Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Mendonça Seabra da Silva Andrade de Carvalho, Ana Alexandra

Search Results

Now showing 1 - 10 of 40
  • O jogo do desejo: retórica e comunicação amorosas na obra de Claude Crébillon
    Publication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de; Rodrigues, Urbano Tavares; Brilhante, Maria João
    No final deste trabalho, julgamos ter mostrado que Claude Crébillon reconquistou o respeito e a admiração que lhe eram devidos, tornando-se num dos nomes maiores da Literatura Francesa, ao lado de Marivaux. Prévost ou Laclos. Por um lado. através de uma análise lúcida, minuciosa e distanciada, o Autor desmascara os jogos estratégicos e tácticos da esgrima argumentativa e linguística do código retórico-comunicacional do discurso amoroso, nas suas diversas tonalidades, cambiantes e falsidades, vigente no microcosmo sociocultural aristocrático da Regência e do reinado de Luís XV. Por outro, a estrutura sintáctica, aparentemente tortuosa e labiríntica, da sua frase, tão criticada por alguns dos seus contemporâneos, sobretudo nos últimos romances, adequase. de forma exemplar, à análise psicológica, como o demonstrou Bemadette Fort (1978), seguindo os meandros da consciência e pondo a nu as complexidades, as hesitações, as contradições e as máscaras hipócritas do desejo de sedução em jogo nos conflitos entre "coeur", "esprit" e "sens". Esta análise psico-socio-Iinguística do jargão amoroso revela, de modo subtil e irónico, as máscaras da hipocrisia galante, as armas de sedução libertina, mas também as armadilhas que ameaçam a paixão quando esta confia em tal código.
  • Claude Crébillon e a reinvenção da cortesia
    Publication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de
    Neste estudo, sintetizamos o modo como Claude Crébillon (1707-1777) se faz herdeiro da cortesia enquanto código retórico-amoroso que pontifica no discurso literário francês desde as suas origens trovadorescas, a molda e a reinventa, tendo em conta o contexto da libertinagem galante que caracteriza o seu tempo.
  • Topique(s) du public et du privé dans "Les Lettres Athéniennes" de Claude Crébillon: libertinage et roman épistolaire
    Publication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de
    Lorsque Claude Crébillon publie son dernier roman en 1771, Lettres athéniennes, il y remploie, quoique d’une façon esthétiquement encore plus complexe et élaborée, tous les topoї concernant le langage galant au service du libertinage et la convention de la fiction de l’authenticité du roman épistolaire, tellement à la mode chez les lecteurs de son temps.
  • O sedutor e o seu público: poéticas da persuasão libertina em "The Fortunate Foundlings" de E. Haywood e "Les Heureux Orphelins" de Crébillon
    Publication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de
    A temática geral aqui proposta, “Poéticas da Persuasão”, trouxe-me à memória dois romances europeus de Setecentos esquecidos, ou mesmo desconhecidos da grande maioria do público leitor contemporâneo. Refiro-me, por um lado, a The Fortunate Foundlings, publicado anonimamente em Londres por T. Gardner em 1744, mas cedo atribuído à sua autora, a escritora prolífica e bem sucedida Elisabeth (ou Eliza) Fowler Haywood (1693?-1756) e, por outro, a Les Heureux Orphelins, Histoire imitée de l’Anglais, publicado dez anos mais tarde em Bruxelas pelos irmãos Vasse (romance em quatro partes, supostamente a tradução de uma obra inglesa não referenciada mas que o século XX identificou como tratando-se, afinal, dos Fortunate Foundlings). As duas primeiras partes surgem sob anonimato, mas as terceira e quarta são assinadas pelo verdadeiro autor do conjunto, o romancista francês Claude Prosper Jolyot de Crébillon (1707-1777).
  • Fantástico e onírico em Urbano Tavares Rodrigues: o caso de "Filipa Nesse Dia”
    Publication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de
    No romance Filipa Nesse Dia de Urbano Tavares Rodrigues, o funcionamento dos elementos insólitos (sejam eles reais, sobrenaturais, sonhados ou imaginários) prenuncia o desfecho trágico, evocando a simbologia iniciática do conto maravilhoso e fazendo com que a personagem e o leitor hesitem entre a sua natureza real ou fantasmagórica (sendo que este fantasma tanto pode ser sobrenatural como onírico, fruto do sonho ou da alucinação). O romance instaura esta ambiguidade interpretativa desde o início, mantendo-a até ao fim.
