CCV Algarve/Faro
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Recent Submissions
- Astroboletim: Arquivo de Newsletters de AstronomiaPublication . Centro de Ciência Viva de Faro; Centro de Ciência Viva de TaviraSejam bem-vindos ao Arquivo da newsletter astronómica do Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve! Foi um longo caminho a percorrer, desde várias tentativas em encontrar uma aparência que tenha tudo a ver com o local em que nos inserimos (Algarve), à instituição a que pertencemos, concepção relâmpago do logótipo do Núcleo e alojamento, tanto para o boletim como para o nosso site. Mas finalmente está tudo em ordem para começar a difundir o mais abrangentemente possível o mundo da Astronomia neste meio cada vez mais utilizado da Internet. A Newsletter tem edição bissemanal e conta com mais de 1800 números.
- A ciência-cidadã ao serviço da mudança: o exemplo do projeto A Minha PraiaPublication . Gouveia, Licínia; Lourenço, Carla; Afonso, João; Freitas, Ricardo; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Rodrigues, Luís; Mira, Sara; Ferreira, Hélder; Pinto, Andreia; Vaz, Paula; Drago, Teresa; Soares, Isabel; Ramos, AnaVencedor da 1ª edição do Orçamento Participativo Portugal (2017), A Minha Praia é um projeto de monitorização ambiental que pretende sensibilizar para a conservação do meio marinho e estimular hábitos de consumo responsáveis, através de ações de ciência cidadã e civismo ambiental.
- Um ano de escola n'A Minha Praia – sensibilização para a problemática do lixo marinho utilizando a ciência-cidadã como ferramentaPublication . Gouveia, Licínia; Lourenço, Carla; Afonso, João; Freitas, Ricardo; Cavaquinho, Vanessa; Fernandes, Aurélie; Domingues, Pedro; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Rodrigues, Luís; Mira, Sara; Ferreira, Hélder; Pinto, Andreia; Vaz, Paula; Drago, Teresa; Soares, Isabel; Ramos, Ana A.Um ano de escola n’A Minha Praia – sensibilização para a problemática do lixo marinho utilizando a ciência-cidadã como ferramenta O Algarve reúne um conjunto de características que o tornam particularmente vulnerável à presença de lixo marinho e aos seus efeitos nefastos: uma orla costeira longa (aprox. 200km), um destino turístico muito popular, uma população residente concentrada no litoral e uma fração significativa da sociedade cuja subsistência depende de atividades económicas ligadas ao mar (pesca, marisqueio, extração de sal, passeios turísticos, etc.). Foi tendo em conta a magnitude e as consequências da propagação do lixo marinho na região que o Centro Ciência Viva de Tavira coordenou o projeto A Minha Praia, um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP) em 2017, e cuja execução foi garantida pela colaboração entre os três Centros Ciência Viva (CCVs) no Algarve, com o envolvimento de várias entidades regionais e nacionais. Este projeto permitiu que cerca de 933 alunos provenientes de 17 escolas fossem sensibilizados para a conservação do meio marinho, para hábitos de consumo sustentáveis e para o civismo ambiental, em simultâneo com ações de ciência-cidadã, nas quais periodicamente monitorizavam a presença de lixo marinho em seis praias da costa sul do Algarve. Ainda dentro da função didática do projeto, demonstramos a valorização do plástico (que é o maior componente do lixo marinho), aproveitando-o, reciclando-o e transformando-o em novos objetos que prolongam a sua utilidade.
