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Rastreamento de jogadores de futebol tendo em vista a análise de modelos de jogo

dc.contributor.advisorRodrigues, J.M.F.
dc.contributor.authorSousa, Tiago Manuel Vilas de
dc.date.accessioned2014-12-04T16:29:38Z
dc.date.available2014-12-04T16:29:38Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractAs atuais exigências do elevado nível de rendimento, num jogo de futebol, tornam imperativo o recurso a novas tecnologias de observação e análise. Nesta dissertação é apresentada uma aplicação, com o objetivo de recolher todas as informações necessárias do vídeo, para efetuar a análise do modelo de jogo de ambas as equipas, em que a análise não faz parte deste trabalho. Disponibilizando ao treinador toda a informação específica sobre o desempenho da equipa e do modelo de jogo usado. A aplicação foi desenvolvida levando em consideração as rotações e inclinações que poderiam afetar as câmaras aquando da aquisição das imagens (vídeos), e também que na maioria das situações apenas parte do campo estaria visível, assim como poderiam existir ampliações. A aplicação é constituída por cinco grandes passos: (a) Deteção da zona do recinto de jogo, baseada na segmentação pela cor, usando para tal uma restrição ao espaço de cor HSV, remoção de regiões insignificantes exteriores ao recinto de jogo e a correção da zona limite deste pelos seus contornos. A segmentação dos jogadores (b), tendo por base o sub-efeito do passo anterior, a existência de buracos no campo na posição dos jogadores, e seu refinamento pela aplicação de filtros morfológicos. A atribuição do jogador a um número e equipa (c), baseada no espaço delimitado pelo jogador, média da cor em HSV deste e restrições da equipa. O rastreamento do jogador (d), baseado em simples fatores de posicionamento e por fim (e) análise do jogo, baseada no rastreamento do jogador, da relação posicional deste com os restantes jogadores, e sectores da equipa, bem como a sua projeção para um campo “modelo”. Toda a informação do posicionamento dos jogadores no campo “modelo,” está formatada para ser enviado para o Sistema de Informação do projeto Footdata. Complementarmente foi também implementada uma biblioteca de manipulação de vídeo com o intuito de, no futuro, ser integrada com o seguimento dos jogadores e modelos de jogo, de forma a permitir à equipa técnica criar apresentações interativas.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/5672
dc.language.isoporpor
dc.subjectObservação e análisepor
dc.subjectSegmentaçãopor
dc.subjectRastreamento visualpor
dc.subjectModelopor
dc.subjectJogospor
dc.subjectFutebolpor
dc.titleRastreamento de jogadores de futebol tendo em vista a análise de modelos de jogopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineTecnologias da Informação e Telecomunicaçõespor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Instituto Superior de Engenhariapt_PT
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Tecnologias da Informação e Telecomunicaçõespor

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