Browsing by Subject "Dieta mediterrânica"
Now showing 1 - 10 of 341
Results Per Page
Sort Options
- AB1258HPR pilot study: does a mediterranean dietbased weight loss programme improve health outcomes in overweight older women with knee osteoarthritis?Publication . Caixinha, Mónica; Mateus, Maria Palma; Pais, Sandra; Pinto, EzequielOsteoarthritis (OA) is one of the leading causes of pain and disability among older adults, particularly women. Pain and mobility disability are major consequences of knee OA which and can interfere with the functional autonomy of elderly and thus, making it difficult to perform activities of daily living. Evidence suggests that obesity is strongly linked to knee OA and that nonpharmacological therapy should be based on physical activity and weight loss in case of overweight and obesity. A positive relationship between adherence to the Mediterranean diet and health outcomes has been widely discussed in scientific literature, including its potential benefits in weight loss.
- Acerca do romanceiro e cancioneiro do Algarve de Ataíde OliveiraPublication . Anastácio, VandaLos estudios sobre el Romancero llevados a cabo en los últimos decenios han permitido caracterizarlo como un género muy codificado, sujeto a unas reglas poéticas de realización muy precisas.
- Adesão ao Padrão Alimentar MediterrânicoPublication . Mateus, Maria PalmaConferência apresentada no âmbito do Seminário Internacional Experiences on Hospitality, Sustainability and Tourism Innovation, organizado no âmbito do projeto Hostlab, integrado no Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CINTURS), onde se apresentaram os benefícios e desafios atuais da adesão ao Padrão Alimentar Mediterrânico.
- O Administrador de Concelho [1835-1936]: caso de estudo de PortimãoPublication . Germano, Vanda Suzana Santos; Mendes, António RosaO século XIX foi um tempo de reforma na administração do território português. O regime liberal introduziu alterações profundas no modelo de organização e gestão do país, com efeitos no desenvolvimento e configuração do Estado. A par de uma nova divisão territorial advieram agentes do poder central – o Governador civil e o Administrador de Concelho - investidos por propósitos de unificação e centralização, dotados de capacidade de difusão de uma nova mensagem. Durante todo um século de codificação administrativa, o papel do Administrador de Concelho saiu mais ou menos reforçado consoante as políticas centralizadoras ou descentralizadoras que foram implantadas. O objecto de estudo desta dissertação tem o seu enfoque na acção desenvolvida pelo magistrado administrativo Administrador de Concelho, no Concelho de Portimão, durante o lapso temporal compreendido entre 1835 e 1936. Deste modo, pretende-se analisar as estratégias utilizadas na forma como esta figura se relacionou com o executivo camarário e com a população, avaliando-se a importância da sua actuação, a forma como foi exercido o controlo no território, as múltiplas formas como foram protegidos os interesses do poder central e em que moldes foi efectivamente sentida a sua presença.
- Age and growth of a highly successful invasive species: the Manila clam Ruditapes philippinarum (Adams & Reeve, 1850) in the Tagus Estuary (Portugal)Publication . Moura, Paula; Garaulet, Lucia L.; Vasconcelos, Paulo; Chainho, Paula; Costa, Jose Lino; Gaspar, MiguelThe Manila clam Ruditapes philippinarum (Adams & Reeve, 1850) was introduced in several regions worldwide where it is permanently established. In Portuguese waters, the colonisation of the Tagus Estuary by this invasive species coincided with a significant decrease in abundance of the native Ruditapes decussatus (Linnaeus, 1758). This study aimed to estimate the age and growth of the Manila clam, to compare the growth performance between R. philippinarum and R. decussatus in several locations worldwide, and to ascertain whether the Manila clam's growth patterns contributed to the extensive distribution of this invasive bivalve in the Tagus Estuary. The growth of R. philippinarum in the Tagus Estuary was described through the von Bertalanffy equation SLt=65.2[1-e(-0.34(t+0.93))],corresponding to a phi-prime index (phi') of 3.160 and an overall growth performance of 4.974. This growth performance is the second highest recorded for R. philippinarum worldwide and was much higher than that of R. decussatus from Portugal. This study confirmed that the Tagus Estuary presents near-ideal environmental conditions for growth of the Manila clam. R. philippinarum displayed clearly invasive behaviour, spreading widely and growing faster than the native R. decussatus, which certainly contributed to the decline of its populations in the Tagus Estuary.
