CCV Algarve/Faro
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- A ciência-cidadã ao serviço da mudança: o exemplo do projeto A Minha PraiaPublication . Gouveia, Licínia; Lourenço, Carla R.; Afonso, João; Freitas, Ricardo; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Rodrigues, Luís; Mira, Sara; Ferreira, Hélder; Pinto, Andreia; Vaz, Paula; Drago, Teresa; Soares, Isabel; Ramos, AnaVencedor da 1ª edição do Orçamento Participativo Portugal (2017), A Minha Praia é um projeto de monitorização ambiental que pretende sensibilizar para a conservação do meio marinho e estimular hábitos de consumo responsáveis, através de ações de ciência cidadã e civismo ambiental.
- A ciência-cidadã ao serviço da mudança: o exemplo do projeto A Minha PraiaPublication . Gouveia, Licínia; Lourenço, Carla; Afonso, João; Freitas, Ricardo; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Rodrigues, Luís; Mira, Sara; Ferreira, Hélder; Pinto, Andreia; Vaz, Paula; Drago, Teresa; Soares, Isabel; Ramos, AnaVencedor da 1ª edição do Orçamento Participativo Portugal (2017), A Minha Praia é um projeto de monitorização ambiental que pretende sensibilizar para a conservação do meio marinho e estimular hábitos de consumo responsáveis, através de ações de ciência cidadã e civismo ambiental.
- À descoberta da Ria Formosa com o Ciencia Viva no Verão em redePublication . Antunes, Ana Paula; Santos, Ana Luísa; Reis, EmanuelNo âmbito da edição de 2015 do programa Ciência Viva no Verão em Rede, o Centro Ciência Viva do Algarve dinamizou as ações Biodiversidade — Desafios e ameaças numa Ria em mudança e À descoberta dos fundos da Ria Formosa por snorkeling usando como base uma sala desocupada no Centro Náutico da Praia de Faro. Situado em plena "Ilha de Faro", uma extensão de areia que na realidade faz parte da Península do Ancão e que delimita a parte poente da Ria Formosa, o Centro Náutico da Praia de Faro tem uma localização estratégica junto à praia interna na laguna e a pouca distância da praia da costa atlântica. Desta forma foi possível realizar atividades não só no interior das instalações do Centro Náutico, mas também e em virtude de autorização dada pela Capitania do Porto de Faro, tanto na zona lagunar (Ria Formosa) como na zona marítima. As ações desenvolvidas abrangeram: i) a instalação de uma exposição interativa na sala do Centro Náutico, na qual se incluía um "apalpário" móvel (pequeno aquário representativo dos fundos marinhos, intertidal e poças de maré da Ria Formosa, onde, como o seu próprio nome indica, se podem "apalpar" os organismos presentes) e ii) a dinamização de atividades lúdico-pedagógicas no interior dessa sala bem como na zona intertidal lagunar e no areal marítimo (sessões de snorkeling, atividades de recolha de lixo, etc). Pretendeu-se através destas ações dar a conhecer e evidenciar aos veraneantes que acorrem em grande número às praias na parte atlântica da península do Ancão, a enorme beleza, sensibilidade e importância ecológica, social e económica da Ria Formosa bem como promover a sua preservação. Estas ações permitiram contrariar um pouco a tendência que os visitantes têm, durante o período balnear, de estar literalmente de costas voltadas para este tesouro natural que é a Ria Formosa.
