Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

de Vasconcelos Gonçalves Graça, Marina Estela

Search Results

Now showing 1 - 10 of 20
  • Entre o olhar e o gesto, elementos para uma poética da imagem animada
    Publication . Graça, Marina Estela; Grilo, João Mário; Faria Lopes, Pedro
    Este trabalho apresenta-se como uma fase de consolidação de estudos iniciados anteriormente e tem por objetivo a definição de uma sistemática interpretativa do filme animado de autor tomado pelo lado do fazer. Nasce da exigência de o explicar o mais exaustivamente possível, enquanto fenómeno complexo e singular, e de o pôr em evidência, levantando questões que se pretende serem oportunas para o seu melhor conhecimento. A exiguidade de trabalhos publicados sobre o assunto e a decorrente falta de discussão levam, contudo, a que as análises e interpretações aqui propostas não possam senão constituir um primeiro, e ainda transitório, enquadramento sistemático do filme animado, abordado sob certos aspectos da sua elaboração. Pelas suas limitações, o estudo que aqui se expõe corresponde a uma etapa (ainda que avançada) de um trabalho em processo e, por isso, não deve ser considerado completo e definitivo. Tudo nele exige posterior análise, pesquisa, confronto. No final, em anexo, juntam-se textos essenciais de alguns autores, usados aqui como referências, que nunca foram publicados ou que cujas cópias são difíceis de encontrar.
  • Handmade Films: Questioning and Integrating Cinematic Technology
    Publication . Graça, Marina Estela
    Norman McLaren’s most important creation strategy was that of making a film completely by hand: not only the visuals, which he painted or scratched directly on film, but also sound and – most important – motion. He propounded muscular memory to control the formal differences between successive images (1976/1978), proclaiming the physiological development of a consciousness of movement and thus neglecting what has always been considered up to now the main ontological foundations of film: the automatic recording of physical reality. At the same time he was questioning the epistemological model they integrate, i.e. the perception of order and the ways in which that order is imposed upon reality by films and the technology which holds them. In this paper I will try to demonstrate that, by overwhelming the cinematic technical workings with his gesture – literally with his body – Norman McLaren exposed its technological scheme to contingency, thus opening the production process to new unpredictable expressive and communicative possibilities. I will attempt to explain how this corresponds to a renewed way of comprehending technology by, simultaneously, revealing the human reality it contains and physiologically incorporating it.
  • Enunciado para análise do animatic em Imagem Animada
    Publication . Graça, Marina Estela
    Ferramenta pedagógica de apoio à análise de animatics fornecida aos alunos da unidade curricular Storytelling Visual, da licenciatura em Imagem Animada.
  • Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade
    Publication . Graça, Marina Estela
    Na comunidade europeia da era da sociedade de informação, da transmissão mediática de conhecimentos e da economia criativa é imprescindível encontrar metodologias de ensino interessantes, capazes de cativar as crianças mas, igualmente, capazes de aliciar professores que não estão familiarizados com processos de produção, equipamentos e linguagens audiovisuais, suportados ou não por tecnologias digitais. Neste ensaio a autora propõe-se demonstrar que a utilização de técnicas de imagem animada, enquanto veículo no processo de aprendizagem, consegue responder não apenas às recomendações e objectivos europeus como, mais especificamente, permite desenvolver a criatividade e a literacia visual e audiovisual no contexto da sociedade altamente mediatizada que se avizinha. Torna possível, sobretudo, um processo pedagógico simultaneamente concreto, inclusivo e apoiado: tanto para professores que querem utilizar regularmente ferramentas digitais no contexto da sala de aula como para que estes possam criar um ambiente de trabalho de projecto em equipa propício a alunos individualmente distintos.
  • Especificidades do discurso na realização de imagens animadas, competências fundamentais na formação de animadores profissionais
    Publication . Graça, Marina Estela
