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- Doutoramento Honoris Causa: PepetelaPublication . Guerreiro, J.; Silva, António Correia e; Santos, Artur Carlos Mauricío Pestana dosTocou-me vivamente o gesto da Universidade do Algarve, ao se lembrar de me outorgar o título de Doutor Honoris Causa. Compreendo o gesto como vontade de homenagem que ultrapassa o próprio homenageado, mas também e principalmente visa uma literatura e uma nação, a angolana. Porque muito dificilmente se separará a obra e a vida de um escritor da história e cultura do seu povo. Agradeço profundamente a ideia desta celebração, que muito me honra e quero pois dedicá-la, com vossa permissão, ao povo angolano. Dedico-a também à minha mãe, que, como verão em seguida, teve um papel decisivo no meu percurso e à minha mulher, Filomena, infelizmente ausente nesta ocasião, responsável pelo menos por metade daquilo que tenho produzido. Agradeço também as generosas palavras de apresentação do Magnífico Reitor da Universidade de Cabo Verde, o Professor António Correia e Silva. No meu fraco entender, considero que um ficcionista deve contar preferentemente estórias e não falar ou escrever sobre aquilo que é o seu trabalho íntimo, talvez o mais íntimo dos trabalhos humanos. Chamemos discrição ou suma vaidade a este cuidado de não revelar intimidades. Há porém escritores, também especialistas em teoria literária e que, sem cair em esquizofrenias, conseguem analisar, ponderar e divulgar aquilo que vão descobrindo nos textos ditados pela sua própria imaginação (alguns denominam subconsciente). Admiro a sua capacidade e até ousadia de exposição, mas sou incapaz de os seguir. Da mesma maneira, não sou capaz de escrever mais de dez linhas sobre o trabalho de outro escritor sem começar a contar estórias que a meus olhos melhor o definem em contraposição às analíticas palavras habituais.
- Plano de mobilidade sustentável de Loulé: propostasPublication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, CelesteApresenta-se o Plano de Acções do Plano de Mobilidade Sustentável de Loulé, em que se individualiza e caracteriza cada uma das acções estabelecidas no cenário intermédio. Por confronto com os tempos de execução previstos para cada acção, e apoiados na apreciação feita ao resultado esperado das consideradas prioritárias, foram desenvolvidos estudos prévios ou produzidas avaliações qualitativas, que permitiram elaborar o conjunto de propostas em diferentes áreas de intervenção. No final, identificam-se as principais medidas que se recomendam adoptar na área do urbanismo.
- Plano de mobilidade sustentável de Loulé: relatório de diagnósticoPublication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, CelesteProcede-se ao diagnóstico dos padrões de mobilidade na cidade de Loulé, à caracterização da rede viária, do parque automóvel e dos modos suaves. O automóvel domina no espaço urbano. Ocorrem insuficiências ao nível das ciclovias e dos espaços pedonais.
- Estudos I - Faculdade de Economia da Universidade do AlgarvePublication . Covas, António; Cândido, Carlos; TRIGUEIROS, DUARTE; Rebelo, Efigénio; Silva, João Albino; Guerreiro, J.; Rodrigues, Paulo M. M.; Nunes, RuiPublicação da produção científica da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.Os artigos que constam desta edição abrangem muitos temas com actualidade nos campos científico e da política económica e empresarial.
- Tourism growth and regional resilience: the "beach disease' and the consequences of the global crisis of 2007Publication . Romão, João; Guerreiro, J.; Rodrigues, Paulo M. M.As a consequence of the international financial crisis in 2007, the region of Algarve, where tourism plays an important economic and social role, suffered a decrease in tourism demand, while unemployment increased sharply. Although tourism activities registered a quick recovery, unemployment levels continued to grow. This article examines the impacts of tourism activities on the sectorial structure of the regional economy, using a Bayesian vector autoregressive model. The results reveal that tourism growth did not automatically create the expected positive impacts on the economic performance of the other sectors, as was expressed by the objectives defined in the regional development strategies over the last two decades. The positive impacts of tourism were concentrated in the production of non-tradable goods and the construction sector, leading to a significant reduction of the weight of the tradable sector within the regional economy, similar to a process of deindustrialization described as the Dutch disease'. The decline of construction activities after 2007 has led to a significant increase of regional unemployment, although tourism growth has returned to pre-crisis' levels, revealing the lack of regional resilience.
- O Algarve, região frágil e dependentePublication . Guerreiro, J.O desenvolvimento do Algarve tem sido fortemente condicionado nos últimos anos pela política regional comunitária. A fragilidade da estrutura económica regional e a multiplicação de centros de decisão externos com crescente influência, particularmente nos domínios da turismo e lazer, têm inibido a definição de uma estratégia de desenvolvimento capaz de projectar a região para níveis de desenvolvimento convergentes com as regiões comunitárias do Norte da Europa. A evolução da política regional europeia tem revelado, entretanto, elementos perversos, confirmando que ela por si só não assegura uma inflexão nas tendências pesadas das regiões periféricas. Após breve ilustração dos efeitos destes mecanismos, aponta-se para um conjunto de eixos de desenvolvimento de base territorial abrangendo a definição concertada de estratégias, a promoção de parcerias, a valorização integrada da estrutura urbana, a qualificação dos recursos humanos, a preservação do ambiente e do património como elementos determinantes capazes de reorientarem o Algarve para percursos inseridos na sociedade da informação e na economia baseada no conhecimento.
- Public policies for the promotion of horticulture: the case of Algarve´s citrus.Publication . Madeira, Emília; Guerreiro, J.; Carvalho, AgostinhoThis research approaches some factors that have been affecting the competitiveness faced by the Algarve’s citrus culture since the European Single Market came into force and before a more and more global economy. As it is already known, in a global economy any competitive strategy must have underlying quality(ies). These are understood as the capacity to satisfy the market considered as a whole of the main types of agents at the different levels of Algarve’s citrus system. So, the main object of this work is to identify eventual (technical and institutional) mal-functions concerning the Algarve citrus system, that can fail either directly or indirectly to meet the principal clients/consumers’ expectations. The study took into account the general context where the Algarve’s citrus culture is inserted. The aim is to identify the constraints faced by the sector in order to understand the main clients, suppliers and competitors’ behaviours. The results have allowed us to characterize the quality attributes considered as determinants when the citrus fruits are acquired, namely the Algarve’s citrus, by the national consumers as well as by the main distribution channels, in case they are presented in the market as differentiated or undifferentiated. The facts identified in the empirical research indicate that limitations of technical and institutional order can make unfeasible or strongly condition the capacity of the Algarve citrus culture (production subsystem) to meet the market requirements. The conclusions reached for the development of the Algarve citrus culture, were based on Hayami and Ruttan´s “induced technical and institutional innovation” theory (1998). We think we have given a contribution towards the definition of strategies for the Algarve’s citrus culture development, bearing in mind both the market and the available resources.
- Plano de mobilidade sustentável de Faro: relatório de objectivos e conceito de intervençãoPublication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, CelesteEste relatório apresenta os objetivos e o conceito de intervenção do Plano de Mobilidade Sustentável de Faro. Tendo como referencial de enquadramento um conjunto de documentos europeus e nacionais de publicação recente, estabelecem-se princípios e estratégias convergentes para uma mobilidade sustentável e definem-se os objectivos gerais. Apresentam-se três cenários alternativos, em cuja explicitação se recorre às diferentes áreas de intervenção, distinguindo-se cada um deles pelos níveis de acentuação das acções previstas em cada domínio.
