Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Modelos de avaliação de hipotecas comerciais: soluções analíticasPublication . Viegas, Cristina; Pereira, José António de Azevedo; Pimpão, AdrianoO principal objectivo desta tese é o desenvolvimento de uma solução analítica que permita avaliar hipotecas comerciais. Para tal, considera-se a existência de uma única fonte de risco, o risco de incumprimento, e por conseguinte a existência de uma única variável de estado, o valor da propriedade hipotecada. O valor da hipoteca corresponde ao valor actual das prestações futuras do empréstimo deduzido do valor da opção de incumprimento. A maior dificuldade na resolução do modelo reside no cálculo do valor desta opção. A dedução de soluções explícitas, para este tipo de activos financeiros, permite apresentar um processo alternativo de valorização onde a obtenção de resultados, bem como a análise da sensibilidade da variação do preço da hipoteca relativamente à variação de outras variáveis do modelo, se apresenta um processo de rápida resolução, comparativamente com as soluções numéricas. O desenvolvimento destas soluções pressupõe a consideração de um conjunto de pressupostos que nem sempre se encontram completamente alinhados com as características efectivas do activo financeiro alvo de modelação. Este tipo de desfasamento tem sido comum a grande parte da produção teórica desenvolvida no domínio das finanças e, em particular das finanças imobiliárias. Desta forma, este trabalho constitui uma das primeiras abordagens orientadas no sentido do desenvolvimento de soluções analíticas para a avaliação de hipotecas, recorrendo à análise de fluxos contingentes.
- Modelos de avaliação de hipotecas: uma revisão de literaturaPublication . Viegas, Cristina; Pereira, José AzevedoEste artigo analisa os modelos de avaliação de activos hipotecários baseados na técnica de análise de fluxos contingentes. Trata-se de modelos que tendem a considerar duas fontes de incerteza: o risco de taxa de juro e o risco de incumprimento. Tal facto permite-lhes incorporar, em simultâneo, o efeito induzido pela opção de compra americana inerente à possibilidade detida pelo devedor de terminar o contrato antecipadamente, mediante o pagamento do empréstimo, e o efeito induzido pela opção de venda, que corresponde à possibilidade de incumprimento, também detida pelo devedor. A coexistência de ambas as opções e das correspondentes fontes de risco tende a dificultar significativamente o desenvolvimento dos respectivos modelos de avaliação. Esta área de investigação tem sido marcada durante os últimos anos pela emergência de modelos de avaliação mais sofisticados e aproximados da realidade, que tomam em consideração outros aspectos capazes de influenciar a decisão de antecipar o pagamento ou de incumprir, tais como os custos de transacção e outras motivações de natureza não puramente financeira.
- Um modelo de solução fechada para avaliação de hipotecas comerciaisPublication . Viegas, Cristina; Azevedo Pereira, JoséO objectivo deste estudo é o desenvolvimento de uma solução analítica que permita avaliar hipotecas comerciais. Para tal, considera-se a existência de uma única fonte de risco - risco de incumprimento - e por conseguinte a existência de uma única variável de estado - o valor da propriedade hipotecada. O valor da hipoteca corresponde ao valor actual das prestações futuras do empréstimo deduzido do valor da opção de incumprimento. A maior dificuldade na resolução do modelo reside no cálculo do valor desta opção e, por sua vez, no cálculo do valor crítico da propriedade, isto é, do preço fronteira abaixo do qual a opção deve ser exercida imediatamente. Este trabalho constitui uma primeira abordagem ao desenvolvimento de soluções analíticas para a avaliação de hipotecas, recorrendo à análise de fluxos contingentes.