Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 32
  • A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e os limites da interpretação
    Publication . Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de
    Terminada a peregrinação aventurosa de Fernão Mendes Pinto (decorrida entre 1537 e 1558), começou (entre 1569/70 e 1578/80) a escrita da aventura e da peregrinação dos sentidos e significações no interior da própria narrativa autobiográfica romanceada, enunciada, na perspectiva de Stegagno Picchio(1), na primeira pessoa do anti-herói-indivíduo. Todavia, depois dessa segunda aventura/peregrinação (a da escrita) começou ainda uma terceira: a da leitura- -recepção-interpretação, quer mesmo antes da sua publicação, quer, sobretudo, a partir de 1614(2). De facto, o problema da veracidade da extraordinária peregrinação vertida na narrativa coloca-se logo no século XVII e a sua discussão prolonga-se pelos séculos XVIII e XIX, tornando-se aporética com a visão que insiste em lê-la como narrativa documental e, simultaneamente, descrê da sua credibilidade enquanto tal.
  • Cinema, música, literatura: a propósito do filme Peregrinação de João Botelho
    Publication . Carvalho, João Carlos
    Há muito que se aguardava uma versão cinematográfica da obra de Fernão Mendes Pinto que tivesse a assinatura de um realizador conceituado e que fosse posta a circular nos circuitos nacionais de cinematografia nacional.
  • A cadeira de Retórica no curso de Licenciatura de Estudos Artísticos e Culturais
    Publication . Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de
    No ano lectivo de 2005-2006, entrou em funcionamento, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, o primeiro ano do Curso de Licenciatura de Estudos Artísticos e Culturais, em cujo segundo semestre surge a cadeira de Retórica Geral.
  • Aventuras d' escrita(s). Estudos de poética e retórica
    Publication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de; Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de
    Aventuras d’escrita(s). Estudos de Poética e Retórica tem uma primeira parte que gira em torno de aspectos de teorização literária e de retórica, cujo título – Revisitando os séculos XIX-XX, deixa perceber um regresso parcial ao passado da teorização retórico-literária, marcado pelas experiências e visões pessoais dos dois autores deste livro. Depois de um capítulo inicial de autoria conjunta, em que se apresenta uma breve sinopse dos estudos literários no período referido, surge um capítulo sobre a narratologia francesa, da responsabilidade de Ana Alexandra Seabra de Carvalho, seguindo-se-lhe um terceiro capítulo sobre o percurso de três teóricos franceses marcado entre a fase do desejo de cientificidade e a fase do problema da interpretação, da responsabilidade de João Carlos Firmino Andrade de Carvalho, que é ainda o autor do capítulo final sobre as marcas da retórica, da poética e da simbólica nos lugares de intersecção da arte e da ciência. Numa segunda parte (toda da responsabilidade de Ana Alexandra Seabra de Carvalho), intitulada Aventura no País do Romance, surgem estudos sobre estratégias de persuasão e sedução romanescas, sobre a auto-reflexividade e sobre a problematização dos códigos narrativos no romance clássico francês (embora não exclusivamente). Numa terceira e última parte (toda da responsabilidade de João Carlos Firmino Andrade de Carvalho), intitulada Aventura da Escrita / Escrita da aventura, surgem estudos diversos sobre a tipologia do Encontro Civilizacional e construção das identidades europeias, no âmbito da literatura de viagens dos séculos XVI, XVII e XVIII; sobre manifestações exóticas e teratológicas e sua retórica; sobre a retórica de discursos e saberes tipologicamente diferenciados (exemplo: discurso literário e discurso científico).
  • Ciência e arte (literária): vasos comunicantes
    Publication . Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de
    Após algumas breves considerações iniciais acerca da natureza dialogal deste colóquio que permite levantar a questão das identidades e diferenças entre a arte e a ciência.
