Repository logo
 
Publication

Educação pelos pares e consumo de álcool

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociais
dc.contributor.advisorJesus, Saúl Neves de
dc.contributor.advisorNunes, Maria Cristina de Oliveira Salgado
dc.contributor.authorFukamachi, Katiane Holanda
dc.date.accessioned2025-08-25T13:00:20Z
dc.date.available2025-08-25T13:00:20Z
dc.date.issued2025-03-21
dc.description.abstractO consumo abusivo de álcool entre estudantes universitários é um problema de saúde pública que exige intervenções preventivas eficazes. Uma das estratégias que tem ganho destaque é a educação entre pares, que utiliza a influência social dos próprios estudantes para promover comportamentos saudáveis. Este estudo investiga a eficácia da abordagem, explorando como a capacitação de educadores pares pode reduzir o consumo de álcool e fortalecer o empoderamento no ambiente universitário. Objetivo geral: O estudo investigou a eficácia de programas de educação entre pares como estratégia de prevenção ao consumo abusivo de álcool entre estudantes universitários. Objetivos específicos: 1) Identificar práticas eficazes de educação entre pares; 2) Identificar as características psicossociais dos educadores entre pares; 3) Analisar o impacto das intervenções na percepção de autoeficácia e no empoderamento dos participantes. Método: A pesquisa foi realizada por meio de três estudos, primeiramente um estudo de revisão sistemática da literatura, seguido de um estudo de implementação de um curso de capacitação com duração de seis semanas, focando no desenvolvimento de habilidades para a prevenção de comportamentos de risco associados ao consumo de álcool, e um último estudo de avaliação da eficácia da intervenção. Os participantes envolveram-se em sessões semanais, recebendo um e-book como material de apoio. Foram aplicadas medidas de avaliação antes e após a intervenção para analisar o conhecimento sobre álcool, nível de consumo e percepção de empoderamento social. Resultados: o estudo inicial destacou a subutilização da educação pelos pares e a falta de uma teoria clara nos programas atuais. A análise psicossocial revelou que a percepção de autoeficácia e empoderamento foi fortalecida, impactando positivamente o comportamento dos participantes e suas capacidades de influenciar seus pares. A intervenção resultou num aumento significativo no conhecimento sobre o consumo de álcool e nas habilidades de identificação de riscos entre os estudantes. Conclusão: O estudo reafirma a importância da educação pelos pares como uma ferramenta eficaz para a prevenção do consumo abusivo de álcool entre universitários. A autoeficácia e o empoderamento social são componentes-chave para o sucesso dessas intervenções, que devem ser apoiadas por uma fundamentação teórica sólida e treinamento contínuo para assegurar sua sustentabilidade e impacto positivo.por
dc.description.abstractAlcohol abuse among university students is a public health problem that requires effective preventive interventions. One strategy that has gained prominence is peer education, which uses the social influence of students themselves to promote healthy behaviors. This study investigates the effectiveness of the approach, exploring how training peer educators can reduce alcohol consumption and strengthen empowerment in the university environment. General objective: The study investigated the effectiveness of peer education programs as a strategy to prevent alcohol abuse among university students. Specific objectives: 1) To identify effective peer education practices; 2) To identify the psychosocial characteristics of peer educators; 3) To analyze the impact of the interventions on the participants' perception of self-efficacy and empowerment. Method: The research was carried out through three studies, firstly a systematic literature review study, followed by a study of the implementation of a six-week training course, focusing on the development of skills for the prevention of risk behaviors associated with alcohol consumption, and lastly a study evaluating the effectiveness of the intervention. Participants engaged in weekly sessions, receiving an e-book as support material. Evaluation measures were applied before and after the intervention to analyze knowledge about alcohol, level of consumption and perception of social empowerment. Results: The initial study highlighted the underuse of peer education and the lack of a clear theory in current programs. The psychosocial analysis revealed that the perception of self-efficacy and empowerment was strengthened, positively impacting the participants' behavior and their ability to influence their peers. The intervention resulted in a significant increase in knowledge about alcohol consumption and risk identification skills among the students. Conclusion: The study reaffirms the importance of peer education as an effective tool for preventing alcohol abuse among university students. Self-efficacy and social empowerment are key components for the success of these interventions, which must be supported by a solid theoretical foundation and ongoing training to ensure their sustainability and positive impact.eng
dc.identifier.tid101819250
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/27576
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectConsumo de álcool na universidade
dc.subjectEducação pelos pares
dc.subjectEmpowerment
dc.subjectIntervenção
dc.subjectPrevenção
dc.subjectPsicologia da saúde
dc.titleEducação pelos pares e consumo de álcoolpor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelDoutor
thesis.degree.nameDoutoramento em Psicologia

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
43732 Tese_KATIANE HOLANDA FUKAMACHI.pdf
Size:
3.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: