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- O turismo como elemento dinamizador de património etnográfico no Algarve ou o património etnográfico como elemento dinamizador de TurismoPublication . Gonçalves, AlexandraO património cultural constitui-se como um dos ativos mais preciosos dos territórios. Para além da sua conservação e salvaguarda, a sua valorização e a implementação de uma estratégia integrada são fundamentais. O património é reconhecido hoje como fundamental para a construção social, mas também para o encontro de referências culturais que sejam passíves de ser assumidas por um lado como elementos de coesão, e por outro lado, como marcas de diferenciação.
- Museus, comunidade local e turismo.Publication . Gonçalves, AlexandraEsta reflexão pretende estabelecer a ponte entre o que são, e o que se espera que sejam, os museus contemporâneos e as relações que estabelecem com a comunidade local e o turismo
- Mapping intangibilities in creative tourism territories through tangible objects: a methodological approach for developing creative tourism offersPublication . Cabeça, Sónia Moreira; Gonçalves, Alexandra; Marques, João Filipe; Tavares, MirianWhat can people express about their places through the objects that they valorise and link to their territory? Can objects create narratives about a place's identity and collect significant cultural information that locate people in their places? Can such cultural mapping be a useful tool in the design of creative tourist offers? The Project CREATOUR held a series of Idea Laboratories with several entities that provide creative tourism experiences, approaching cultural mapping through objects as a tool for regional actors to discover what is 'so special' about their places, a way to link tourism offers with the community where they take place. These exercise lead participants to remark on the importance and idiosyncrasy of their regions and evidenced the importance of cultural mapping to a more sustainable offer and the overall marketing of destinations. Mapping intangibilities through tangible objects helped to capture what gives meaning to particular places.
- Cooperação, redes, criatividade e promoção de experiências - O grande desafioPublication . Gonçalves, AlexandraUma breve introdução a este capítulo enuncia informação partilhada nesta Semana Cultural, para recordar que os “Lugares de Globalização” deram nome à candidatura conjunta da Região de Turismo do Algarve, da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Vila do Bispo, Lagos, Aljezur, Monchique e Silves, a que também se associou a Universidade do Algarve; proposta que ficou inscrita na Lista Indicativa de Património Mundial da UNESCO em 2016. A centralidade da candidatura pretendeu reconhecer o valor universal dos lugares associados às viagens da Expansão Marítima Portuguesa, que integra elementos patrimoniais, mas também a história associada aos lugares.
- Idea laboratories: providing tools for creative tourism agentsPublication . Cabeça, Sónia Moreira; Gonçalves, Alexandra; Marques, João Filipe; Tavares, MirianIn Portugal, the project CREATOUR - Creative Tourism Destination Development in Small Cities and Rural Areas - has been working with a range of cultural/creative organizations (pilots) that are implementing new creative tourism experiences in the Portuguese territory. To improve their offers, CREATOUR carried out, between April 2017 and May 2019, a series of Idea Laboratories as a means to support content development, readjust and discuss pilot initiatives, and exchange experience and knowledge. These IdeaLabs focused on collaborative processes that accompanied all stages of the development of a creative tourism activity, from ideation to prototyping. One of the major needs was to establish a series of instruments to make a critical assessment of the laboratories' outcomes, to better understand if this type of collaborative process can be helpful in the designing of cultural tourism activities. This paper intends to disclosure the methodology used and the instruments created to evaluate the eficiency of the IdeaLabs and to present the results of such evaluation in a qualitative and comprehensive approach. By creating a methodology and a series of instruments, the evaluation process assessed the impacts of the IdeaLabs in the participants' ideas and strategies, and allowed us to better understand the creative and cultural organization's needs when implementing creative tourism experiences.
- As comunidades criativas, a cultura e o turismoPublication . Gonçalves, AlexandraOs paradigmas do turismo dos anos 80 estão ultrapassados perante a emergência daquilo que se designou por «Turismo Criativo». As novas estratégias de regeneração urbana apontam para uma ligação e cooperação entre as ‘indústrias criativas’e o turismo. O novo turista procura experiências autênticas, que proporcionem desenvolvimento pessoal e aprendizagem. A existência de recursos culturais e de património histórico não são condições obrigatórias ao desenvolvimento deste tipo de turismo, e estabelecem a fronteira com o turismo cultural. A cooperação entre o turismo e as indústrias criativas nem sempre é fácil, dado que apresentam abordagens distintas e por vezes conflituantes dos mesmos recursos. As principais estratégias de desenvolvimento das comunidades criativas são aqui apresentadas, assim como, as fórmulas mais utilizadas para o desenvolvimento do «Turismo Criativo».
