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A criança como actor social: um estudo de caso
dc.contributor.advisor | Cruz, Maria Isabel Santana | |
dc.contributor.author | Agostinho, Lília Maria Pires Viegas | |
dc.date.accessioned | 2011-09-07T16:04:13Z | |
dc.date.available | 2011-09-07T16:04:13Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description | Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2006 | por |
dc.description.abstract | Com o presente trabalho pretendemos compreender, no contexto de numa sala de Jardim de Infância, como é que a criança participa de forma activa, enquanto interveniente no processo educativo, mais concretamente, no que concerne à planificação e operacionalização do currículo. Recolheram-se as suas próprias opiniões, foram ouvidos os pais e a Educadora de Infância. Posteriormente foi elaborada a análise de todos os dados contidos nas respectivas entrevistas e criada uma grelha de categorização, tendo por base os elementos recolhidos junto de cada grupo de entrevistados, com o objectivo de se evidenciarem os elementos mais significativos e, seguidamente, se proceder à triangulação dos mesmos. Os nossos resultados apontam para a presença de um contexto educativo onde as crianças são respeitadas como pessoas, detentoras de saberes e potencialidades. As crianças são cidadãs, capazes de se organizarem numa cultura própria, sustentada nas vivências e nas interacções que estabelecem, com os seus pares, com os adultos e com a comunidade. Verifica-se que os Direitos de Protecção lhes são assegurados, sem interferência nos Direitos de Participação. A oportunidade da criança desempenhar um papel activo traduz-se na possibilidade de optar, tomar decisões, partilhar saberes e interferir na vida daqueles que a rodeiam. O Trabalho que se desenvolve neste Jardim de Infância tem, ainda, subjacente à sua prática educativa, uma Educadora mediadora do currículo, e as famílias enquanto intervenientes efectivas do mesmo. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.identifier.other | 373.2 AGO*Cri Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/235 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Teses | por |
dc.subject | Educação de infância | por |
dc.subject | Jardim de infância | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Contexto educativo | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Direitos de participação | por |
dc.subject | Direitos de protecção | por |
dc.title | A criança como actor social: um estudo de caso | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências humanas e sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação | por |
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