ESE4-Vários
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Outras publicações de divulgação científica, técnica, cultural e artística
- Artigos ou capítulos de livros
- Materiais multimédia
- Livros
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Recent Submissions
- Projeto Lado a Lado - Dispositivo móvel de animação sociocultural rural. Relatório de resultados.Publication . Anica, Aurízia; Nave, Filipe; Gaudêncio, Jacinto; Pereira, AntónioCom o objetivo de avaliar os resultados e impacte social do Projeto Lado a Lado, cuja área de intervenção selecionada foi a zona rural da freguesia de Tavira (Santa Maria-Santiago), concelho de Tavira, pretendeu-se avaliar alterações na perceção da qualidade de vida, na depressão e no suporte das redes sociais, tendo sido desenhado um processo de avaliação que se desenrolou em duas fases: a) primeira fase que decorreu entre novembro de 2019 e março de 2020, com n= 59; b) fase de avaliação final que decorreu entre maio e setembro de 2022, com n= 102, em pleno contexto da pandemia de COVID-19. O indicador de sucesso do Projeto, em sede de candidatura, foi fixado na melhoria em 10%, em relação ao valor obtido à entrada, na qualidade de vida percecionada, bem como na presença de sintomas depressivos e no suporte das redes sociais.
- Narrativas audiovisuaisPublication . Gil, Francisco BaptistaAs histórias contadas em imagens desenhadas surgiram com o grande desenvolvimento da sociedade de informação que emerge, sobretudo, a partir de finais do século XIX. O intenso desenvolvimento tecnológico e a diminuição dos custos de produção, permitiu o aparecimento de muitas publicações periódicas onde surgiriam as primeiras bandas desenhadas e, posteriormente com proliferação do cinema popular, as experiências em stop-motion e os primeiros filmes de animação. Hoje com recurso a poderosas ferramentas digitais, obras em desenho animado já fazem parte da cultura das sociedades modernas, sendo importante uma educação eficaz para literacia mediática, tendo em conta não só a fruição da sua forma, mas também uma compreensão crítica do seu conteúdo.
- Digitalização do sensacionalismo: do tradicional ao on-linePublication . Poço, Miguel; Jacinto, DanielEsta pesquisa tem como objetivo o estudo da transição do sensacionalismo dos meios tradicionais para o digital, iniciando com uma definição e contextualização do sensacionalismo e, posteriormente, atravessando as várias facetas desse conceito e várias formas do mesmo se materializar, partindo da análise de casos concretos noticiados e propagados por meios de comunicação estabelecidos no mercado. Consideramos essencial definir e contextualizar o conceito e a história do sensacionalismo, sobretudo do que ele significa na condição humana, para depois exibir os meios de locomoção que o mesmo utiliza para se inserir e vaguear na sociedade. Esta fundamentação é acompanhada de exemplos quotidianos que permitam transportar para a realidade do dia-a-dia de qualquer individuo aquilo que acontece ao nível da atmosfera mediática. Quanto à bibliografia consultada, é sensato dizer que o estudo se foca, principalmente, numa reflexão em torno das ideias de Mitchell Stephens, Danilo Angrimani e Manuel Castells. O ponto de interesse desta pesquisa centra-se, portanto, na perceção plena do conceito de sensacionalismo e principais meios por onde ele se propaga na sociedade e a sua transição para o mundo digital que, sendo tão grande e difícil de regular, ainda carece de soluções para tantos problemas.
- Neurociência Educacional: A aprendizagem e as Artes Visuais podem articular-se?Publication . Gil, Francisco Baptista; Amauri Betini BartoszeckO cérebro humano é o organizador das experiências vividas, das percepções estéticas, linguagem, emoções e da tomada de decisões ao longo da vida (Cosenza, 2016; Tieppo, 2019). Os estímulos ambientais exteriores e os no interior do organismo acionam recetores específicos, codificados em frequência de impulsos elétricos e que são conduzidos ao cérebro, que os interpreta, memoriza e responde com uma ação (Levitan & Kaczmarek, 1997; Fox, 2014). Alguns autores alegam que o hemisfério esquerdo do cérebro está envolvido com a atividade verbal, com letras, números e sequências e por sua vez, o hemisfério direito com sons produzidos por instrumentos musicais, sons onomatopeicos, formas, cores com relevância para o “cérebro japonês” (Marino Jr. 1989). Pela propriedade da neuroplasticidade, particularmente no desenvolvimento do sistema nervoso, o uso continuado do órgão ele se desenvolve, adapta-se ao novo e transforma-se estruturalmente, mesmo em adultos idosos. É o fenómeno pelo qual a aprendizagem e a experiência modificam continuamente o cérebro. É um órgão com notável “plasticidade” (Merzenich, 2013; Costandi, 2016).
