Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Sapucaia Rocha Rocha, Rosimária

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Artefactos à Distância: A nova média-arte em tempos de pandemia 2020
    Publication . Sapucaia, Rosimária; Canossa, Hugo; Silva, Bruno Mendes da
    COVID-19, Pandemia, Confinamento e Lives são algumas das palavras de destaque de 2020. Tendo em vista os impactos vividos em todo o mundo com a nova “normalidade” surgida após o Coronavírus, este artigo traz uma reflexão sobre a utilização da tecnologia em tempos de pandemia. São retratados conceitos como a nova media-arte, net art, artefacto e redes sociais. São apresentadas ao longo do texto as reinvenções artísticas baseadas em “Artefactos à Distância”, que por sua vez (re)criam novas forma de produção e difusão das instalações, intervenções e performances. Busca-se repensar sobre as lives streams, as apresentações dos artefactos em tempos de pandemia e a instalação “Pandemicz Visualz Show (On &) Off”, realizada a partir de casa e transmitida em direto para as redes sociais e uma plataforma de vídeo em grupo. Abordamos o processo artístico envolvido na sua criação e os conceitos e noções referentes ao artefacto computacional, aliando, desta forma, a prática artística e a investigação teórica.
  • Assum Livre: Do ecrã-gaiola para o mundo existencial
    Publication . Sapucaia, Rosimária; Canossa, Hugo; Silva, Bruno Mendes da
    A proposta artística “Assum livre” consiste numa performance que é resultado da hibridização das instalações “Quintal dos Sons” e “Clash (and dance) Yourself”, que fazem parte das teses de doutoramento em Média Arte-Digital em andamento. Tem como objetivo principal refletir sobre a experiência do confinamento / desconfinamento nos tempos da pandemia em 2020. A performance baseia-se na transmissão de um vídeo gravado com a autora / cantora a interpretar parte da canção “Assum preto” simultaneamente com a interpretação ao vivo de outras partes da música, que alternam a apresentação da totalidade da letra. Teremos a materialização da performer, da gravação / vídeo à existência real. Como cenário temos a natureza enquanto projeção da “liberdade”, o habitat natural outrora ameaçado pela intervenção humana.
  • Paisagens sonoras: o cotidiano nas poéticas da contemporaneidade
    Publication . Sapucaia, Rosimária
    Paisagens sonoras são retratos radiográficos do local onde se inserem, contam histórias do ambiente e dos seres que o povoam. Através delas, podemos constatar uma abertura para um novo mundo de sons, ruídos e silêncios, e, consequentemente para outras atitudes de escuta que lançaram autores e compositores em encontros inusitados “possibilitando tanto o desvelamento de outras escutas e materialidades sonoras, quanto à formalização de novos procedimentos e poéticas composicionais”. (Santos, 2013). No decorrer do artigo, são apresentados conceitos sobre Poéticas do Cotidiano e Paisagens sonoras, com o objetivo de refletir sobre o cotidiano, onde se se revelam as diversas atividades artísticas e práticas sociais que são exercidas. A busca por uma nova forma de escuta e reflexão sobre todos os sons, transformam as obras artísticas, que utilizam as paisagens sonoras, em poéticas cotidianas e importantes fontes culturais na contemporaneidade. É no instante das rupturas do cotidiano que se instaura a inventividade, o atrevimento, a criatividade e a transgressão; na desordem realinham-se novas criações. Assim, para além da obervação dessas poéticas, são apresentadas de modo qualitativo, instalações sonoras que abordam narrativas atuais por meio de paisagens sonoras, entre elas: Quintal dos Sons (2019); La Selva74 (2004); Caminho das Águas (2015), Acousmatic Park (2016) e Partituras e Objectos (2021).
  • Quintal dos sons: a bridge between Porto and the Vale do Jequitinhonha
    Publication . Sapucaia Rocha Rocha, Rosimária
    The article describes a sound installation developed in the doctoral in Digital Media Art (2022). "Quintal dos Sons" aims to reflect on contemporary sounds, inviting participants to interact with sounds triggered by proximity sensors. The research combines artistic practice and theoretical investigation, using the Arts-Based Research methodology. The sounds in the installation reflect the concept of Soundscapes, encompassing sounds of nature and sounds produced by humans, exploring the extremes of contemporary life. In the development of artistic work, we include sound mapping and observation of urban spaces, using technology in recording soundscapes and constructingthe artifact. The sonic narrative spans from the first sounds of human birth to the connection with nature, urban noises, and traditional songs of the Jequitinhonha Valley. The metaphor of the backyard and the image of the bridge, like Porto-Portugal and Almenara-Vale do Jequitinhonha-MG, are crucial elements in the creative process, reflecting the life of the author and the communities. The article concludes by emphasizing the importance of musical activity as inherently human, associating geographical experiences with cultural and physical heritage, and serving as a test substrate for scientific-artistic sound activities.