- Os planos de mobilidade sustentável de Faro e LouléPublication . Gameiro, Celeste; Pires Rosa, Manuela; Teixeira, Vitor; Guerreiro, J.No âmbito do Projecto Mobilidade Sustentável elaborou-se em Portugal, entre 2006 e 2008, de forma quase massiva, sinergética e muito criativa, quarenta Planos de Mobilidade Sustentável (PMS). Este Projecto envolveu três Ministérios e foi coordenado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pelo Centro de Sistemas Urbanos e Regionais (CESUR) da Universidade Técnica de Lisboa. O Projecto da Mobilidade Sustentável interveio ao nível da mobilidade urbana, em articulação com as vertentes ambiental, social e económica e do qual resultou os quarenta Planos de Mobilidade Sustentável e um Manual de Boas Práticas. Otrabalho ficou concluído em meados de 2008, fruto de um acordo tripartido entre a APA, um centro de investigação (entre quinze centros Universitários e Politécnicos e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil) e a respectiva Câmara Municipal. Auniversidade do Algarve colaborou na realização dos Planos de Mobilidade de Faro e Loulé. Pretende-se com a presente comunicação apresentar a metodologia de trabalho seguida e os principais resultados dos três relatórios: Relatório de Diagnóstico, Relatório de Objectivos e Conceito de Intervenção e Relatório de Propostas. As orientações estratégicas de âmbito Europeu, Nacional e Regional, bem como a Visão Estratégica das Cidades, incorporada pelas equipas de trabalho, influenciaram os Objectivos Globais e Específicos apresentados para cada Plano. Para a prossecução destes, foram propostas diferentes áreas de intervenção que embora ligeiramente distintas nos dois Planos, fruto de diferentes realidades e diferentes formas de actuação, dizem respeito ao Urbanismo, Transportes Públicos, afectação do Espaço Público aos diferentes modos de transporte, Estacionamento e Circulação Automóvel, Redes Cicláveis e Pedonais e, não menos importante, à Comunicação e Inovação. Defende-se a necessidade e enumera-se as vantagens da criação de cenários, neste caso, o Cenário Tendencial, o Intermédio eoPró-activo bem como do processo interactivo de afectação de acções a cada cenário. Seleccionado o Cenário Tendencial, foi proposto um Plano de Acção para cada PMS, suportado por um conjunto de acções estruturadas em função das áreas de intervenção. Foram elaboradas fichas para cada acção ou «famílias» de acções com aexplicitação dos objectivos, descrição da acção, área e subárea onde se insere, entidades envolvidas, custo económico, inter relações com outras acções, grau de prioridade e indicadores de monitorização. Refere-se o papel da Participação Pública nestes PMS. Na cidade de Faro o envolvimento da população através de quatro Fóruns de Participação Pública, com vantagens na integração de aspirações e necessidades dos cidadãos e entidades, bem como, confirmar acções propostas e suas prioridades, revelou-se um caminho a explorar. De realçar que recorrer a actores locais nas decisões com impacte na mobilidade colectiva é um elemento-chave no desenvolvimento de uma mobilidade urbana que se quer sustentável. As expectativas em relação ao papel do Poder Politico Local no apoio à execução e implementação dos Planos de Mobilidade Sustentável e ao convívio e partilha de saberes entre as várias equipas técnicas envolvidas. Pretende-se, afinal, fazer uma reflexão sobre as potencialidades e as fragilidades desta grande experiência que foi a realização de dois Planos de Mobilidade Sustentável do Distrito do Algarve.
- O sector da construção civil e obras públicas no Algarve: diagnóstico sectorial e abertura à inovaçãoPublication . António, Maria Luísa de Jesus Dias; Guerreiro, J.A inovação tecnológica assume um lugar central no debate sobre a competitividade e desenvolvimento dos sistemas produtivos. Os desenvolvimentos teóricos identificam-na como um fenómeno complexo, multiforme, interactivo e dinâmico, assente num processo moldado pelas especificidades sectoriais.Neste quadro, a questão central que norteou o presente trabalho partiu da percepção que as particularidades de funcionamento e o ambiente institucional e cultural de cada sector influenciam e moldam o processo inovador.