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- Dynamics in cultural spaces in the historic center of Portimão, PortugalPublication . Rodrigues, Ana Maria; Pires Rosa, Manuela; Rebelo, EfigénioO objetivo deste estudo consiste na construção de indicadores referentes ao desempenho dos espaços culturais da cidade de Portimão, Algarve, Portugal, que se encontram inseridos numa rota pedonal, a Rota Turística Acessível de Portimão. Trata-se do Museu de Portimão, espaço cultural que expressa a história da indústria conserveira local, e do Teatro Tempo, localizado num edifício também ele histórico, onde se dinamizam atividades na área da representação. Ambos os edifícios consistem em objetos arquitetónicos com valor patrimonial e reabilitados para espaços culturais. A metodologia aplicada carateriza-se por uma base teórica, pela recolha e análise de dados quantitativos. O conhecimento teórico advém de uma revisão de literatura, em áreas e.g.: turismo cultural, turismo acessível, património e reabilitação urbana. Os dados quantitativos são provenientes da recolha de dados dos espaços culturais Teatro Tempo e Museu de Portimão: número de visitantes/espectadores e número de sessões e atividades desde 2008-2018. Com este estudo pode-se concluir que os espaços culturais Museu de Portimão e Teatro Tempo são usufruídos não só pelos residentes, mas também por visitantes, na cidade de Portimão. A presente análise defende a importância do investimento na reabilitação urbana, na valorização patrimonial e nos espaços culturais para a construção de um turismo cultural acessível e sustentável.
- Plano de mobilidade sustentável de Loulé: propostasPublication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, CelesteApresenta-se o Plano de Acções do Plano de Mobilidade Sustentável de Loulé, em que se individualiza e caracteriza cada uma das acções estabelecidas no cenário intermédio. Por confronto com os tempos de execução previstos para cada acção, e apoiados na apreciação feita ao resultado esperado das consideradas prioritárias, foram desenvolvidos estudos prévios ou produzidas avaliações qualitativas, que permitiram elaborar o conjunto de propostas em diferentes áreas de intervenção. No final, identificam-se as principais medidas que se recomendam adoptar na área do urbanismo.
- Avaliação de Impactes num contexto de sustentabilidade e de resiliênciaPublication . Pires Rosa, ManuelaNo mundo ocidental, tem-se vindo a constatar que os efeitos sinérgicos do crescimento económico e tecnológico traduziram-se em importantes problemas ambientais, ecológicos e sociais, tanto à escala local, como regional e global. Esta perceção suscitou a emergência de novas perspetivas - como a da sustentabilidade e a da resiliência - que se traduzem em novas dinâmicas de modificação social e política que têm implicações substantivas e processuais nos processos de avaliação de impactes. Simultaneamente, no domínio da ciência, estão a ocorrer profundas mudanças epistemológicas que requerem novas formas de pensar e novos valores que demandam abordagens holísticas e ecossistémicas e a aceitação da complexidade e da incerteza inerentes ao ecossistema humano integrado. Em consequência os processos de avaliação de impactes requerem abordagens transdisciplinares que considerem de uma forma equitativa as componentes ecológicas e ambientais, sociais e económicas. Há que averiguar se ocorre uma efetiva conservação da integridade dos subsistemas ecológicos que são cruciais para a estabilidade do ecossistema global, se surgem problemas de degradação dos serviços ecossistémicos, diminuindo os benefícios para o ser humano, se são contabilizadas adequadamente as emissões de gases com efeito de estufa e outros poluentes, se são concretizadas análises de risco e se se perspetivam impactes de iniquidade e injustiça social e territorial, e impactes na identidade cultural. Em termos processuais, os decisores técnicos envolvidos deverão conjugar as suas posições e atender às das comunidades envolvidas, em processos de planeamento participado e de gestão adaptativa.
- Equidade e bem-estar no uso de paragens de autocarroPublication . Pires Rosa, Manuela; Gil, Fábio CavacoO turismo acessível está promovendo mudanças profundas nos sistemas de transporte, que requerem meios de transporte específicos e ambientes físicos urbanos que integram paragens de autocarros que garantam equidade social, segurança e bem- estar para todos os turistas. As pessoas com mobilidade reduzida têm necessidades especiais. Em consequência, os espaços edificados, os veículos de transporte, a informação e os serviços devem ter em conta os princípios do Design Universal que garantem um “uso equitativo”, “flexível”, “intuitivo”, “percetível”, “baixo esforço físico”, “tolerável” e espaços “bem dimensionados” para diversos usuários. Estes princípios também consideram outras pessoas com requisitos de acesso, como é o caso dos turistas com trolleys ou com carrinhos de bebé. Uma paragem de autocarro, com atributos de qualidade, necessita de algumas características inovadoras nos abrigos de passageiros, nas áreas de espera, no revestimento dos pavimentos e na rede pedestre. Pretende-se apresentar os atributos de uma paragem de autocarros e listar indicadores de desempenho para avaliar a sua qualidade. A metodologia de análise e diagnóstico das condições de acessibilidade é aplicada em três paragens de autocarro localizadas na cidade de Faro, Portugal. O diagnóstico permite concluir que a renovação destas interfaces modais deve ser considerada nos processos atuais de regeneração urbana.
- Análise da acessibilidade a equipamentos na cidade de Faro com recurso a SIGPublication . Martins, Catarina; Rodrigues, J. I.; Pires Rosa, ManuelaAtualmente é crescente a preocupação com o tema da sustentabilidade urbana e tem-se perceção do contributo da mobilidade e acessibilidade para a qualidade de vida dos cidadãos e para a qualidade ambiental e social do meio urbano. Neste domínio, há que promover uma mobilidade mais saudável, melhorando as infraestruturas pedonais que incentivam a marcha a pé. Promover um urbanismo de proximidade onde ocorra uma adequada localização dos equipamentos coletivos numa cidade pode potenciar o uso de modos suaves e de transportes coletivos em detrimento de modos individuais motorizados, levando a uma maior sustentabilidade urbana. Assim, pretendeu-se estudar, para o caso da cidade de Faro, a acessibilidade a determinados equipamentos coletivos e a percentagem de cidadãos que vivem na envolvente destes. É apresentada a localização e acessibilidade a espaços/áreas verdes públicos, a transportes públicos (paragens de autocarro e estação de comboio), ao centro de saúde/unidades de saúde, a estabelecimentos de ensino (secundário, primário e básico), e a mini e supermercados, tendo em conta distâncias padrão ideais estudadas internacionalmente. Para a análise da proximidade dos equipamentos às habitações dos residentes recorreu-se às funcionalidades dos sistemas de informação geográfica, em particular ao cálculo de distâncias sobre a rede pedonal. Os resultados obtidos indicam a presença de um urbanismo de proximidade na localização de alguns equipamentos e fornecem um importante contributo para a gestão municipal, para a definição de infraestruturas pedonais estruturantes na cidade, que poderão ser objeto de requalificação para potenciar a marcha a pé.
- Plano de mobilidade sustentável de Loulé: relatório de diagnósticoPublication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, CelesteProcede-se ao diagnóstico dos padrões de mobilidade na cidade de Loulé, à caracterização da rede viária, do parque automóvel e dos modos suaves. O automóvel domina no espaço urbano. Ocorrem insuficiências ao nível das ciclovias e dos espaços pedonais.
- Integrated vision for sustainable and innovative industrial areasPublication . Pires Rosa, Manuela
- Carpooling systems for commuting among teachers: an expert panel analysis of their barriers and incentivesPublication . Rey-Merchán, María del Carmen; López-Arquillos, Antonio; Pires Rosa, ManuelaSustainable mobility is a current challenge in our society. Research shows that carpooling systems are potential solutions that could mitigate environmental pollution and urban congestion and provide cost savings for their users. Despite their potential benefits, the levels of carpooling practices among some occupations could be improved. Teachers are suitable for carpooling experiences due to their specific working conditions (e.g., timetables, destinations changes, path matches); however, there is no research solely focused on teachers. Thus, the current research aimed to analyze the barriers and incentives for teachers using carpooling systems for commuting. A panel member was selected following the staticized group technique. Panelists were surveyed to evaluate the advantages and disadvantages of carpooling. Results showed that fuel savings were considered by the expert panel as the most important incentive for carpooling. For short distances, carpooling was not considered the best commuting option. Additionally, the increase in travel time and loss of personal independence were identified as relevant barriers. Based on the opinions of experts, it can be concluded that carpooling barriers outweigh the incentives for the commuting of teachers. To promote carpooling practices, institutional mobility plans with advantages for carpoolers could improve the teachers’ perceptions about carpooling. Future carpooling strategies should consider these results to promote incentives and address the identified barriers.
- Implications of complexity and sustainability in civil engineeringPublication . Pires Rosa, ManuelaThere is an awareness in the western world that the synergetic effects of the economic and technological growth have caused important environmental, ecological and social problems, at a local, regional and global scale. This perception is raising the emergency of new perspectives – such as sustainability and resilience – which are expressed in new dynamics of social and political transformation. In these latter domains, social and academic movements have been proclaiming the need of a New Economy, of a New Urbanism and of a New Mobility. Simultaneously, deep epistemological changes are occurring which require new ways of thinking and new values which claim holistic and ecosystem approaches. The above mentioned realities will imply profound changes in the development of Civil Engineering, namely in the scientific areas of Land Use Planning, of Water Management and of Mobility Management, which demand “predict and prevent” approaches to reduce the search of natural resources. In processual terms, the Civil Engineer must adapt to the present process of change, needing to conjugate his activity to the activity of other professionals and to other communities, in terms of participated planning and adaptive management.
- Projeto InLUT – Integração dos usos do solo e transportes em cidades de média dimensão. Relatório FinalPublication . Alves, Rui; Bento, Ricardo; Vale, David; Pires Rosa, Manuela; Ramos, Luís; Bispo, Sérgio; Gameiro, Celeste; Madeira, Sara; Rodrigues, J. I.O presente documento corresponde ao relatório resultante da atividade científica desenvolvida no quadro do projeto de investigação PTDC/AUR-URB/111013/2009, intitulado Integração de usos do solo e transportes em cidades de média dimensão. O projeto teve como entidade proponente a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e como entidades participantes a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) e a Universidade do Algarve (UAlg), e teve o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) através do programa COMPETE. Nele foram integrados 4 casos de estudo de cidades médias portuguesas, Vila Real, Castelo Branco, Santarém e Faro, sobre as quais foi aplicada uma metodologia comum.