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- Retos editoriales en la era digital: una propuesta para construir una revista onlinePublication . Gil, Francisco BaptistaUna revista es un medio de comunicación que actúa como plataforma para diferentes discursos sociales, incluidos o excluidos del círculo mediático hegemónico. Tradicionalmente, una revista generalista o un magazín incluye diferentes contenidos de diferentes temas y autores, utilizando el papel como soporte físico. Desde finales del siglo XX, con la creciente masificación de dispositivos electrónicos conectados a redes de datos para el acceso a Internet, el paradigma ha cambiado, provocando nuevas formas de producir y transmitir la información a los lectores. Este trabajo pretende mostrar el desarrollo de un proyecto editorial que, con el objetivo de dar voz a diferentes puntos de vista sobre temas transversales a la sociedad, propone adoptar el nuevo paradigma editorial y adaptarse a la nueva realidad en el acceso a contenidos para el diálogo, y compartir ideas. La metodología de estudio se basa en el análisis de patrones de lectura y acceso a contenidos a través de dispositivos electrónicos, lo que permite la adopción de un diseño responsivo para la publicación de crónicas, imágenes fotográficas, cómics y tiras cómicas en un formato totalmente electrónico, online y acceso abierto.
- As Artes Visuais na educação pré-escolar: O que pensam as futuras educadoras?Publication . Ferreira, Cátia Cristina Mangas; Gil, Francisco Baptista; Rocha, Rute Cristina Correia daCom este trabalho pretendeu-se conhecer o que as futuras educadoras em Educação Pré-Escolar pensam sobre a integração das artes visuais nas atividades educativas com crianças.
- Narrativas audiovisuaisPublication . Gil, Francisco BaptistaAs histórias contadas em imagens desenhadas surgiram com o grande desenvolvimento da sociedade de informação que emerge, sobretudo, a partir de finais do século XIX. O intenso desenvolvimento tecnológico e a diminuição dos custos de produção, permitiu o aparecimento de muitas publicações periódicas onde surgiriam as primeiras bandas desenhadas e, posteriormente com proliferação do cinema popular, as experiências em stop-motion e os primeiros filmes de animação. Hoje com recurso a poderosas ferramentas digitais, obras em desenho animado já fazem parte da cultura das sociedades modernas, sendo importante uma educação eficaz para literacia mediática, tendo em conta não só a fruição da sua forma, mas também uma compreensão crítica do seu conteúdo.
- Humor y estereotipos en los cómics de EdibarPublication . Gil, Francisco BaptistaPartiendo del discurso de Lucio Oliveira, a través de sus cómics y su obra gráfica y humorística en Edibar, este texto pretende analizar los estereotipos sociales desde los supuestos teóricos del Análisis del Discurso. Nuestra intención es comprender cómo se articula el humor en torno a algunos estereotipos de los roles sociales de hombres y mujeres. Sabiendo que los estereotipos son etiquetas sociales, conceptos, ideas o modelos de imagen que se atribuyen a ciertas personas, pretendemos cómo las referencias a unos estándares pueden provocar su refuerzo o su deconstrucción como crítica social.
- Perspetiva linear como método de representação de formas e espaçosPublication . Gil, Francisco Baptista
- Publicações amadoras e independentes: Um caso de estudo no Algarve nos anos 70 e 80Publication . Gil, Francisco BaptistaDesde os anos 30 do século XX que as publicações independentes e alternativas ganharam um espaço importante na intervenção cultural e partilha de experiências em torno de assuntos marginais à cultura dominante. Motivados pela divulgação entusiasta de temas como a ficção científica, a música, literatura ou a banda desenhada, grande número de publicações independentes tem surgido nos mais variados pontos do globo. Neste texto de reflexão, procurámos fazer uma panorâmica do desenvolvimento das publicações amadoras, comumente designadas por fanzines, procurando não só conhecer as suas motivações, mas também o contexto editorial onde se desenvolveram. Analisando o percurso particular de alguns fanzines de banda desenhada, existentes nos anos 70 e 80 do século passado na região do Algarve, Portugal, pretendemos discutir as condições e motivações deste tipo de edições independentes e a sua relação no contexto histórico da época.