- A Instituição através de uma caderneta de cromosPublication . Veiga-Pires, C.; Guerra, Liliana; Baptista, Elina; Reis, Emanuel; Dias, Filipe; Martins, Ana Paula; Vintém, DanielaExistem variadas formas de comunicação para dar a conhecer uma instituição, que seja ela privada ou pública. Considerando por um lado a sua missão e por outro lado o seu pequeno orçamento, o Centro Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) optou por desenvolver um projeto que permitisse criar um produto educativo e lúdico e ao mesmo tempo transmitir a imagem de uma instituição promotora da transferência de conhecimento científico. Nesse sentido e de forma a apresentar um produto multidisciplinar que aproveitasse as especificidades da região, foi decidido desenvolver um projeto sobre a Ria Formosa, que além de oferecer um ambiente natural de grande riqueza também permite abordar temas como a economia, a história, a arquitetura ou ainda a geologia, entre outros. De seguida, foi necessário encontrar não só os parceiros que possuam os conhecimentos científicos que se pretendia transmitir mas igualmente o parceiro que desenvolvesse o suporte que alberga-se o projeto. Os parceiros científicos foram naturalmente surgindo, tratando-se de entidades que são reconhecidas pelo seu trabalho no sistema lagunar de ilhas barreiras da Ria Formosa, como é o caso do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF-ICNF), da Universidade do Algarve (UALG) e da Associação RIAS. Quanto ao parceiro técnico, o CCVAlg teve a sorte de ser contactado pela empresa COLARA que desenvolve cadernetas digitais de cromes, produtos que respondem perfeitamente ao objetivo de associar uma vertente lúdica à vertente educativa. Assim nasceu a caderneta digital de cromes sobre a Ria Formosa que integra i) o conhecimento científico; ii) a divulgação científica; iii) a educação não formal e interativa e iv) a comunicação institucional. O lançamento da caderneta terá lugar na 1a semana da Ria Formosa organizada pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta que decorrerá de 4 a 8 de Abril nos 5 concelhos que abrigam a Ria Formosa.
- A minha praiaPublication . Ramos, Ana ANo âmbito do Seminário “Ciência Cidadã e Voluntariado - Plásticos & Companhia” organizado na Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental 2018 pela Agência Portuguesa do Ambiente, foram apresentados os objetivos, atividades e primeiros resultados do projeto "A Minha Praia" (OPP220/437). Projeto de ciência cidadã que pretende consciencializar o público escolar e as camadas jovens da região Algarvia para a conservação do meio marinho, através da criação de uma rede de monitorização do lixo marinho ao longo da costa do Algarve. Coordenado pelo Centro Ciência Viva de Tavira, o projeto "A Minha Praia" foi um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP) na área da Ciência em 2017 e alia os três Centros Ciência Viva da região (Centro Ciência Viva do Algarve, Centro Ciência Viva de Lagos e Centro Ciência Viva de Tavira), envolvendo também o projeto Straw Patrol, o Centro de Ciências do Mar (CCMar), a Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA/ARH-Algarve), e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vários municípios algarvios e o empreendimento turístico Pedras d'El-Rei. No âmbito do Seminário “Ciência Cidadã e Voluntariado - Plásticos & Companhia” organizado na Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental 2018 pela Agência Portuguesa do Ambiente, foram apresentados os objetivos, atividades e primeiros resultados do projeto.
- Agarra a Lua - Pequenos Cientistas em CasaPublication . equipa CCVAlgPequenos Cientistas em Casa Acompanha as atividades que o Centro Ciência Viva do Algarve publica para poderes fazer em casa. Diverte-te em família, fazendo as nossas atividade e partilha connosco os resultado através de fotografias ou vídeo. #PequenosCientistasEmCasa #PequenosCientistasCCVAlg HOJE: Agarra a Lua "Nesta atividade desafiamos-te a ir agarrar a lua para tirar uma fotografia, e a perceber qual o tamanho que o teu braço tem que ter ou onde tens que estar para o conseguir!" ATENÇÃO!! Não saias de casa para adquirir nenhum destes materiais. Se não os tiveres todos, aguarda pelo nosso próximo desafio! #PequenosCientistasEmCasa #PequenosCientistasCCVAlg #ccvalg #cienciaviva #cienciavivaemcasa #ficaemcasa #lua #astronomia
- As Horas do SolPublication . equipa CCVAlgPequenos Cientistas em Casa Acompanha as atividades que o Centro Ciência Viva do Algarve publica para poderes fazer em casa. Diverte-te em família, fazendo as nossas atividade e partilha connosco os resultado através de fotografias ou vídeo. #PequenosCientistasEmCasa #PequenosCientistasCCVAlg HOJE: As Horas do Sol. Hoje convidamos-te a criar relógios de sol diferentes e perceber como cada um deles funciona! ATENÇÃO!! Não saias de casa para adquirir nenhum destes materiais. Se não os tiveres todos, aguarda pelo nosso próximo desafio! #PequenosCientistasEmCasa #PequenosCientistasCCVAlg #ccvalg #cienciaviva #ficaemcasa #Sol #hora #sombra #terra
- Astroboletim: Arquivo de Newsletters de AstronomiaPublication . Centro de Ciência Viva de Faro; Centro de Ciência Viva de TaviraSejam bem-vindos ao Arquivo da newsletter astronómica do Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve! Foi um longo caminho a percorrer, desde várias tentativas em encontrar uma aparência que tenha tudo a ver com o local em que nos inserimos (Algarve), à instituição a que pertencemos, concepção relâmpago do logótipo do Núcleo e alojamento, tanto para o boletim como para o nosso site. Mas finalmente está tudo em ordem para começar a difundir o mais abrangentemente possível o mundo da Astronomia neste meio cada vez mais utilizado da Internet. A Newsletter tem edição bissemanal e conta com mais de 1800 números.
