Publication
O papel da mediação do conto no desenvolvimento de princípios éticos em idade pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Olga Maria Costa da | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Célia Cristina Cavaco da Palma | |
dc.date.accessioned | 2016-04-04T12:17:28Z | |
dc.date.available | 2016-04-04T12:17:28Z | |
dc.date.issued | 2015-07-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2015 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvida no Jardim de Infância de São Brás de Alportel – A Joaninha. Através do mesmo, procuramos evidenciar o papel da educadora, enquanto mediadora de contos, no desenvolvimento de princípios éticos em crianças de idade pré-escolar. De forma a conseguirmos dar resposta ao objetivo e às questões orientadoras que determinámos para o nosso estudo, baseámo-nos numa metodologia de investigação de natureza qualitativa. Recorremos para tal ao desenvolvimento de quatro atividades com o grupo de crianças protagonista do estudo, sendo a narrativa e a mediação do conto o suporte de tais atividades. Para recolha e confronto de dados, procedemos à aplicação de entrevistas individuais, às crianças, em cada atividade; à análise de desenhos realizados pelas crianças, sobre os contos trabalhados, em cada atividade; assim como à análise dos registos videogravados de tais atividades. Através do nosso estudo, verificámos que o conto é um bom veículo para o desenvolvimento de princípios éticos em idade pré-escolar e acentuamos a respetiva mediação como um trabalho fundamental a ser realizado pela educadora. Salientamos, ainda, o importante contributo da educadora no desenvolvimento moral e ético das suas crianças e o seu dever de estimular, nas mesmas, uma atitude crítica e reflexiva relativamente às questões morais com que se deparam, tanto nos contos como em âmbito social, para, assim, se tornarem seres capazes de corresponder às exigências da sociedade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201374234 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7932 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Princípios éticos | pt_PT |
dc.subject | Papel de educador | pt_PT |
dc.subject | Mediação | pt_PT |
dc.subject | Contos infantis | pt_PT |
dc.title | O papel da mediação do conto no desenvolvimento de princípios éticos em idade pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: