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  • The tourism position in the Algarve economic structure: a regional analysis
    Publication . Andraz, Jorge Miguel; Silva, João Albino; Viegas, Carlos
    This paper analyses the evolution of the Algarve’s economic structure and the position achieved by tourist activity in the region between 1995 and 2003 to evaluate the region’s degree of specialization on tourism. The methodology applies the regional analysis tools, in particular the location and specialization indicators and the analysis is developed both at the inter-regional and intra-regional levels. The results suggest that the Algarve is the second most specialized region in the country, together with the region of Madeira, and behind the region of Azores. In the basis of this phenomenon are the sector of hotels and restaurants, which is directly connected to tourism, and other sectors such as fishery, trade, transports, communications and other services, which are indirectly connected to tourism. Furthermore, the focuses of concentration are limited to the coast line, with particular relevance in the areas of Albufeira, Vila do Bispo and Portimão.
  • O padrão de especialização e a localização das actividades económicas no Algarve
    Publication . Silva, João Albino; Andraz, Jorge Miguel
    O presente trabalho pretende apresentar, de uma forma integrada, uma caracterização da região do Algarve na década de 90.
  • Turismo en la frontera extremeño-alentejana: Pasado, presente y futuro a ambos lados de la raya
    Publication . Andraz, Jorge Miguel; Rivero, M.; Silva, João Albino
    El objetivo de este trabajo es plasmar las macromagnitudes que definen estructuralmente el sector turístico tanto en Extremadura como en las tres sub-regiones interiores de Alentejo.
  • O padrão de especialização e a localização das actividades económicas na região do Algarve
    Publication . Silva, João Albino; Andraz, Jorge Miguel
    O presente trabalho pretende apresentar, de uma forma integrada, uma caracterização da região do Algarve na década de 90. Este objectivo é materializado através da caracterização sócio-económica da região, do seu tecido empresarial e estrutura produtiva, com vista a identificarem-se possíveis situações de desequilíbrio internas. Este diagnóstico terá por base uma metodologia que usa dados desagregados aos níveis sectorial e concelhio. No seu conjunto, a região apresentou na última década uma evolução positiva em termos sociais e económicos, embora com grandes desequilíbrios internos. Os concelhos do litoral, mais desenvolvidos, foram os que mais cresceram em termos demográficos e económicos, concentrando a maior parte do emprego e da actividade económica. Consequentemente, são os que apresentam níveis de poder de compra mais elevados.
  • The European tourism regions: location and economic significance
    Publication . Andraz, Jorge Miguel; Norte, Nélia; Silva, João Albino
    Tourism is one of the largest and fastest growing industries, playing a key role in the economic growth of many European countries, with direct and indirect impacts on other economic sectors through multiplier effects. The national authorities are aware of its role and have given important steps attempting to influence the number of visitors, the timing and duration of visits. Nevertheless, little is known about the relative importance of tourism on a regional basis and little has been done regarding the creation of a truly common european tourism policy. This paper aims at providing an analysis of european regions regarding the importance tourism activities have on their economic structure. For analysis purposes, we consider regions Nuts II from a group of European Union western countries: Portugal, Spain, France, Luxemburg, the Netherlands, Belgium, The United Kingdom, Germany, Italy, Austria, Greece, Denmark, Ireland and Finland. We start by outlining a quantified analysis of tourism activities structure in each country by building a weighted tourist location index in order to provide a ranking of regions by the importance those activities have on each country’s economic structure. Finally, we analyse the basic trends of tourism policies international framework by focusing the main vectors of national policies, in particular, promotion, direct investment, subsidies, labour market intervention and regulation.
  • Turismo e o dinamismo económico regional: evidência da região do Algarve
    Publication . Andraz, Jorge Miguel; Silva, João Albino; Viegas, Carlos
    Este trabalho analisa a evolução da estrutura económica da região do Algarve e o posicionamento da actividade turística entre 1995 e 2003 através da aplicação da análise Shift-share aos níveis inter-regional e intra-regional, tendo como objectivo central averiguar se o crescimento da região tem sido beneficiado pela sua estrutura produtiva. Os resultados sugerem que, no contexto nacional, o Algarve tem tirado dividendos positivos da sua estrutura económica, quer pela especialização nos ramos mais dinâmicos da economia nacional, quer pela existência de importantes vantagens comparativas relativamente às restantes regiões nos seus pólos de especialização nos quais se encontram os sectores ligados directa e indirectamente à actividade turística. Contudo, ao nível da região são identificadas disparidades regionais motivadas por diferentes níveis de crescimento dos concelhos, tendo-se concluído que os ramos directamente ligados ao turismo têm-se apresentado como ameaças devido ao seu fraco dinamismo de crescimento.
  • Elementos de avaliação económica dos principais destinos turísticos portugueses
    Publication . Andraz, Jorge Miguel; Silva, João Albino
    O presente trabalho pretende ser um contributo para a análise do potencial de mobilização do turismo para o progresso regional, nas regiões do Algarve, de Lisboa e Vale do Tejo e da Madeira. A análise assenta na caracterização da estrutura do sector turístico naquelas regiões, ao nível da oferta e da procura, do dinamismo evidenciado na década de 90 e ainda na identificação do posicionamento estratégico e da contribuição do sector para a estruturação sectorial das economias regionais. A análise empírica sugere que as regiões analisadas têm constituído os principais destinos turísticos nacionais, em termos dos indicadores de oferta e de procura ao concentrarem 80% do número total de camas e 84% do total de dormidas. O fenómeno da dependência económica relativamente ao sector turístico assume proporções significativas nas regiões do Algarve e da Madeira, quer em termos dos mercados emissores, quer em termos do produto procurado. A análise configura uma situação em que sobressai a aposta na convergência das regiões, através do investimento nos ramos dinâmicos da economia e, simultaneamente, do aproveitamento das especificidades regionais para o desenvolvimento de ramos específicos. Contudo esta estratégia tem contribuído para a fragilização do tecido económico das regiões do Algarve e da Madeira que se encontram estruturadas exclusivamente em torno da actividade turística.
  • Determinantes do crescimento económico em Portugal: Uma abordagem sectorial para a região do Algarve
    Publication . Andraz, Jorge Miguel; Silva, João Albino; Viegas, Carlos
    Este trabalho procura identificar os sectores de actividade que estiveram na base do crescimento económico da região do Algarve, a região sul de Portugal continental, bem como os estímulos de crescimento que conseguiram transmitir aos sectores endógenos da região no período entre 1995 e 2003. Com a adopção do modelo de Base Económica, aos níveis inter-regional e intra-regional, os resultados sugerem que foram os ramos directamente e indirectamente ligados ao turismo, como o Alojamento e Restauração, a pesca, o Comércio e a Construção que constituíram o motor de crescimento da região. Contudo se registou uma redução do grau de indução destes ramos sobre as actividades não básicas da região. A análise demonstra que a economia regional é bastante tercearizada e o emprego básico encontra-se essencialmente nos concelhos com freguesias litorais, entre as cidades de Lagos e Faro, que possuem uma estrutura económica directamente ligada ao turismo através do ramo do Alojamento e da Restauração e indirectamente, através dos ramos do imobiliário e Alugueres e do comércio e outros.
  • Residents’ perceptions about the tourism in the Algarve: contributions for a sustainable tourism development
    Publication . Silva, João Albino; Andraz, Jorge; Pereira, Luis; Nunes, Rui Miguel da Cunha; Franz, Hannah; Ferreira, Joana
    Since the construction of Faro Airport in 1965, the Algarve has developed into a mass tourism (Costa, 2005) and sun, sea and sand destination (Do Valle et al., 2012), becoming one of the most popular tourist destinations in Europe (Andraz & Rodrigues, 2016), and a crucial one for Portugal (Soler et al., 2019). The 5,412 square kilometre region has several features contributing to its atractiveness, such as mild weather conditions, over 3,000 hours of sunshine per annum and low rainfall (Visit Algarve, 2018). Natural areas occupy 70% of the 318 km Algarvian Coast and 37% of its territory consists of natural reservations, nature parks or protected landscape areas (Visit Algarve, 2018). The region hosts 31 of the 70 golf courses of Portugal and is a reputable golf destination, having received titles such as “Best Worldwide Golf Destination” by the International Association of Golf Tour Operator (IAGTO) on several occasions (Oliveira et al., 2019). The main source markets of the Algarve are domestic tourism and Europeans seeking a beach or golf holiday (Oliveira et al., 2019). With its high contribution to the GDP, the region strongly relies on tourism as a contributor to the economy (Do Valle et al., 2012).