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A criança como actor social: um estudo de caso

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Anexo 3 Educadora.doc116.5 KBMicrosoft Word Download
ANEXO I - CRIANÇAS.doc108.5 KBMicrosoft Word Download
Folhas de Rosto dos Anexos.doc20.5 KBMicrosoft Word Download
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Abstract(s)

Com o presente trabalho pretendemos compreender, no contexto de numa sala de Jardim de Infância, como é que a criança participa de forma activa, enquanto interveniente no processo educativo, mais concretamente, no que concerne à planificação e operacionalização do currículo. Recolheram-se as suas próprias opiniões, foram ouvidos os pais e a Educadora de Infância. Posteriormente foi elaborada a análise de todos os dados contidos nas respectivas entrevistas e criada uma grelha de categorização, tendo por base os elementos recolhidos junto de cada grupo de entrevistados, com o objectivo de se evidenciarem os elementos mais significativos e, seguidamente, se proceder à triangulação dos mesmos. Os nossos resultados apontam para a presença de um contexto educativo onde as crianças são respeitadas como pessoas, detentoras de saberes e potencialidades. As crianças são cidadãs, capazes de se organizarem numa cultura própria, sustentada nas vivências e nas interacções que estabelecem, com os seus pares, com os adultos e com a comunidade. Verifica-se que os Direitos de Protecção lhes são assegurados, sem interferência nos Direitos de Participação. A oportunidade da criança desempenhar um papel activo traduz-se na possibilidade de optar, tomar decisões, partilhar saberes e interferir na vida daqueles que a rodeiam. O Trabalho que se desenvolve neste Jardim de Infância tem, ainda, subjacente à sua prática educativa, uma Educadora mediadora do currículo, e as famílias enquanto intervenientes efectivas do mesmo.

Description

Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2006

Keywords

Teses Educação de infância Jardim de infância Participação Contexto educativo Crianças Direitos de participação Direitos de protecção

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