Repository logo
 
Publication

O papel da mediação do conto no desenvolvimento de princípios éticos em idade pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, Olga Maria Costa da
dc.contributor.authorRodrigues, Célia Cristina Cavaco da Palma
dc.date.accessioned2016-04-04T12:17:28Z
dc.date.available2016-04-04T12:17:28Z
dc.date.issued2015-07-20
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2015
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvida no Jardim de Infância de São Brás de Alportel – A Joaninha. Através do mesmo, procuramos evidenciar o papel da educadora, enquanto mediadora de contos, no desenvolvimento de princípios éticos em crianças de idade pré-escolar. De forma a conseguirmos dar resposta ao objetivo e às questões orientadoras que determinámos para o nosso estudo, baseámo-nos numa metodologia de investigação de natureza qualitativa. Recorremos para tal ao desenvolvimento de quatro atividades com o grupo de crianças protagonista do estudo, sendo a narrativa e a mediação do conto o suporte de tais atividades. Para recolha e confronto de dados, procedemos à aplicação de entrevistas individuais, às crianças, em cada atividade; à análise de desenhos realizados pelas crianças, sobre os contos trabalhados, em cada atividade; assim como à análise dos registos videogravados de tais atividades. Através do nosso estudo, verificámos que o conto é um bom veículo para o desenvolvimento de princípios éticos em idade pré-escolar e acentuamos a respetiva mediação como um trabalho fundamental a ser realizado pela educadora. Salientamos, ainda, o importante contributo da educadora no desenvolvimento moral e ético das suas crianças e o seu dever de estimular, nas mesmas, uma atitude crítica e reflexiva relativamente às questões morais com que se deparam, tanto nos contos como em âmbito social, para, assim, se tornarem seres capazes de corresponder às exigências da sociedade.pt_PT
dc.identifier.tid201374234
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7932
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectPrincípios éticospt_PT
dc.subjectPapel de educadorpt_PT
dc.subjectMediaçãopt_PT
dc.subjectContos infantispt_PT
dc.titleO papel da mediação do conto no desenvolvimento de princípios éticos em idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO - O papel da mediação do conto no desenvolvimento .pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANEXOS DO RELATÓRIO1.pdf
Size:
6.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: