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- A dimensão sensorial das experiências: uma abordagem qualitativa em contextos patrimoniaisPublication . Bender, Ana Carolina; Guerreiro, Manuela; Mendes, JúlioA experiência turística é uma combinação complexa de fatores da qual resulta a formação de uma perceção holística e pessoal. A literatura descreve a experiência em sítios patrimoniais como um processo influenciado pela ação de elementos de natureza cognitiva e emocional do qual resulta a interação entre o indivíduo e o lugar visitado. O significado da visita a um monumento ou sítio histórico é, pois, eminentemente pessoal e está diretamente ligado às suas perceções e motivações enquanto indivíduo, assim como às suas expectativas quanto à experiência que será proporcionada. Além disso, quando um indivíduo explora um lugar, ele o faz através dos sentidos, continuamente influenciados pelo pensamento, pelo ambiente circundante, por experiências anteriores e pela presença de outros indivíduos. É através dos sentidos que os indivíduos assimilam a realidade. Este processo afeta a memória e intenções relativas a comportamentos futuros. A compreensão destes mecanismos é, pois, essencial à oferta de experiências turísticas significativas. Esta pesquisa tem como objetivo explorar a dimensão sensorial da experiência de visita a sítios de património na perspetiva do visitante. O estudo empírico foi realizado no Castelo de Silves, a segunda atração turística mais visitada do Algarve, Portugal. Foi adotada uma abordagem qualitativa e exploratória, tendo sido utilizados dois métodos de recolha de informações junto dos visitantes no monumento: entrevistas semiestruturadas e focus groups. Os dados foram compilados e analisados através da análise categorial e com recurso do software QSR NVivo 12. A análise dos dados permitiu evidenciar os estímulos visuais projetados pelas características físicas próprias do Castelo de Silves dado que revelaram ter um forte impacto na experiência de visita ao monumento. Além disso, esta visita estimula o exercício do imaginário, a construção de imagens multissensoriais, fantasias e respostas afetivas relacionadas ao passado do local. Os resultados obtidos permitem identificar aspetos relevantes à oferta de condições para que os visitantes usufruam de experiências de visita memoráveis, não apenas no caso concreto do Castelo de Silves, mas também com potencial de poderem vir a ser considerados na gestão de outros sítios patrimoniais abertos ao público. Este trabalho vem ainda contribuir para esclarecer o papel da valorização da dimensão sensorial da experiência de visita a sítios patrimoniais e apresenta sugestões relevantes para a gestão do palco onde decorre a experiência turística. Além disso, dada a escassez de trabalhos especialmente dedicados ao estudo e compreensão da experiência turística em sítios de património, este estudo apresenta contributos ao explorar o papel da dimensão sensorial na construção da experiência de visita a um monumento que se afirma como uma das principais atrações histórico-patrimoniais numa região turística vocacionada para o segmento Sol e Mar.
- Hedonic experiences at heritage attractions: the visitor’s perspectivePublication . Bender, Ana Carolina; Guerreiro, Manuela; Sequeira, Bernardete; Mendes, JúlioPurpose The purpose of this study is to explore the hedonic experience and its formation at heritage attractions. Design/methodology/approach A qualitative and exploratory approach was applied, using data from 21 semi-structured interviews and three in-situ focus groups. Findings Findings highlight that senses, imagery and emotions are stimulated by the physical landscape and by triggers of memorable experiences. Research limitations/implications To further explore this topic, a broader range of heritage attractions and perspectives from the diverse stakeholders involved in the management and consumption of these sites is needed. Originality/value Given the scarcity of research dedicated to the hedonic experience at heritage sites, this study provides a contribution by exploring the visitor's perspective and points out relevant insights. As the hedonic feelings of pleasure, comfort and related affective responses impact the quality of memorable experiences, relevant implications for theory and practice are discussed.