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  • “Animação sociocultural e valorização do património turístico-cultural do Algarve. O caso da Fortaleza de Sagres”
    Publication . Henriques, Cláudia; Pereira, José Dantas Lima; Lopes, Marcelino de Sousa; Maltez, Maria Alexandra
    O turismo cultural tem vindo a ganhar um significado crescente. Em destinos de sol e mar como o Algarve tem havido o reconhecimento crescente da importancia em desenvolver e apostar no património histórico e cultural identitário da região. A Fortaleza de Sagres como icone patrimonial assume neste contexto um papel determinante.
  • Interconnections between the cultural and creative industries and tourism: challenges in four Ibero-American capital cities
    Publication . Henriques, Cláudia; Elias, Silvina Renee
    Purpose - This paper aims to investigate the European and Latin America urban cultural policies that could enhance cultural and creative sustainable tourism products development. Design/methodology/approach - The methodological framework is based on a comparative case study regarding the importance, dynamics and policies associated to cultural and creative tourism in four Ibero-American cities, namely, Brasilia, Buenos Aires, Lisbon and Madrid. Findings - This exploratory analysis underlines the growing importance of cultural and creative tourism in the four capital cities. On one hand, cities reveal different tourism impacts and, on the other hand, they are associated to different cultural and creative sector structures. Cities cultural and creative performance put in evidence that sustainable cities index, global talent competitiveness index and cultural and creative cities monitor, tend to position Madrid in the first place followed by, Lisbon, Buenos Aires and Brasilia. Research limitations/implications - In general, and despite the importance of space in the creative process, there is little research on the geography of the creative industries and there is a lack of cross-country comparative studies so that it is difficult to assess the particularities of each model of creativity. Practical implications - Cities could enhance more efforts in investing, not only in the traditional cultural infrastructures but also on the new forms of culture, new technologies, new makers, new audiences based on their attributes, activities and labels, in a framework of urban sustainable policies based on "innovation," "inclusiveness" and "interconnectivity." Originality/value - The originality of the paper lies in the comparative analysis of four cities based on cultural and creative sector and tourism interconnections. Simultaneously, it lies in an exploratory model application.
  • Hospitality employers and employees' Perceptions regarding Covid-19 support measures: the case of the Algarve region (Portugal)
    Publication . Henriques, Cláudia; Carvalho, Fatima Lampreia
    This paper aims at investigating hospitality employers and employees' perceptions regarding governmental policies and measures implemented during Covid 19 crisis, in the Algarve, one of the most tourist regions of Portugal. The methodological framework is associated with a case study based on a set of 51 interviews to Algarvean hospitality employers and employees. A content analysis of interviews on the effects of the pandemic on hospitality was car- ried using the software QSR NVivo 12. Covid 19 employment impacts were considered as 'very high' and 'high' in the Algarvean hospitality. Portuguese governmental intervention was classified as good, but more support should be enhanced, namely associated with four main policy areas such as 'income-generating support measures', 'cost reduc-tions', 'legal framework', and 'health and safety'.
  • Turismo cidade e cultura: planeamento e gestão sustentável
    Publication . Henriques, Cláudia
    O Turismo Urbano Cultural é um dos sectores mais importantes em ter-mos de expectativas de crescimento económico e de criação de empregos. À medida que processos como a mercadorização e turistificação da cidade e da cultura se desenvolvem e intensificam nas actuais sociedades globais, o turismo vai-se impondo como uma força de mudança determinante no desenvolvimento económico e sócio-urbanístico local. Para as questões e desafios que se colocam há que encontrar soluções que permitam um desenvolvimento sustentado e equilibrado do espaço urbano e do seu aproveitamento turístico. Baseando-se numa estrutura analítica tridimensional onde emergem Turismo, Cidade e Cultura como os três grandes conceitos-chave do Turismo Urbano Cultural, esta obra oferece ao leitor um rigoroso e actua-lizado enquadramento teórico-conceptual sobre o turismo urbano e, mais especialmente, sobre o turismo cultural nos centros históricos das cidades. Equaciona as características específicas e tendências futuras da procura, produto e oferta turísticos, e estabelece a discussão sobre a importância do papel que cabe aos poderes públicos (central e local) no domínio do planeamento e gestão do turismo. No final apresenta e analisa alguns casos de estudo.
