ESE4-Vários
Permanent URI for this collection
Outras publicações de divulgação científica, técnica, cultural e artística
- Artigos ou capítulos de livros
- Materiais multimédia
- Livros
Browse
Browsing ESE4-Vários by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 41
Results Per Page
Sort Options
- A música, a dança e o traje tradicionais: práticas significantes no concelho de LouléPublication . Raimundo, Helder Faustino; Vieira, DanielA recolha e investigação etnográfica que desenvolvemos há cerca de 11 anos, no Algarve e nomeadamente no concelho de Loulé, prova-nos a existência de um conjunto de práticas significantes, ligadas a ciclos de vida rurais e arcaizantes.
- Estrategias y actividades en la sala de aula con las tecnologías de la información y comunicación: un estudio con profesores de la enseñanza básica y secundária en PortugalPublication . Gil, Francisco BaptistaEn las escuelas portuguesas se han implementado en los últimos años importantes programas de equipamiento y de formación de profesores en Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC). La utilización de las tecnologías en contextos educativos, gana todos los días nuevos adeptos entre el profesorado, a pesar de las desconfianzas y de las limitaciones financieras de los centros educativos. La llegada de Internet a la sala de aula, podrá constituir un importante recurso de manera a posibilitar nuevos caminos en la enseñanza y el aprendizaje. Es desde esta perspectiva, que hemos intentado comprender cómo solucionan los profesores los problemas involucrados con la utilización de los nuevos medios que complejizan la sala de aula y con las actividades y estrategias propuestas y realizadas con los alumnos. Cierto es, que continúan a ser casos puntuales, las experiencias hechas por profesores con las TIC en la sala de aula, pero es interesante observar, que a pesar de los esfuerzos en la innovación, continúan a existir asimismo algunas dificultades en adaptar los nuevos medios a las nuevas pedagogías.
- O Entrudo e o CarnavalPublication . Raimundo, Helder FaustinoO artigo analisa a transformação da cultura tradicional do entrudo no Carnaval "normalizado", como meio de turistificação da cultura popular, usando como caso o exemplo de Loulé.
- Handmade Films: Questioning and Integrating Cinematic TechnologyPublication . Graça, Marina EstelaNorman McLaren’s most important creation strategy was that of making a film completely by hand: not only the visuals, which he painted or scratched directly on film, but also sound and – most important – motion. He propounded muscular memory to control the formal differences between successive images (1976/1978), proclaiming the physiological development of a consciousness of movement and thus neglecting what has always been considered up to now the main ontological foundations of film: the automatic recording of physical reality. At the same time he was questioning the epistemological model they integrate, i.e. the perception of order and the ways in which that order is imposed upon reality by films and the technology which holds them. In this paper I will try to demonstrate that, by overwhelming the cinematic technical workings with his gesture – literally with his body – Norman McLaren exposed its technological scheme to contingency, thus opening the production process to new unpredictable expressive and communicative possibilities. I will attempt to explain how this corresponds to a renewed way of comprehending technology by, simultaneously, revealing the human reality it contains and physiologically incorporating it.
- As condições sociais das mulheres no século XIXPublication . Anica, AuríziaCom esta comunicação pretende-se demonstrar que a emergência do sufragismo em Portugal compreende-se num processo de «civilização dos costumes» que remonta ao período da monarquia liberal em que mulheres e homens têm um papel ativo. Neste processo as alterações são visíveis a partir de meados do século XIX, acelerando no último quartel do século. Só tornando visíveis as estratégias de resistência à dominação masculina e a modernização da cultura e das relações de género na longa duração é possível compreender a emergência do sufragismo feminista republicano do princípio de novecentos.
- Anthropology of Violence. The case of the Algarve, Portugal, 19th centuryPublication . Anica, AuríziaIn this paper I intend to give an answer to the questions: How did justice, violent crimes and their representations change in the 19th century, Algarve? How did justice contribute to produce new gender relations or, on the contrary, to reproduce the ancient patriarchal dominance?
- Linguagem escrita versus intencionalidade educativa refletidas nos projetos curriculares de grupoPublication . Horta, Maria Helena; Reyes Santana, Manuel; Gonçalves, José AlbertoConscientes de que a abordagem à escrita também faz parte da educação pré-escolar, sendo papel do educador o de facilitar a emergência da linguagem escrita (Ministério da Educação, 1997); que no final da educação pré-escolar se espera que as crianças mobilizem uma série de conhecimentos linguísticos e competências determinantes na aprendizagem da linguagem escrita e no sucesso escolar (Ministério da Educação, 2010); e que a linguagem escrita poderá ser uma condicionante para o sucesso académico das crianças, desde o início da educação pré-escolar, pretendemos desenvolver um estudo com o objectivo de conhecermos como se aborda a aprendizagem da linguagem escrita na fase final da educação pré-escolar nos jardins de infância da rede pública do Ministério da Educação, na região do sotavento algarvio.
- Relação escola/família em Portugal: uma perspectiva históricaPublication . Horta, Maria HelenaO presente artigo pretende dar a conhecer, de forma fundamentada e refletida, todo o processo que tem envolvido a relação Escola/Família, em Portugal. Para que nos aproximemos dos dias de hoje, necessitamos de conhecer e compreender toda a evolução histórica que envolveu esse processo, fruto de todas as transformações sociopolíticas verificadas no país. Porque acreditamos que a educação pré-escolar é parte integrante e constitui-se como a primeira etapa da educação básica, no processo de educação ao longo da vida, é sobre este nível educativo que mais incidirá o desenvolvimento deste artigo, sem descurar os outros níveis educativos, assumindo a Escola como um todo. Este conhecimento da realidade foi alicerçado numa revisão da literatura e no nosso conhecimento empírico da realidade, enquanto formadora de educadores e professores, numa universidade pública.
- Conhecimento das ciências para o ensino da célula: um estudo de caso instrumentalPublication . Santos, C. Susana; Monteiro, Rute; Ribeiro, Carlos MiguelPara se ser professor de Ciências da Natureza não é suficiente, por um lado, um conhecimento equiparável ao dos alunos, e por outro tampouco é suficiente um conhecimento enciclopédico sobre cada um dos tópicos de forma isolada, ou de um mero conjunto de estratégias gerais de gestão do espaço de sala de aula.
- A presença da linguagem escrita nos projetos curriculares de grupoPublication . Horta, Maria HelenaA abordagem à escrita também faz parte da educação pré-escolar. É papel do educador facilitar a emergência da linguagem escrita.