    O discurso fílmico faz-se no contexto das condições elementares subjacentes à produção cinematográfica: o dispositivo técnico e tecnológico (em evolução) que a suporta; os modos de codificação que se vão disponibilizando e aparecendo como próprios num tempo e lugar determinados. Formalmente, num filme, a parte visual do discurso corresponde a uma sucessão de sequências de imagens que produzem uma ilusão de movimento ao serem projectadas (ou emitidas) num ecrã. No filme animado, a ilusão de movimento que vemos tem origem no modo como o animador manipula a relação de diferença/semelhança gráfica entre duas imagens contíguas em cada sequência. A sua competência profissional define-se segundo três axiologias (a partir de Pierre Hébert): manipulação dos modos de codificação gráfica; manipulação da composição de movimento; manipulação da relação de continuidade/descontinuidade. Este artigo tem como objectivo elucidar sobre o teor das competências profissionais, a prever na formação de um animador, pela análise (ainda que sumária) dos modos de codificação implicados.
  • Modes of codification in animation
    Publication . Graça, Marina Estela
    The illusion of movement that we perceive in animated films has its origin in the way the animator manipulates the graphic relation between two contiguous frames in each sequence.  However, this apparently simple action entails multiple modes of codification.   The meaning of an animated document comes from the articulation of a number of formal elements that constitute its discourse and that also belong to different languages and disciplines: perception of apparent motion; graphic communication; composition of motion; dramatic expression; narrative structuring; film language; synchrony between sound and actions; and continuity/discontinuity in filmic duration. Most of the basic concepts, constituents and techniques of animation discourse, as well as specific devices, have been already addressed in an ad hoc,   bit-­by-­bit way.  However, though they are supposed to identify all the various elements, conventions and discourse techniques in animation, they have not been yet put together and completed in a systematic manner.
  • Unconventional animation techniques
    Publication . Graça, Marina Estela
    In the lecture (Informanimation 2013, University of Sassari, Alghero, Italy, 15 June 2013) that gave origin to this article, optional animation techniques have been introduced as a suggestion to extend the set of current methods in animation training, based on digital technologies, both to produce an image and to capture it into a sequence of frames. Some of these animation techniques have been explored by authors, such as Emile Cohl who used chalkboard and cutouts, Grant Munro and Norman McLaren whom invented pixilation, Blu well known by his graffiti and wall painting animation, William Kentridge who animated charcoal and pastel drawings on the same sheet of paper, or even the Quay Brother’s animation of lifeless things and discarded objects. These practices rely on processes less dependent on computer software and more compelling from the standpoint of aesthetic and of communication possibilities, besides being achievable with limited resources.
  • Análise do discurso em animação
    Publication . Graça, Marina Estela
    Este artigo pretende dar conta do desenvolvimento de um trabalho de investigação que tem como objetivo a construção de um quadro concetual fundamental e sistemático, a fim de permitir a análise do discurso em animação, compreendidas todas as suas formas, todas as linguagens e modos que dele fazem parte, considerados os contextos nos quais aquele se concretiza.
  • O experimentalismo na produção de documentos animados
    Publication . Graça, Marina Estela; Dougherty, Peter; Griffiths, Keith; Kitson, Clare; Graça, Marina Estela
    Publicação bilingue, em português e em inglês, do II Simpósio Arte e Animação, organizado pela Casa da Animação, Porto, 30 abril/1 maio 2004, com textos e entrevistas dos intervenientes convidados: Keith Griffiths (Illuminations Television); Peter Dougherty (MTV Europe); Clare Kitson (Channel Four). Bilingual edition, in Portuguese and English, on the occasion of the II Symposium on Art and Animation, organized by Casa da Animação, Porto, April 30 / May 1, 2004, with texts and interviews of invited keynote speakers: Keith Griffiths (Illuminations Television); Peter Dougherty (MTV Europe); Clare Kitson (Channel Four).
  • Utilização da realização de imagens animadas em função do ensino das ciências físicas e naturais
    Publication . Graça, Marina Estela; Coelho, Ana Cristina
    Este artigo reporta uma primeira utilização da realização de um filme animado proposta a um conjunto de alunos, professores do ensino básico, como estratégia na aquisição de competências no contexto das atividades em ensino de ciências. As autoras conduziram os alunos numa experiência de conjugação de técnicas de produção de filmes animados com metodologias de delimitação e comunicação de conteúdos científicos, tendo em vista a sua implementação futura enquanto estratégia no ensino das ciências físicas e naturais no ensino básico. O artigo apresenta os objetivos e procedimentos desenvolvidos no processo, assim como a avaliação dos resultados obtidos após análise.