  • O Integralismo Lusitano de António Sardinha, o Saudosismo universalista de Teixeira de Pascoaes e o apelo cosmopolita e modernista de Fernando Pessoa
    Publication . Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de
    Numa iniciativa conjunta da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e da Biblioteca Municipal de Olhão/Câmara Municipal de Olhão, realizaram-se, entre 24 de Setembro de 2010 e 29 de Janeiro de 2011, dez conferências, subordinadas ao tema A República: figuras, escritas e perspectivas, no âmbito das Comemorações do Centenário da República Portuguesa. Procurou-se evocar e debater as ideias e representações, aspirações, realizações e legados dos primeiros e complexos tempos do regime, revisitando a produção literária e filosófica de vários autores dessa época, nas suas vertentes utópicas, nos empenhos intelectuais que as sustentaram, nas apostas de modernidade nelas contidas, assim como vozes discordantes de certos aspectos da instauração da República. O Leitor poderá, assim, deparar-se com autores como António Sardinha.
  • O Brasil francês e o Brasil português no século XVI: ficção e realidade histórica
    Publication . Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de
    Reflectir sobre uma certa configuração das relações franco-lusitanas, não no espaço europeu, mas deslocando-a para o espaço brasileiro do século XVI, eis o objectivo genérico desta nossa comunicação.
  • Cultura e literatura: intervenções
    Publication . Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de
    Reúnem-se, neste livro, algumas intervenções (conferências, palestras, apresentações) que o Autor foi fazendo ao longo do tempo e que teriam ficado esquecidas se não fossem agora disponibilizadas ao Leitor: trata- -se de reflexões sobre identidade e alteridade ao longo da nossa história colectiva, sobre ciência e retórica no século XVI, sobre a poesia de Camões, sobre a célebre narrativa de viagem de Fernão Mendes Pinto, sobre certa retórica panfletária seiscentista, sobre o conceito de romance histórico, sobre a escrita poética de Raul de Carvalho, sobre o ensaio acerca da obra de Fernão Mendes Pinto da autoria de António Rosa Mendes, sobre a escritora Inês Pedrosa, sobre o romance A Profecia – Asura de António Costeira. Todos estas intervenções corresponderam a momentos de comunhão colectiva e de interesse partilhado em torno da cultura e da literatura, momentos esses que agora se alargam a um público leitor mais abrangente, mas – assim o esperamos – igualmente interessado nas matérias atrás enunciadas.
  • Cultura, literatura, identidade e a construção de ideias nacionais
    Publication . Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de
    Nous proposons ici une réflexion autour de l’histoire de la culture et de la littérature portugaises, en retenant quelques apports de poètes, écrivains, intellectuels à la construction des idéaux mobilisateurs de la société portugaise (et pas seulement): de la conscience critique et de l’idéal d’héroїcité de Camões, du Cinquième Empire et d’António Vieira, du Saudosismo universel de Pascoais, de l’Integralismo Lusitano de A. Sardinha (et les rapports avec la droite française de Maurras), jusqu’à la Patrie Universelle et le Modernisme de Pessoa ou même jusqu’à la vision d’un Saramago ou, encore, d’un Eduardo Lourenço. Tous ces exemples nous donnent à voir qu’il n’y a pas de future sans une lecture du passé qui nous permette de regarder plus loin. De la première “globalisation” du temps des Découvertes Portugaises jusqu’au plus récent Portugal européen et à l’époque de la globalisation de nos jours, se pose l’importante question des identités culturelles.
  • Ensaios & outros escritos
    Publication . Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de; Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de
    Os catorze trabalhos aqui reunidos em livro, uns inéditos outros dispersos em publicações científicas, possibilitam agora ao Leitor o contacto com autores e temas diversos da Literatura e Cultura Portuguesas e Francesas, bem como da Literatura e Cultura Comparadas. Por opção dos autores, os referidos trabalhos surgem dispostos de acordo com um critério cronológico e em função da natureza do texto. Assim, a abordagem de autores e textos literários inicia-se no século XVI e prossegue até aos nossos tempos (Camões, Fernão Mendes Pinto, Chassignet, Prévost, Crébillon, Mallarmé, Perec). (...) Confluem neste livro antológico algumas amostras quer do resultado do trabalho de investigação levado a cabo pêlos seus dois autores enquanto investigadores do Centro de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade do Algarve, quer do resultado do trabalho relacionado com a actividade docente enquanto professores de Literaturas e Culturas Portuguesas e Francesas, bem como de Literatura Comparada, na referida Universidade.