- Astronomia Experimental com público numerosoPublication . Dias, Filipe; Reis, Emanuel; Rodrigues, Miguel; Lourenço, SaraEste trabalho apresenta como enquadrámos, num contexto científico com ênfase na astronomia, uma visita de estudo de um grupo numeroso de alunos do Ensino Secundário ao Centro Ciência Viva do Algarve. A incerteza sobre as condições meteorológicas e restrições de tempo costumam tornar impraticável a realização de sessões de observação astronómica com grupos tão numerosos, em especial envolvendo medições experimentais feitas pelos participantes e subsequente análise de resultados. Abordámos este desafio agrupando os participantes em atividades sincronizadas de acordo com os objectivos da visita de estudo, tendo em conta os possíveis cenários meteorológicos, para que a mesma atividade de observação pudesse ser realizada na sua essência experimental. Este evento mostrou-nos um caminho possível a aprimorar em futuras visitas de estudo ao nosso Centro ou deslocações nossas a escolas, apropriando atividades a objetivos e recursos disponíveis.Este trabalho apresenta como enquadrámos, num contexto científico com ênfase na astronomia, uma visita de estudo de um grupo numeroso de alunos do Ensino Secundário ao Centro Ciência Viva do Algarve. A incerteza sobre as condições meteorológicas e restrições de tempo costumam tornar impraticável a realização de sessões de observação astronómica com grupos tão numerosos, em especial envolvendo medições experimentais feitas pelos participantes e subsequente análise de resultados. Abordámos este desafio agrupando os participantes em atividades sincronizadas de acordo com os objectivos da visita de estudo, tendo em conta os possíveis cenários meteorológicos, para que a mesma atividade de observação pudesse ser realizada na sua essência experimental. Este evento mostrou-nos um caminho possível a aprimorar em futuras visitas de estudo ao nosso Centro ou deslocações nossas a escolas, apropriando atividades a objetivos e recursos disponíveis.
- Atividade "Tinkering" uma ferramenta para a inclusão socialPublication . Gonçalves, Luis; Ramos, Alexandra; Antunes, Andrea; Coelho, Aurora; Miguel, Carlos; Veiga-Pires, Cristina; Fernandes, David; Reis, Emanuel; Afonso, João; Oliveira, Jorge; Freitas, Ricardo; Borges, Rita; David, Rute; Ventura, Telmo; Gamboa, VitorO Projeto C4 – Crianças C com Ciência baseia-se na apropriação pelas crianças C de conceitos científicos e tecnológicos, não pela aquisição de conhecimentos per se mas sim pelo despertar do interesse para esses conceitos e pela pertinência e necessidade da sua aquisição. Durante o ano letivo 2017/2018 desenvolveram-se sessões de Tinkering com duas turmas de 1º ano da Escola da Lejana, em Faro. A avaliação feita na escola deu resultados bastante positivos, ainda sustentados pelo êxito das atividades desenvolvidas pelas crianças de etnia cigana para a comunidade em geral (https://www.facebook.com/criancasccomciencia/). Esta apresentação consiste assim num balanço final do referido projeto nas diferentes vertentes comportamentais, sociais e científicas, que o mesmo abordou através das atividades realizadas.