- Humor y estereotipos en los cómics de EdibarPublication . Gil, Francisco BaptistaPartiendo del discurso de Lucio Oliveira, a través de sus cómics y su obra gráfica y humorística en Edibar, este texto pretende analizar los estereotipos sociales desde los supuestos teóricos del Análisis del Discurso. Nuestra intención es comprender cómo se articula el humor en torno a algunos estereotipos de los roles sociales de hombres y mujeres. Sabiendo que los estereotipos son etiquetas sociales, conceptos, ideas o modelos de imagen que se atribuyen a ciertas personas, pretendemos cómo las referencias a unos estándares pueden provocar su refuerzo o su deconstrucción como crítica social.
- Formação em alimentação e nutrição na pessoa idosaPublication . Mateus, Maria; Meireles, Manuela; Pinto, Ezequiel; Braz, NidiaComunicação onde se apresentou a atividade de formação desenvolvida no âmbito do projeto “Centro Internacional Sobre o Envelhecimento”. Nesta atividade foram criadas sessões de capacitação com o objetivo de sensibilizar e capacitar técnicos, cuidadores e idosos da comunidade para a importância da alimentação como fator promotor de um envelhecimento mais ativo e com mais qualidade e vida. As temáticas abordadas nestas sessões foram as seguintes:” Risco nutricional, necessidades nutricionais no idos e estratégias alimentares”; “Alimentação no idoso com demência, disfagia e hidratação” e “Doenças Metabólicas: Obesidade, Diabetes mellitus, Doenças cardiovasculares e Hipertensão arterial” e “Alimentação saudável”. Nas quais se abordaram as implicações destas situações no estado nutricional e apresentaram-se estratégias alimentares e nutricionais, para uma ingestão alimentar e hídrica adequadas.
- Manifestação do discurso e postura políticos na criação de uma personalidade política: um estudo sobre a construção da imagem originada pelo discurso políticoPublication . Poço, Miguel; Alves, Tomás GuerreiroEsta pesquisa tem como proposta o estudo dos processos de constituição da identidade do ator político, focando-nos em três personalidades marcantes da política no séc. XX (António Oliveira Salazar e Adolf Hitler), partindo da análise de discursos políticos em associação com o uso da retórica inserida no contexto político e da observação da postura e comportamento segundo relatos biográficos ou documentos de multimédia. Como objeto de analise foram escolhidos documentos fidedignos que representem qualquer discurso publico dos já referidos atores políticos, uma vez que estes apresentam da forma mais genuína e real as palavras proferidas, outrora, pelos mesmos, pressupondose que os mesmos contêm os ideais, hábitos, e conhecimentos discursivos dos oradores, o que o torna um evidente e relevante objeto de estudo para a pesquisa. Foram também escolhidos documentos, em formato de texto ou em vídeo, que representem qualquer descrição ou prova viva da atitude comportamental, compostura e forma de vestir dos ditos. De não esquecer, todas as evidências consultadas acerca da opinião e feedback dos atores civis contemporâneos da época respetiva aos mandatos dos mesmos. Quanto ás referencias teóricas que guiaram-se este estudo, o trajeto adotado privilegiou os conceitos abordados pela teoria sociolinguística, de Patrick Charaudeau, principalmente o conceito de “discurso político” proposto pelo mesmo, cujo papel é indispensável na fundamentação deste trabalho, bem como a sua proposição sobre os “imaginários socio discursivos”, associados á retorica de Platão, sobre o ethos e as diversas formas do “eu” e “nós” (ethé) que participam na organização do discurso político. Outra abordagem teórica diz respeito à noção da evolução do discurso político associada à evolução dos meios de comunicação e da forma com que se difunde a palavra, para poder organizar as ideias em torno da temática das atitudes praticadas pelos políticos no seculo passado tão contrastando com o século atual. Outro aspeto a ser considerado é o da evocação de realidades relativas à tradição, ao espetro político, ao tipo de regime implementado e ao tipo de sociedade, a quem se dirigem os oradores. O que se constata é que estas realidades e ethos, se fundem nos discursos analisados, estabelecendo uma ligação complexa entre eles. Esta característica parece demonstrar, da parte dos políticos, a intenção de elaborar um discurso capaz de atender não só á imagem que os próprios mantêm como também às diferentes expetativas provenientes de públicos complexos – com um nível de escolaridade diferente, experiência de vida diferente, ideais políticos diferentes, etc. O ponto de interesse desta pesquisa centralizou-se, portanto, na personagem que é projetada por meio da postura e discurso admitidos publicamente pelas identidades políticas e na estratégia com a qual cada sujeito político procura seduzir, persuadir e “guiar” o maior número de cidadãos eleitores.
- Enunciado para análise do animatic em Imagem AnimadaPublication . Graça, Marina EstelaFerramenta pedagógica de apoio à análise de animatics fornecida aos alunos da unidade curricular Storytelling Visual, da licenciatura em Imagem Animada.
- Como realizar um ensaio (na UC História e Análise da Imagem Animada)Publication . Graça, Marina EstelaDocumento de apoio à redação de um ensaio académico a realizar pelos alunos enquanto trabalho de frequência na unidade curricular de História e Análise da Imagem Animada.
- Como organizar um relatório de projeto (na licenciatura em Imagem Animada)Publication . Graça, Marina EstelaModelo de apoio à redação do relatório de projeto nas unidades curriculares de projeto do curso de Imagem Animada.