o CTO – Rio é praticado em mais de setenta países.
- Anthropology of Violence. The case of the Algarve, Portugal, 19th centuryPublication . Anica, AuríziaIn this paper I intend to give an answer to the questions: How did justice, violent crimes and their representations change in the 19th century, Algarve? How did justice contribute to produce new gender relations or, on the contrary, to reproduce the ancient patriarchal dominance?
- Apresentação do Nº 1 da Revista FoliumPublication . Anica, AuríziaRevistas históricas de municípios ou de arquivos históricos municipais Algarve, 50º aniversário da Revolução de Abril.
- At crossroads of EE and science education: a collaborative research agendaPublication . Monteiro, RuteAccess the prior knowledge of young zoo visitors about sharks “How full is your luggage? ”Building a Learning Progression Hypothesis (LPH) and identify obstacles to the conceptual progression. What is the prior knowledge of young zoo visitors regarding sharks?
- Como organizar um relatório de projeto (na licenciatura em Imagem Animada)Publication . Graça, Marina EstelaModelo de apoio à redação do relatório de projeto nas unidades curriculares de projeto do curso de Imagem Animada.
- Como realizar um ensaio (na UC História e Análise da Imagem Animada)Publication . Graça, Marina EstelaDocumento de apoio à redação de um ensaio académico a realizar pelos alunos enquanto trabalho de frequência na unidade curricular de História e Análise da Imagem Animada.
- As condições sociais das mulheres no século XIXPublication . Anica, AuríziaCom esta comunicação pretende-se demonstrar que a emergência do sufragismo em Portugal compreende-se num processo de «civilização dos costumes» que remonta ao período da monarquia liberal em que mulheres e homens têm um papel ativo. Neste processo as alterações são visíveis a partir de meados do século XIX, acelerando no último quartel do século. Só tornando visíveis as estratégias de resistência à dominação masculina e a modernização da cultura e das relações de género na longa duração é possível compreender a emergência do sufragismo feminista republicano do princípio de novecentos.
- Conhecimento das ciências para o ensino da célula: um estudo de caso instrumentalPublication . Santos, C. Susana; Monteiro, Rute; Ribeiro, Carlos MiguelPara se ser professor de Ciências da Natureza não é suficiente, por um lado, um conhecimento equiparável ao dos alunos, e por outro tampouco é suficiente um conhecimento enciclopédico sobre cada um dos tópicos de forma isolada, ou de um mero conjunto de estratégias gerais de gestão do espaço de sala de aula.
- Conversas sobre a infância 2013. Instrumentos potencializadores do desenvolvimento da linguagem oral e escrita.Publication . Horta, Maria Helena; Conceição, Leila; Colaço, HelenaApresentação de dois instrumentos potencializadores do desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita, com o principal objetivo de assumir a componente lúdica como parte integrante no desenvolvimento destes dois tipos de linguagem.
- De pequenino se torce o pepino. Os provérbios no jardim de infância.Publication . Horta, Maria Helena; Brás, Nídia MestreAs orientações c urriculares constituem um conjunto de princípios para apoiar o educador nas decisões sobre a sua prática,ou seja,para conduzir o processo educativo a desenvolver com as crianças.
