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- A construção do folclore em AltePublication . Raimundo, Helder FaustinoO artigo pretende mostrar o processo de construção da dinâmica do folclore na aldeia de Alte, no concelho de Loulé. Esse processo é marcado pelo contexto histórico e social da aldeia, desde o princípio do século XX, e assume particular relevo com o designado concurso da Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, realizado em 1938 pelo Estado Novo, através do SPN. A criação do Grupo Folclórico de Alte é a marca institucional da ideologia da cultura rural, o qual, por meio das suas danças, músicas e trajes assume o papel de repositório totalizador da cultura popular. As encruzilhadas das dinâmicas sociais e políticas não deixam de se imiscuir no grupo, enquanto arena de luta de gostos e de classes, obrigando a momentos de construção e desconstrução ideológica e de poder nas suas performances e objectivos.
- Música tradicional no Algarve: abordagem e análise comparativaPublication . Raimundo, Helder Faustino; Vieira, DanielA partir da experiência acumulada ao longo de uma dezena de anos, na recolha de lições de música tradicional em vários concelhos do Algarve, reflecte-se a sua importância no contexto da etnomusicologia e do folclore do país.
- Operárias no caminho da emancipação social contra a exploração e o estado. O caso da Comissão de Trabalhadores da conserveira Júdice Fialho.Publication . Raimundo, Helder Faustino; Alves, Natália; Cavaco, Carmen; Guimarães, Paula; Marques, MarceloEste artigo reflete sobre os processos educativos populares, desenvolvidos em contexto de crise do estado e suportados por uma dinâmica de transformação social revolucionária. O contexto de análise empírica é focalizado numa empresa da indústria conserveira sedeada em Portimão. O contexto histórico reporta-se ao período revolucionário vivido em Portugal entre o 25 de abril de 1974 e as eleições para a Assembleia da República em abril de 1976. Constituindo um estudo de caso, válido ‘per si’, os procedimentos metodológicos assentaram no uso das técnicas da pesquisa documental e da entrevista profunda, privilegiando os atores que o vivenciaram e que, de forma interpretativa, testemunham a sua leitura atual dos processos e das aprendizagens alcançadas. Estes processos de educação, desenvolvidos pelos operários e trabalhadores neste período, denunciam a construção de uma aprendizagem coletiva, assente no reforço dos seus saberes da vida e do trabalho, almejando uma intervenção mais participativa nos mecanismos da governação e da gestão política. Para isso socorreram-se da organização de instrumentos de poder coletivo, inerentes à história do movimento operário, como as comissões de trabalhadores, com critérios de democraticidade de base, transparência e comunhão coletiva. Quase sempre, esta estrutura se confrontou direta e frontalmente com a administração patronal e, mais tarde, com os peritos de gestão governamental, durante a intervenção estatal na empresa. Este processo foi também vivido contra a visão controladora e corporativa do sindicato local conserveiro, controlado por burocracias sindicais, ou mesmo fugindo às tentativas de manipulação das organizações partidárias.
- Casimiro de Brito e o "Movimento Prisma", em LouléPublication . Raimundo, Helder FaustinoO artigo analisa o percurso inicial do poeta Casimiro de Brito como mentor e organizador do chamado Movimento Prisma e do suplemento cultural "Prisma de Cristal", publicado no semanário «A Voz de Loulé», entre 1956 e 1959.
- Contributos operários para a educação popular em Portugal. O caso da Fábrica de Conservas S. Francisco, da empresa Júdice Fialho, em PortimãoPublication . Raimundo, Helder FaustinoEste artigo debruça-se sobre o período histórico do pós revolução de abril de 1974, a abril de 1976, usando como quadro concetual a noção de educação popular e como contexto empírico a fábrica de conservas “S. Francisco” da empresa Júdice Fialho, localizada na cidade de Portimão. Pretende abrir algumas ideias para perceber de que forma o operariado se organizou em comissões de base, para lutar em defesa de melhores condições de vida e de trabalho. Pretende, ainda, compreender os mecanismos usados para desenvolver um processo educativo de aprendizagem autónoma e emancipatória relativa ao trabalho e à vida social.
- Encruzilhadas do desenvolvimento comunitário. Memória social numa aldeia do barrocal do Algarve (Portugal)Publication . Raimundo, Helder Faustino; Gonçalves, José AlbertoA dissertação toma como base os conceitos operativos de cultura, de identidade e de tradição como instrumentos para perceber os processos de reconfiguração da memória social numa aldeia rural do Algarve. Tendo presente a polissemia das categorias comunidade e desenvolvimento, partimos para a compreensão dos processos de reconstrução das memórias sociais, da redefinição das identidades locais e da destradicionalização dos objetos e sujeitos, na arena reencenada do desenvolvimento comunitário.
- Os educadores comunitários, a globalização e a felicidade. Afinal o que temos a ver com isto?Publication . Raimundo, Helder FaustinoA partir de diversos projectos e experiências de educação comunitária, desenvolvidos em meio rural, piscatório ou urbano, no contexto das dinâmicas do Algarve, reflecte-se sobre as funções e os valores dos educadores comunitários.
- O plano museológico do concelho de Loulé. O exemplo do Polo Museológico dos Frutos Secos.Publication . Raimundo, Helder FaustinoEm 1991 é estabelecido o Plano Museológico do concelho de Loulé, a partir de uma proposta discutida em reunião aberta com associações locais, investigadores e outros interessados. Desde aí, o Museu Municipal de Loulé tem desenvolvido esforços concertados com muitos actores locais, públicos ou privados no sentido de concretizar a instalação de uma rede de pólos museológicos diversificados – mas complementares – que permitam uma interpretação cultural do rico património do concelho.
- O Gabinete de Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal de Loulé: uma experiência lida à luz do conceito de desenvolvimento localPublication . Raimundo, Helder FaustinoO presente texto é uma tentativa de sistematização da experiência do Gabinete de Desenvolvimento Rural, da Câmara Municipal de Loulé, que funcionou entre os anos de 1990 e 1995. Em Portugal ainda são raras as sistematizações de experiências práticas enquadradas no âmbito do desenvolvimento rural. Por um lado, devido ao facto de as práticas de desenvolvimento rural serem recentes no nosso país; por outro lado, porque decorrendo do factor anterior, se acentua a tentação do voluntarismo que promove a acção em detrimento da reflexão.
- O impacto do romanceiro do Algarve no contexto português e peninsularPublication . Raimundo, Helder FaustinoTendo como base o Projecto de Recolha de Literatura Oral Tradicional no Algarve, em particular o registo de espécimes do romanceiro tradicional, salienta-se a presença na nossa região de antigas e valiosas versões ditas e cantadas, apresentando-se alguns exemplos/tipo.