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Abstract(s)
Nesta investigação, abordo o envelhecimento com enfoque no processo de transição para a
reforma, abarcando a passagem para novos padrões institucionais dependentes do habitus no
qual os indivíduos se movimentam. A (re)construção de identidades, está subjacente às trajetórias
de vida, à capacidade criativa de agência humana, sob influência dos contextos histórico,
social e cultural. Recorri à metodologia qualitativa, num processo de investigação-ação,
alicerçada no paradigma interpretativo. Este primeiro ciclo da investigação provocou uma
autorreflexão da prática profissional e envolveu 157 adultos do concelho de Lagoa dos 60 aos
70 anos que participaram num inquérito por questionário, complementado por quatro entrevistas
de episódio. Os resultados indicam que a transição para a reforma não é preparada, originando
situações de ansiedade na sequência de um conjunto de mudanças estruturais. Não se
encontra instituído um apoio formal ou informal na planificação da reforma. Identificou-se
dois perfis de transição, um quando a reforma não é programada e é involuntária, com uma
forte valorização da atividade profissional pelos sujeitos, que gera um período inicial de transição
mais difícil. Pelo contrário, menor identificação profissional e uma reforma voluntária
com preparação prévia, facilita um período inicial mais satisfatório. A satisfação com a
reforma é maior quando os sujeitos encontram atividades de ocupação do tempo do nãotrabalho
na comunidade e/ou desenvolvem interesses pessoais. Associam a reforma positivamente
ao tempo do descanso, do ócio e à oportunidade de escolhas. Os inquiridos não valorizam
a continuidade de atividades remuneradas, a prática de voluntariado é quase inexistente.
As narrativas indicam que durante o processo de transição os sujeitos recorrem a estratégias
compensatórias de ação criativa, para (re)construir identidades e atenuar constrangimentos.
Através de uma aprendizagem biográfica, replanificam a sua ação com base nas vivências de
uma trajetória de vida passada, o que facilita o processo de transição e um envelhecimento
mais bem-sucedido.
Description
Dissertação de mestrado, Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
Keywords
Educação social Envelhecimento Transição Reforma Histórias de vida Identidade