- Didáctica del podcast en el programa PMAR. Una experiencia de aula en la Comunidad de MadridPublication . González Conde, María Julia; Prieto González, Hugo; Gil, Francisco BaptistaEste artículo desarrolla un análisis de tipo experimental, transversal y descriptivo en el que se plantea la ‘didáctica del podcast’. Cuenta con una estructura monográfica de acuerdo con la contextualización, diagnóstico y justificación de un proyecto educativo, como una posible solución práctica a un problema real en alumnos de 2º de Secundaria, acogidos a PMAR (Programa de Mejora del Aprendizaje y del Rendimiento) y matriculados en un Instituto de Educación Secundaria de la Comunidad de Madrid (España). Un programa oficial que se concibe como una medida de atención a la diversidad, con una metodología y programación académica específica. Para ello, se optó por una investigación cualitativa, de acción participativa y dialógica, que tiene como base las perspectivas y acciones de los participantes a través del sistema podcasting. Esto ayudó a comprender y profundizar en el fenómeno específico de este estudio, cuyo fin es presentar un análisis de resultados y una serie de conclusiones. Se emprendió para ello un proceso práctico desarrollado con estos estudiantes, en el ámbito sociolingüístico, que nos permita determinar sus avances cognitivos y emocionales, y en qué medida los docentes utilizamos materiales didácticos innovadores, como estrategia lúdica, adecuada, en el proceso de enseñanza-aprendizaje.
- Revista Multidisciplinar: Um Projeto EditorialPublication . Gil, Francisco Baptista; Rocha, Rute Cristina Correia daNeste relato apresentamos o desenvolvimento do processo de implementação da revista científica, RevistaMultidisciplinar, referindo como este projeto surgiu até à sua implementação. Propomo-nos apresentar a origem da revista; a constituição do corpo editorial e como se efetua a revisão por pares; a relevância do acesso aberto; o alojamento na plataforma Open Journal System/web responsivo e a inclusão em diretórios seletivos para a disseminação dos artigos científicos. Em três anos de publicação regular, a RevistaMultidisciplinar apresenta 6 números, com 50 artigos de fundamentação teórica, de reflexão ou de pesquisa empírica e10 outros textos como entrevistas e divulgação de projetos. No início deste semestre 2021/22 a revista já integra o diretório DOAJ (Directory of Open Access Journals) e ERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and Social Sciences).
- As artes visuais na educação: das habilidades às estratégias de conhecimentoPublication . Gil, Francisco BaptistaNeste texto propõem-se uma reflexão sobre a educação artística, mais concretamente da expressão plástica e visual e algum dos seus principais problemas a nível teórico e prático. Começando por analisar o percurso do ensino e aprendizagem ao longo da história, questionamos hoje, as suas práticas, entre o ensino tradicional e a necessidade de encontrar caminhos alternativos, adequados a um mundo em permanente mudança. Tenta-se perceber a conceção de arte, de onde partimos e a sua importância nas práticas educativas, bem como a influência da conceção filosófica do ser humano por parte dos professores e educadores, em relação à forma como abordam as propostas educativas que desenvolvem.
- Neurociência Educacional: A aprendizagem e as Artes Visuais podem articular-se?Publication . Gil, Francisco Baptista; Amauri Betini BartoszeckO cérebro humano é o organizador das experiências vividas, das percepções estéticas, linguagem, emoções e da tomada de decisões ao longo da vida (Cosenza, 2016; Tieppo, 2019). Os estímulos ambientais exteriores e os no interior do organismo acionam recetores específicos, codificados em frequência de impulsos elétricos e que são conduzidos ao cérebro, que os interpreta, memoriza e responde com uma ação (Levitan & Kaczmarek, 1997; Fox, 2014). Alguns autores alegam que o hemisfério esquerdo do cérebro está envolvido com a atividade verbal, com letras, números e sequências e por sua vez, o hemisfério direito com sons produzidos por instrumentos musicais, sons onomatopeicos, formas, cores com relevância para o “cérebro japonês” (Marino Jr. 1989). Pela propriedade da neuroplasticidade, particularmente no desenvolvimento do sistema nervoso, o uso continuado do órgão ele se desenvolve, adapta-se ao novo e transforma-se estruturalmente, mesmo em adultos idosos. É o fenómeno pelo qual a aprendizagem e a experiência modificam continuamente o cérebro. É um órgão com notável “plasticidade” (Merzenich, 2013; Costandi, 2016).