- A agricultura na construção da paisagem multifuncional. Contributos para a definição de uma estrutura ecológica municipal sustentável nas freguesias de Ferreiras e PadernePublication . António, Patrícia Sofia Guerreiro; Antunes, Carla Rolo; Santos, Maria Manuela Gonçalves LealNo último quartel do séc. XX, o Algarve registou um desenvolvimento social e económico sem precedentes. À data, a descoordenação dos diferentes agentes interveni-entes na paisagem conduziu a mudanças drásticas na identidade e funcionamento da mesma, dando-se uma progressiva simplificação de usos e funções da paisagem que cul-mina nos dias de hoje num território votado à indústria turística. O concelho de Albufeira é um caso exemplar destas mudanças, local onde se ve-rifica a intensificação de usos na faixa litoral e áreas urbanas, e um abandono progressivo do espaço e das atividades rurais. Estas alterações de caracter utilitário e económico têm consequências no funcionamento dos sistemas naturais, na qualidade da paisagem e na qualidade de vida das populações. Recentemente verificou-se a emergência da consciên-cia social para a necessidade de uma paisagem sustentável, o que conduz à mudança de paradigma de atuação no território. No âmbito deste estudo propõem-se uma nova ferra-menta estratégica de atuação neste contexto, através da introdução de espaços de Agri-cultura Urbana, utilizando-se como caso de estudo as freguesias de Ferreiras e de Paderne. Pretende-se que estes espaços integrem a Estrutura Ecológica Municipal na lógica de contribuir para uma coesão ecológica e cultural da paisagem, pela articulação de espaços e potenciação de uma economia diversificada para um território mais sustentável. A pro-posta culmina na definição de um sistema de Parques Hortícola e Agrícola que, mais do criar espaços de produção, pretende estabelecer espaços de redescoberta da paisagem, da reestruturação do espaço urbano, e de afirmação da identidade e da história local. Estes espaços uma vez integrados na estratégia da Estrutura Ecológica Municipal constituem os principais elementos para a definição da estrutura urbana e para a reintegração da po-pulação em espaços de caracter rural.
- Aguardentes de medronhoPublication . Galego, LudovinaA aguardente de medronho, muitas vezes designada apenas por medronho, é um destilado que continua a ser produzida, essencialmente de forma artesanal. A sua produção, tudo indica, ter iniciado em Monchique, no século X, pelos Árabes. A qualidade deste destilado passou por fases polémicas, principalmente pela escassez de mão-de-obra. Depois de um período de investigação laboratorial e de trabalho com produtores locais, envolvendo várias Instituições da região, a qualidade da aguardente de medronho foi paulatinamente melhorando. O controlo de qualidade das aguardentes é feito, essencialmente, recorrendo a técnicas cromatografias e espetrofotométricas. Técnicas que permitem diferenciar não só a qualidade, como criar o perfil de cada tipo de aguardente. O Algarve produz também aguardente de figo, alfarroba, mel, vínica, bagaceira e desde 2009 aguardente de batata-doce de Aljezur. Podem ainda encontrar-se pequenas produções de aguardente de alperce ou de ameixa. Presentemente a grande maioria das aguardentes de medronho produzidas no Algarve apresentam os seus parâmetros de qualidade em conformidade com a legislação em vigor (regulamento (CE) nº nº110/2008 de 15 de Janeiro e Decreto-Lei nº 238/2000 de 26 de Setembro). Existindo já um vasto conjunto destas bebidas que mereciam uma diferenciação superior ao estabelecido pela atual legislação, que é ainda bastante permissiva nomeadamente em relação à acidez total, cujo máximo permitido é de 200 g/hl de álcool puro (a.p), (expresso em ácido acético), quando deveria ser de 30 ou em relação ao teor em acetato de etilo, que permite teores de 300 g/hl (a.p), quando não deveria ultrapassar 150. A aposta no envelhecimento ainda é fraca, mas com grande potencial de desenvolvimento. Em Monchique alguns produtores continuam a manter um estágio de 3 meses em pipas, essencialmente, de madeira de castanho. Noutras localidades, muito timidamente, surge um ou outro produtor a experimentar o uso de pipas de carvalho. A grande aposto dos últimos anos na região tem sido na produção de aguardentes preparadas com mel e principalmente nos licores.
