Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 31
  • F-Quadratic
    Publication . Conceição, Ana C.; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, Cristina
    F-Quadratic is a F-Tool (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105), that is, a visual, dynamic, and interactive teaching tool that allow to explore in an innovate fashion some of the main concepts within precalculus and differential calculus at the secondary and university levels (available in the CDF format).
  • F-Linear
    Publication . Conceição, Ana C.; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, Cristina
    F-Linear is a F-Tool (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105), that is, a visual, dynamic, and interactive teaching tool that allow to explore in an innovate fashion some of the main concepts within precalculus and differential calculus at the secondary and university levels (available in the CDF format).
  • F-Cosine
    Publication . Conceição, Ana C.; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, Cristina
    F-Cosine is a F-Tool (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105), that is, a visual, dynamic, and interactive teaching tool that allow to explore in an innovate fashion some of the main concepts within precalculus and differential calculus at the secondary and university levels (available in the CDF format).
  • F-Exponential
    Publication . Conceição, Ana C.; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, Cristina
    F-Exponential is a F-Tool (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105), that is, a visual, dynamic, and interactive teaching tool that allow to explore in an innovate fashion some of the main concepts within precalculus and differential calculus at the secondary and university levels (available in the CDF format).
  • F-Sine
    Publication . Conceição, Ana C.; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, Cristina
    F-Sine is a F-Tool (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105), that is, a visual, dynamic, and interactive teaching tool that allow to explore in an innovate fashion some of the main concepts within precalculus and differential calculus at the secondary and university levels (available in the CDF format).
  • F-Logarithm
    Publication . Conceição, Ana C.; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, Cristina
    F-Logarithm is a F-Tool (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105), that is, a visual, dynamic, and interactive teaching tool that allow to explore in an innovate fashion some of the main concepts within precalculus and differential calculus at the secondary and university levels (available in the CDF format).
  • Wolfram | Alpha: uma ferramenta de aprendizagem ativa em Cálculo I
    Publication . Conceição, Ana C.; Fernandes, Susana
    O motor de conhecimento computacional Wolfram|Alpha, desenvolvido pela Wolfram Research, é uma ferramenta dinâmica e interativa, de acesso livre e manuseamento intuitivo, que explora tópicos de várias áreas do conhecimento. Estas características facilitam a sua utilização no ensino e propiciam a criação de um contexto de aprendizagem ativa em sala de aula. O Wolfram|Alpha foi utilizado, no ano letivo 2013/14, em aulas de Cálculo I, disciplina transversal a diversos cursos de ciências naturais na Universidade do Algarve, com o objetivo de consolidar conteúdos programáticos adquiridos durante o ensino secundário e de tornar mais interessante a aquisição de novos conceitos matemáticos nas áreas do Pré-Cálculo e do Cálculo Diferencial. Com o propósito de recolher e analisar as opiniões dos alunos sobre a importância da utilização do Wolfram|Alpha como instrumento de aprendizagem em Cálculo I foi elaborado um questionário e recolhidas as opiniões dos alunos matriculados na respectiva unidade curricular e que se submeteram à avaliação.
  • Prática pedagógica em Engenharia Informática: análise da utilização do Wolfram|Alpha
    Publication . Martins, Paula Ventura; Conceição, Ana C.
    A utilização em sala de aula do motor de conhecimento computacional Wolfram|Alpha, desenvolvido pela Wolfram Research, permite uma abordagem interativa e dinâmica no ensino de conceitos e propriedades fundamentais nas áreas do Cálculo Diferencial e do Cálculo Integral, proporcionando um contexto de ensino-aprendizagem onde alunos e professores são igualmente convidados a contribuir. Sendo uma ferramenta de acesso livre decidiu-se aplicar em aulas de Análise Matemática para alunos inscritos numa licenciatura em Engenharia Informática com o objetivo de consolidar conteúdos programáticos adquiridos, em outras unidades curriculares da mesma área científica, e de tornar mais interessante a aquisição de novos conceitos matemáticos.
  • Factorization algorithm for some special non-rational matrix functions
    Publication . Conceição, Ana C.; Kravchenko, Viktor; Pereira, José; Ball, J. A.; Bolotnikov, V.; Helton, J. W.; Rodman, L.; Spitkovsky, I. M.
    We construct an algorithm that allows us to determine an effective generalized factorization of a special class of matrix functions. We use the same algorithm to analyze the spectrum of a self-adjoint operator which is related to the obtained generalized factorization.
  • Software educativo em pré-cálculo e cálculo diferencial
    Publication . Conceição, Ana C.
    O conceito F-Tool foi desenvolvido em 2012 com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem interativa em pré-cálculo e cálculo diferencial. Em particular, é possível explorar de forma integrada as noções de domínio, contradomínio, existência de zeros, existência de extremos e de pontos de inflexão, invertibilidade, derivabilidade, reta tangente ao gráfico num ponto, simetrias em relação aos eixos e à origem. A utilização dos aplicativos computacionais associados a este conceito motivou a adaptação de alguns elementos de avaliação, permitindo a inclusão de questões com caráter mais conceptual e desviando um pouco o foco da mera aplicação mecânica de fórmulas e do simples cálculo numérico (para uma geração dependente da máquina de calcular).