  • A metamorfose em Claude Crébillon
    Publication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de
    Neste artigo, estudaremos os sentidos da metamorfose em quatro narrativas de Claude Crébillon: Le Sylphe, ou Songe de Madame de R*** écrit par elle-même à Madame de S*** (1730); L’Écumoire ou Tanzaï et Néadarné. Histoire japonoise (1734); Le Sopha. Conte moral (1742); e Ah Quel Conte! Conte politique et astronomique (1754). Enquanto contista, o autor recupera e transforma um vasto fundo cultural onde se cruzam as diferentes tradições associadas ao maravilhoso. Os vários sentidos da metamorfose serão aqui considerados quer enquanto processo estético-literário problematizador do exotismo maravilhoso na literatura coeva, quer como um meio lúdico e transgressor de criticar tanto a moral e os costumes excessivamente hedonistas, como as manobras do poder político. Assim, nestas obras, o processo da metamorfose está ao serviço da visão crítica sobre a literatura e a sociedade que caracteriza a poética de Crébillon.
  • Retóricas do jogo da sedução amorosa: Crébillon e a tradição
    Publication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de
    O texto que aqui se apresenta constitui uma síntese dos principais traços caracterizadores, em nosso entender, dos diferentes códigos retórico-amorosos que pontificam no discurso literário francês, das suas origens até ao século XVIII libertino, nomeadamente no que diz respeito ao modo como um importante romancista de Setecentos, Claude Crébillon, se faz herdeiro dessa tradição retórico-poética...
  • Aventuras d' escrita(s). Estudos de poética e retórica
    Publication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de; Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de
    Aventuras d’escrita(s). Estudos de Poética e Retórica tem uma primeira parte que gira em torno de aspectos de teorização literária e de retórica, cujo título – Revisitando os séculos XIX-XX, deixa perceber um regresso parcial ao passado da teorização retórico-literária, marcado pelas experiências e visões pessoais dos dois autores deste livro. Depois de um capítulo inicial de autoria conjunta, em que se apresenta uma breve sinopse dos estudos literários no período referido, surge um capítulo sobre a narratologia francesa, da responsabilidade de Ana Alexandra Seabra de Carvalho, seguindo-se-lhe um terceiro capítulo sobre o percurso de três teóricos franceses marcado entre a fase do desejo de cientificidade e a fase do problema da interpretação, da responsabilidade de João Carlos Firmino Andrade de Carvalho, que é ainda o autor do capítulo final sobre as marcas da retórica, da poética e da simbólica nos lugares de intersecção da arte e da ciência. Numa segunda parte (toda da responsabilidade de Ana Alexandra Seabra de Carvalho), intitulada Aventura no País do Romance, surgem estudos sobre estratégias de persuasão e sedução romanescas, sobre a auto-reflexividade e sobre a problematização dos códigos narrativos no romance clássico francês (embora não exclusivamente). Numa terceira e última parte (toda da responsabilidade de João Carlos Firmino Andrade de Carvalho), intitulada Aventura da Escrita / Escrita da aventura, surgem estudos diversos sobre a tipologia do Encontro Civilizacional e construção das identidades europeias, no âmbito da literatura de viagens dos séculos XVI, XVII e XVIII; sobre manifestações exóticas e teratológicas e sua retórica; sobre a retórica de discursos e saberes tipologicamente diferenciados (exemplo: discurso literário e discurso científico).
  • O metatexto prefacial e a retórica da autenticidade no romance epistolar francês (das "Lettres Portugaises" a "Les Liaisons Dangereuses")
    Publication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de
    No dealbar do Terceiro Milénio, era da Comunicação à escala global, verifica-se o incontestável regresso, reformulado e revigorado, dessa velha senhora chamada Retórica, disciplina de grande utilidade em vários domínios onde impera a força persuasiva da palavra, nomeadamente no campo dos Estudos Literários.
  • Claude Crébillon: a sedução do romance
    Publication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de
    A escolha da temática deste I Colóquio de Literaturas Românicas colocou-o "sob o signo do Jogo", ou melhor, do "Jogo no Jogo", sugerindo, à partida, três pistas interpretativas, possíveis entre muitas outras: divertimento, experimentalismo, problematização do literário.