- Creative tourism special issue: forewordPublication . Marques, João Filipe; Gonçalves, Alexandra; Cabeça, Sónia Moreira; Tavares, MirianThis Tourism and Management Studies Special Issue on Creative Tourism is born under the scope of a very original project: the CREATOUR - Creative Tourism Destination Development in Small Cities and Rural Areas. The CREATOUR project is the first action-research project in Portugal whose objectives are to study and to stimulate the creative tourism initiatives in small places and rural areas. CREATOUR is an incubator/demonstration and multidisciplinary research initiative, supporting collaborative research processes involving five Portuguese research centres working with a range of cultural/creative organisations and other stakeholders located in small cities across Portugal in the Norte, Centro, Alentejo and Algarve regions.
- Al-Mutamid: de rei-poeta, a rota turística e culturalPublication . Gonçalves, AlexandraAl-Mutamid é uma personagem mítica na história do al-Andalus cuja vida despertou o interesse de especialistas e do público em geral. Viveu em Portugal, Espanha e Marrocos, onde acabou por morrer no exílio imposto pela poderosa dinastia Almorávida. A rota al-Mutamid estende-se de Lisboa a Granada, passando por Huelva e Sevilha. É uma das estradas mais ricas do al-Andalus, uma vez que a herança monumental da Andaluzia é adicionada à de Portugal do período muçulmano. Esta rota, com dois ramos, abrange o canto sudoeste da Península Ibérica fazendo um percurso pelas terras portuguesas até à capital da Andaluzia. Portugal muçulmano era uma parte consubstancial do al-Andalus. As fronteiras entre a Espanha muçulmana e os reinos cristãos do norte mudaram ao longo dos séculos. Durante o califado chegaram ao Douro, mas no período Almoada já estavam a sul do Tejo. Nada separava as áreas do al-Andalus que mais tarde se tornaram parte de Portugal.A rota estrutura uma narrativa baseada numa herança cultural comum a Portugal e Espanha, tendo na sua origem a convicção de que as rotas culturais são um elemento fundamental na construção de uma relação de benefícios mútuos entre cultura e turismo. Este trabalho resulta de uma estreita colaboração com a Fundação Pública Andaluza- El Legado Andaluzi, no período de 2013 a 2018 , e discute boas práticas com vista ao desenvolvimento de rotas turísticas e culturais.
- Coimbra as a literary tourism destination: landscapes of literaturePublication . Quinteiro, Sílvia; Gonçalves, Alexandra; Carreira, VivinaLiterary tourism is commonly recognised as a part of cultural tourism (Baleiro and Quinteiro, 2018; Hoppen, 2011; Magadán Díaz and Rivas García, 2011, Richards, 1996, Robinson and Andersen, 2002) or of heritage tourism (Squire, 1996; Herbert, 2001). Butler (2000: 360) has defined literary tourism as “the form of tourism in which the primary motivation for visiting specific locations is related to interest in literature”. Along the same lines, literary tourism has been defined as the practice of visiting places associated with writers and their texts (Watson, 2009) and as a form of tourism which is “associated with places celebrated for literary depictions and/or connections with literary figures” (Squire, 1996: 119). That is, practicing literary tourism means travelling to the places of literature, i.e. the “literary places” (Herbert, 2001) associated with authors’ biographies and their works.
- The delphi technique applied to urban and cultural tourism research in the AlgarvePublication . Gonçalves, AlexandraO turismo urbano é hoje uma actividade económica e social principal, e a componente cultural das cidades é um dos factores principais para a atracção de visitantes. O presente trabalho resulta da investigação desenvolvida no mbito da dissertação de mestrado que estabeleceu como bjectivos principais avaliar a importância do turismo cultural nas cidades de Faro e Silves, numa abordagem pela oferta, e propor ormas de prever o desenvolvimento das actividades associadas a esse tipo de turismo para o futuro. A “tranversalidade” do conhecimento ligado ao turismo, e as dinâmicas que pode criar, tornam o turismo, uma das actividades mais difíceis de quantificar e avaliar. A investigação desenvolvida pode ser traduzida numa abordagem integradora do conceito de património cultural e de turismo urbano, domínios que até recentemente têm permanecido separados. A utilização de vários métodos de investigação de forma complementar – entrevistas de grupo, método Delphi e estudo de caso – revelou-se um ponto forte da metodologia adoptada. Por outro lado, como será demonstrado, a técnica Delphi, ainda que tenha revelado algumas dificuldades na sua aplicação, e não se constituindo como um instrumento de decisão principal, nem tendo sido com frequência utilizado no turismo, demonstrou-se muito adequado para o tratamento de informação qualitativa. Assim, apresentam-se as principais técnicas de investigação utilizadas na nossa pesquisa e analisam-se os vários métodos disponíveis à investigação em turismo. Alguns dos resultados adquiridos serão também sumariados nos estudos de caso, demonstrando o potencial que a utilização conjunta de vários métodos de pesquisa trouxe para a resposta aos objectivos propostos.
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