Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- Um olhar sobre uma competição matemática na Web: os SUBsPublication . Carreira, Susana; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Silva, Jaime Carvalho e; Rodriguez, Juan; Jacinto, Hélia; Amaral, Nuno; Nobre, Sandra; Martins, Isa; Reis, Sílvia; Mestre, Rita BritoProblem@Web é um projeto de investigação na área da Educação Matemática, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, instituto público tutelado pelo Ministério da Educação e Ciência que promove e financia projetos em todos os domínios da ciência e da tecnologia. Este projeto tem como objetivo geral estudar a resolução de problemas de matemática num contexto exterior à sala de aula – as competições matemáticas baseadas na Internet, nas quais se incluem os campeonatos de matemática SUB12 e SUB14, promovidos pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve. O SUB12 e o SUB14 são campeonatos de resolução de problemas dirigidos a todos os alunos dos 5º, 6º, 7º e 8º anos de escolaridade das regiões do Algarve e Alentejo e decorrem online, culminando com uma final presencial.
- Ensinar e aprender matemática com criatividade dos 3 aos 12 anosPublication . Amado, Nélia; Ferreira, RosaA criatividade é uma característica inerente ao saber matemático e embora esteja, muitas vezes, associada à genialdade ou a habilidades excecionais, ela pode ser amplamente estimulada na população escolar em geral. É uma capacidade que nem sempre é visível em contexto de sala de aula, sobretudo devido à falta de tempo e de espaço para atividades livres, bem como para refl exões informais, dois aspetos, entre outros, importantes para desenvolver ideias espontâneas e iluminações que provêm do senso comum.
- Trabalho de projetoPublication . Amado, Nélia; Carreira, SusanaOs projetos são tarefas complexas que envolvem os alunos em criação, resolução de problemas, tomada de decisões e atividades investigativas. Os alunos trabalham de forma autónoma por períodos longos e preparam produtos ou apresentações realistas. Outras características definidoras do trabalho de projeto incluem a autenticidade dos temas e conteúdos, bem como a avaliação dos resultados, o papel facilitador e não diretivo dos professores, a existência de objetivos educacionais claros, a aprendizagem cooperativa, a reflexão e o desenvolvimento de competências importantes no mundo real. Falar de projetos não é, de modo algum, falar de um assunto novo. Há uma longa tradição de “realização de projetos” na escola que é muitas vezes sinónimo de incorporar atividades práticas no ensino, desenvolver temas interdisciplinares, efetuar viagens de estudo ou implementar investigações em laboratório, por exemplo. A variedade de práticas que se podem encontrar sob o rótulo de PBL (Project Based Learning) torna realmente difícil decidir o que é e o que não é PBL, isto, é saber se estamos ou não perante um “verdadeiro projeto”.
- Cadeias de tarefas, conexões matemáticas e articulação curricular entre ciclos: uma experiência em par pedagógicoPublication . Neves, Margarida R.; Amado, Nélia; Carreira, SusanaO Programa de Matemática do Ensino Básico (ME, 2007) considera que o ensino da Matemática deve ser orientado por duas finalidades fundamentais: a) Promover a aquisição de informação, conhecimento e experiência em Matemática e o desenvolvimento da capacidade da sua mobilização em contextos diversifi cados; b) Desenvolver atitudes positivas face à Matemática e a capacidade de apreciar esta ciência. A estas finalidades está associado um conjunto de objectivos gerais que contemplam múltiplas dimensões da aprendizagem, tais como: a representação, a comunicação, o raciocínio, a resolução de problemas, as conexões, a compreensão e o uso da Matemática em contextos diversificados. A resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática constituem eixos centrais deste programa e importantes orientações metodológicas na estruturação das actividades a dinamizar pelo professor em sala de aula. A resolução de problemas é considerada uma capacidade matemática fundamental; os alunos devem ser capazes de lidar com problemas matemáticos e também com problemas ligados a contextos do seu dia-a-dia e a outros domínios do saber. Trata-se de saber resolver e formular problemas, analisar diferentes estratégias e efeitos de alterações no enunciado de um problema. A resolução de problemas é, não somente, um importante objectivo de aprendizagem como ainda uma actividade fundamental para a aprendizagem dos diversos conceitos, representações e procedimentos matemáticos (ME, 2007).
- O professor estagiário de matemática e a integração das tecnologias na sala de aulaPublication . Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça
- Concepções e práticas de professores de matemática do ensino secundário sobre avaliação: Três estudos de casoPublication . Amado, Nélia; Monteiro, Maria CecíliaO objectivo deste estudo é investigar as concepções e práticas de professores de Matemática do ensino secundário sobre avaliação.