| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 8.85 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As atuais exigências do elevado nível de rendimento, num jogo de futebol, tornam
imperativo o recurso a novas tecnologias de observação e análise. Nesta dissertação é
apresentada uma aplicação, com o objetivo de recolher todas as informações necessárias
do vídeo, para efetuar a análise do modelo de jogo de ambas as equipas, em que a
análise não faz parte deste trabalho. Disponibilizando ao treinador toda a informação
específica sobre o desempenho da equipa e do modelo de jogo usado. A aplicação foi
desenvolvida levando em consideração as rotações e inclinações que poderiam afetar as
câmaras aquando da aquisição das imagens (vídeos), e também que na maioria das
situações apenas parte do campo estaria visível, assim como poderiam existir
ampliações. A aplicação é constituída por cinco grandes passos: (a) Deteção da zona do
recinto de jogo, baseada na segmentação pela cor, usando para tal uma restrição ao
espaço de cor HSV, remoção de regiões insignificantes exteriores ao recinto de jogo e a
correção da zona limite deste pelos seus contornos. A segmentação dos jogadores (b),
tendo por base o sub-efeito do passo anterior, a existência de buracos no campo na
posição dos jogadores, e seu refinamento pela aplicação de filtros morfológicos. A
atribuição do jogador a um número e equipa (c), baseada no espaço delimitado pelo
jogador, média da cor em HSV deste e restrições da equipa. O rastreamento do jogador
(d), baseado em simples fatores de posicionamento e por fim (e) análise do jogo,
baseada no rastreamento do jogador, da relação posicional deste com os restantes
jogadores, e sectores da equipa, bem como a sua projeção para um campo “modelo”.
Toda a informação do posicionamento dos jogadores no campo “modelo,” está
formatada para ser enviado para o Sistema de Informação do projeto Footdata.
Complementarmente foi também implementada uma biblioteca de manipulação de
vídeo com o intuito de, no futuro, ser integrada com o seguimento dos jogadores e
modelos de jogo, de forma a permitir à equipa técnica criar apresentações interativas.
Description
Keywords
Observação e análise Segmentação Rastreamento visual Modelo Jogos Futebol