- Desplastificar atividades e mentalidadesPublication . Rodrigues, Miguel; Ramos, Alexandra; Colaço, Ana; Miguel, Carlos; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Vargues, Filipa; Dias, Filipe; Afonso, João; Oliveira, Jorge; Gouveia, Licinia; Gonçalves, Luis; Serrano, Luisa; Gomes, TiagoDesplastificar Atividades e Mentalidades A temática do plástico como “lixo”, especialmente em meio aquático, passou, recentemente, a estar em primeiro plano, tanto na comunicação social como nos meios educativos. É, sem qualquer dúvida, um sinal e um legado da nossa sociedade. Estamos dependentes deste material tanto como estamos dos combustíveis fósseis e quase tanto como estamos da eletricidade. Atualmente, com a aprovação da Diretiva Europeia, que visa reduzir drasticamente o plástico “de uso único” e que tem dois anos para ser transposta pelos Estados Membros, é provável que as pessoas se sintam inseguras quanto às alternativas, quer materiais quer comportamentais, que terão de adotar. Desde sempre na escola se trabalhou esta problemática e se fizeram atividades onde se produzem objetos, mais ou menos úteis ou artísticos, com materiais a que costumamos chamar “lixo”. No entanto, e apesar de manifesta boa vontade e intuito educativo, é frequente estas atividades abordarem o problema de forma muito superficial ou, por vezes, até errada. UUm Centro Ciência Viva tem, como principal vocação e objetivo, levar o conhecimento científico às comunidades e, de forma privilegiada, à comunidade escolar, seja aos alunos diretamente, seja aos professores. Desde há já alguns anos, o Centro Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) tem feito um esforço muito grande para reduzir ao máximo a utilização de plásticos descartáveis. Este esforço não se ficou pela adaptação das nossas atividades e substituição de materiais. Desde há quatro anos que foram reconvertidas atividades que, de alguma forma, abordavam esta problemática e que foram criadas outras, especificamente dedicadas à sensibilização ou a técnicas simplificadas de amostragem e análise dentro deste tema. Para além de uma oferta educativa onde estas atividades estão abrangidas, o CCVAlg esteve e está envolvido atualmente em vários projetos dedicados à questão do lixo marinho ou áreas relacionadas, ou em projetos onde optamos por usar esta temática como ponto central. Seja como dinamizador, recorrendo a um enorme leque de parceiros que vai desde escolas e municípios, a entidades estatais e universidades, passando por associações e empresas, seja como parceiro de outras entidades proponentes, esta é batalha que assumimos e em que temos como objetivo transmitir conhecimento e mudar atitudes e mais do que tudo, pelo exemplo dado. Esta apresentação dará conta da forma como estamos a fazer este esforço e de como nos estamos a adaptar a uma nova e incontornável realidade. O nosso objetivo ao partilhar este testemunho é, primeiro que tudo, fomentar o diálogo e a ação entre os professores e restante comunidade educativa. Para além disso, espera-se que esta comunicação possa sensibilizar para a real premência e gravidade do problema e servir de base a outras e inovadoras iniciativas por parte dos docentes e das escolas.
- Um Laboratório Comum - Dois Centros em RedePublication . Borges, Rita; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Moura, AnaIntegrados numa rede nacional de Centros para a promoção da cultura Ciêntifica, os Centros Ciência Viva de Tavira e do Algarve têm uma localização única dada a sua proximidade com a Ria Formosa. Sendo Centros de reduzidas dimensões, âmbos têm enorme potencial para a diversificação das actividades fora dos Centros. tirando partido do Laboratório Natural que é este ecossistema Único. As estratégias destes centros têm passado por não se limitarem a uma exploração das respectivas exposições interactivas, mas por uma crescente dinamização de iniciativas fora de portas, em que o trabalho de campo na Ria Formosa é considerado como uma ferramenta essencial para incentivar diferentes tipologias de público-alvo para a importância deste ecossistema.Assim, os dois centros têm concertado estratégias e abordagens de modo a melhor integrarem as iniciativas desenvolvidas no âmbito de alguns programas comuns. A recém criada "semana da Ria Formosa" é um excelente exemplo de colaboração entre os centros e também outras instituições; são apresentadas algumas das iniciativas que foram desenhadas numa base comum e colaborativa entre estas entidades. Esta estratégia comum permite realçar a missão geral dos centros Ciência Viva e ao mesmo revelar a complementaridade das duas instituições numa ótica de partilha de conhecimentos e de parceria.
- Projeto A Minha Praia: A Ciência Cidadã enquanto promotora do civismo ambiental e conservação da NaturezaPublication . Gouveia, Licínia; Lourenço, Carla; Afonso, João; Freitas, Ricardo; Cavaquinho, Vanessa; Fernandes, Aurélie; Domingues, Pedro; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Rodrigues, Luís; Mira, Sara; Ferreira, Hélder; Pinto, Andreia; Vaz, Paula; Drago, Teresa; Soares, Isabel; Ramos, AnaÀ escala global, a conjugação das atividades humanas com o rápido incremento da população e os sucessivos avanços tecnológicos exercem uma crescente pressão sobre os ambientes marinhos. Atualmente, o lixo marinho é uma das maiores ameaças à vitalidade do Oceano Global: leva à destruição de habitats, à mortalidade de várias espécies, a efeitos adversos na nossa saúde e à quebra geral da produtividade económica providenciada pelo mar. Foi tendo em conta a magnitude e as consequências da disseminação do lixo marinho e a exposição que a região do Algarve tem ao problema, que o Centro Ciência Viva de Tavira assumiu a coordenação do Projeto A Minha Praia, entre Agosto de 2018 e Julho de 2019: um projeto de monitorização ambiental e de sensibilização para a conservação do meio marinho e promoção de hábitos de consumo sustentáveis, através de ações de civismo ambiental e de ciência cidadã. O Projeto A Minha Praia foi um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP) em 2017, e a sua execução foi garantida pela colaboração entre os três Centros Ciência Viva (CCVs) da região, com o envolvimento de várias entidades regionais e nacionais. Com este projeto, criou-se uma rede de monitorização do lixo marinho em seis praias do Algarve, na qual o público escolar e as camadas mais jovens da região realizaram ações periódicas de sensibilização para a problemática do lixo marinho, sua origem e alcance, bem como a sua catalogação e recolha. O lixo recolhido foi triado e classificado de acordo com a metodologia OSPAR, produzindo informação que foi entregue à Agência Portuguesa do Ambiente, a entidade responsável pela monitorização do lixo marinho em Portugal. O Projeto A Minha Praia também apresenta uma vertente técnica, já que nos CCVs aproveitamos para demonstrar que o plástico, que é o maior componente do lixo encontrado no mar e zonas costeiras, deve ser encarado como um matéria-prima a ser aproveitada, reciclada e transformada em novos objetos de carácter prático ou artístico que prolongam a vida útil deste material.
- POSTes de fotografia: ciência participativa para gestão do litoralPublication . Gonçalves, Luís; Veiga-Pires, C.O presente projeto pretende desenvolver a Ciência Participativa na área da investigação em gestão do litoral envolvendo a sociedade, população local e/ou turistas, na obtenção de informação fotográfica sobre o estado e a evolução de uma zona litoral. O litoral algarvio é visitado por milhares de pessoas que todos os dias passeiam à beira mar e fotografam a paisagem. Por outro lado, a gestão do litoral necessita de uma observação contínua e periódica. Finalmente, o Centro Ciência Viva do Algarve procura uma maneira de mostrar a variabilidade especial e temporal do ambiente que o rodeia. Destas três constatações nasce o presente projeto utilizando um conceito já implementado no Glendalough PhotoPost Project (Irlanda). Trata-se de colocar um poste fixo com uma inscrição indicando onde pousar o aparelho para fotografar a paisagem e para onde mandar a foto. A recolha das fotografias numa página de internet e de facebook permite aos participantes aperceberem-se da evolução diária do litoral. A informação obtida é por sua vez utilizada pelos investigadores da Universidade do Algarve e pela Agência para o Ambiente de forma a desenvolver uma melhor gestão do litoral.
- REASE: A regional network to raise awareness on ecosystem services provided by seagrass meadows in the Algarve (South Portugal)Publication . Santos, Rui; Santos, Carmen B. de los; Martins, Márcio; Freitas, Cátia; Santos, Anabela; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Borges, Rita; Nora, Manuel; Cunha, José R.; Sousa, Celeste; Barracosa, HelenaThe Environmental Education Network for Ecosystem Services (REASE) is a recently founded initiative in the Algarve (south Portugal) by institutions of scientific research, education, science outreach and a local environmental NGO. The REASE aims to develop environmental education projects in the area of ecosystem services (ES), especially those provided by coastal vegetated ecosystems, including saltmarshes seagrasses. The network is currently working on: 1) capacity building for school teachers and environmental managers in order to promote scientific knowledge on the services provided by coastal ecosystems; 2) the creation of an “incubator of projects” to design innovative, formal education ES projects to be developed in local schools; 3) raising awareness of students and general public on the role of vegetated ecosystems for human well-being thorough expositions and talks at science outreach centres; 4) publication of a booklet for children on the ES of seagrasses, with a community-based participatory design (illustrations made by schoolchildren); 5) the launch of a Citizen Science project for schools to evaluate the Blue Carbon stock in the Algarve, for which schools have been provided with field and laboratory kits, and scientific support; 6) the development of an app to directly upload field measurements and blue carbon data into the website of the project, where data will be scientifically validated and analysed. The actions and events are being successfully welcome by the local community and having a high media impacts and participation rates.
- Projecto "A minha praia": cidadania ambiental para sensibilização, monitorização e limpeza do lixo marinho na região do AlgarvePublication . Ramos, Ana; Lourenço, Carla; Afonso, João; Freitas, Ricardo; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Rodrigues, Luís; Mira, Sara; Leote, Catarina; Ferreira, Hélder; Pinto, Andreia; Vaz, Paula; Drago, Teresa; Borges, RitaO projecto “A minha praia”, um dos vencedores do Orçamento Participativo OPP – Ciência 2017 pretende contribuir para a conservação do meio marinho e desenvolvimento sustentável com a criação de uma rede alargada de monitorização de lixo marinho ao longo da costa Algarvia. Através da cooperação de diferentes intervenientes (Centros Ciência Viva, comunidade escolar, Investigadores, municípios e entidades regionais) serão promovidas acções de ciência cidadã de: 1) limpeza e monitorização do lixo marinho de seis praias referenciadas da região; 2) actividades educativas de reutilização e reciclagem de materiais de plástico recolhidos em estações de reciclagem implementadas nos Centros Ciência Viva. Para além da obtenção de informação relevante para avaliação do lixo marinho encontrado nas praias (e.g. origem, quantidade, variação anual) este projecto irá contribuir para a sensibilização da sociedade e em particular da comunidade escolar para a problemática e impacto da poluição do meio marinho, nomeadamente por plásticos, nos ecossistemas e nos serviços por eles fornecidos e para a necessidade de um consumo sustentável e preservação dos Oceanos. Adicionalmente, contribuirá para a aproximação entre os cidadãos e a comunidade científica.
- Rodas Quadradas - Pequenos Cientistas em CasaPublication . Centro de Ciência Viva de FaroPequenos Cientistas em Casa (Vídeo). Acompanha as atividades que o Centro Ciência Viva do Algarve publica para poderes fazer em casa. Diverte-te em família, fazendo as nossas atividade e partilha connosco os resultado através de fotografias ou vídeo. HOJE: Rodas Quadradas! "Será que um carro com rodas quadradas pode deslocar-se? Descobre como rodas quadradas podem dar a um carrinho uma viagem sem solavancos" ATENÇÃO!! Não saias de casa para adquirir nenhum destes materiais. Se não os tiveres todos, aguarda pelo nosso próximo desafio!