  • Turismo sustentável e valorização patrimonial. A (re)construção da viagem filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira – o primeiro naturalista português
    Publication . Henriques, Cláudia
    Neste artigo reflete-se sobre a relação, cada vez mais estreita, entre turismo e cultura. A Viagem Filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira na Amazónia enquanto património identitário de uma região é aqui perspetivada como potencializadora de itinerários turistico culturais.
  • Turismo e património mundial Rio de Janeiro-Lisboa: regularidades urbanas num império comercial
    Publication . Machado, Virgílio; Henriques, Cláudia
    O enquadramento teórico da investigação assume que a produção de um espaço urbano é social, fruto de práticas, comunicações e trocas que pressupõem, reproduzindo, relações de poder. A exploração crescente de minas de ouro no Brasil, ao longo do século XVIII, aportou processos incrementados de partilha e interação entre cidades como Rio de Janeiro, enquanto capital de uma colónia e Lisboa, enquanto capital de um Império, integradas e unificadas em circuitos económicos, comerciais e financeiros. A relevância de padrões uniformes e regulares, comuns na produção do espaço urbano, na localização estratégica de edifícios e na toponímia de ruas nesse espaço político comum na época, questiona a validade de um urbanismo comparativo atual entre as duas cidades. Com recurso a uma metodologia histórica e comparativa na evolução urbana das duas cidades, incluindo seu planeamento, conclui-se pela existência de uma leitura luso-brasileira na produção do espaço urbano de cidades comerciais, aportando novos contributos à compreensão da importância integrada destas duas cidades como Património Cultural da Humanidade de valor universal excecional.
  • O turismo literário. Olhão sob a perspectiva de João Lúcio
    Publication . Quinteiro, Sílvia Moreno de Jesus e; Henriques, Cláudia
    Este artigo aborda a relação entre turismo e literatura, sob o pressuposto de que a valorização turístico-literária de um destino pode contribuir para o reforço da sua identidade e geniusloci. Paralelamente, assenta no estudo da vida e obra do poeta algarvio João Lúcio e constitui-se como uma reflexão exploratória sobre a possibilidade de desenvolvimento do turismo literário em Olhão.
  • Cultural and creative tourism: the case of ‘Celebrations’ in the Algarve Region
    Publication . Manuela Guerreiro, Maria; Henriques, Cláudia; Mendes, Júlio
    This study sought to investigate the importance of cultural and creative tourism associated with 'celebrations' (i.e., festivais, festas, feiras and even to s [festivals, feasts, fairs and events]) in the Algarve region of Portugal. The resulting paper first discusses the significance of cultural and creative tourism and its interconnections with sustainable development in a region traditionally linked with 'sun and sea' tourism products. The methodological framework was a case study that focused on links between cultural and creative tourism and the dynamics of celebrations in 16 Algarve municipalities (concelhos municipais). The study was based on content analysis of data gathered with a questionnaire distributed to camara municipal (city council) culture and/or tourism responsibles from the 16 Algarve municipalities, namely, those (technicians) whose jobs are related to enhancing the attractiveness of the cultural resources associated with celebrations. The results reveal an increasing recognition of the importance of cultural patterns to municipals' tourism offers based on popular and everyday culture, which contribute to the Algarve's authentic identity and heterogeneous features.
  • Projeto ELITE: as PME’s e a Formação Profissional no Contexto Europeu, Aspetos Particulares do Sector Turístico Regional
    Publication . Henriques, Cláudia; Perna, Fernando; Fernandes, Joaquim Santana; Silva, João Albino Matos da; Noronha, Maria Teresa
    O turismo é um setor determinante na economia portuguesa, sendo a formação profissional uma política ativa de mercado de trabalho fundamental para a qualificação dos recursos humanos. Neste contexto, o capítulo preocupa-se em evidenciar a importância e contributo das PME na criação e qualificação de emprego.