- Al-Mutamid: de rei-poeta, a rota turística e culturalPublication . Gonçalves, AlexandraAl-Mutamid é uma personagem mítica na história do al-Andalus cuja vida despertou o interesse de especialistas e do público em geral. Viveu em Portugal, Espanha e Marrocos, onde acabou por morrer no exílio imposto pela poderosa dinastia Almorávida. A rota al-Mutamid estende-se de Lisboa a Granada, passando por Huelva e Sevilha. É uma das estradas mais ricas do al-Andalus, uma vez que a herança monumental da Andaluzia é adicionada à de Portugal do período muçulmano. Esta rota, com dois ramos, abrange o canto sudoeste da Península Ibérica fazendo um percurso pelas terras portuguesas até à capital da Andaluzia. Portugal muçulmano era uma parte consubstancial do al-Andalus. As fronteiras entre a Espanha muçulmana e os reinos cristãos do norte mudaram ao longo dos séculos. Durante o califado chegaram ao Douro, mas no período Almoada já estavam a sul do Tejo. Nada separava as áreas do al-Andalus que mais tarde se tornaram parte de Portugal.A rota estrutura uma narrativa baseada numa herança cultural comum a Portugal e Espanha, tendo na sua origem a convicção de que as rotas culturais são um elemento fundamental na construção de uma relação de benefícios mútuos entre cultura e turismo. Este trabalho resulta de uma estreita colaboração com a Fundação Pública Andaluza- El Legado Andaluzi, no período de 2013 a 2018 , e discute boas práticas com vista ao desenvolvimento de rotas turísticas e culturais.
- Algarve – relação enogastronómicaPublication . Serra, Manuel António Dionísio; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto Coelho; António, NunoA atual produção de vinhos algarvios, em franca expansão e com perfis mais aproximados do gosto dos apreciadores, alavancados na já afamada gastronomia algarvia de origens mediterrânicas, carece de promoção e estudo de forma a potenciar a experiência enogastronómica e a afirmação do produto turístico complementar “gastronomia e Vinhos”. Neste sentido, pretende-se identificar iguarias regionais do Algarve e a sua maridagem com os vinhos da região, criando um modelo de maridagens que reflita a identidade enogastronómica da região algarvia. A metodologia prevê a utilização de uma revisão de literatura sobre a identidade histórica e caraterização das comidas e dos vinhos do Algarve. Prevê igualmente uma recolha de dados secundários em sites e bibliografia específica e de dados primários por meio de questionários, com utilização do método Delphi em Tempo Real, com participação e a interação de especialistas com suporte numa plataforma online. No que respeita a resultados obtidos, desenvolveu-se um portfólio de iguarias autênticas do Algarve e respetivas fichas técnicas; identificaram-se os vinhos da região comercializados no ano 2014 e respetivas fichas técnicas, apresentados pelas suas categorias, produtores aderentes à Rota dos Vinhos do Algarve e respetiva área geográfica, suas castas que evidenciam caraterísticas organoléticas que permitem caraterizar ao pormenor cada um deles. Na sequência da investigação, desenvolveu-se como resultado final um modelo de relação enogastronómica ou de maridagem, suscetível de utilização por parte dos agentes económicos, consumidor comum, enófilos, gastrónomos, investigadores na área da gastronomia e vinhos e demais interessados na temática.
- O Algarve daquém e dalém-mar: estudo comparado de algumas cidades do Algarve e do norte de MarrocosPublication . Ferreira, Maria Joaquina Serranita; Farinha, António Manuel Dias