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Abstract(s)
O programa Allgarve foi lançado pelo Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento no ano de 2007. Viria a funcionar enquanto estratégia de marketing que procura a fidelização de turistas, enquanto associava a região do Algarve a um destino sofisticado, de qualidade e com glamour. O programa sofreu alterações ao longo das quatro edições mas é constituído por um conjunto de eventos que estão organizados por áreas temáticas (desde a música à gastronomia) e que pretende criar uma oferta cultural e de entretenimento diversificada que funcione como complemento aos produtos Sol, praia e golfe.
O Algarve é, por si só, um destino turístico consolidado e de qualidade. Nos últimos anos tem vindo a assistir a um aumento de competitividade por parte de outros destinos turísticos que apresentam características semelhantes e que chegaram ao mercado apresentando preços mais acessíveis. Para tornar a região mais competitiva e garantir a posição já conquistada no mercado, o Algarve necessita de apostar em novos segmentos do mercado. O turismo de cultura pode ser uma solução, uma vez que promove o desenvolvimento regional através da valorização dos instrumentos e da identidade locais.
O objectivo deste trabalho é perceber, após uma análise quantitativa e qualitativa do programa, em que aspectos o Allgarve consegue responder às necessidades turísticas e culturais da região ao fim de quatro edições e se pode ser considerada a resposta que a região precisa para o turismo de cultura.
A análise dos dados recolhidos evidenciou a ausência de informação suficiente para tirar conclusões sobre o sucesso do programa. Este trabalho vem demonstrar a necessidade de uma reorganização do programa com vista a responder aos desafios que a região atravessa no sentido de continuar a ser um destino turístico de qualidade.
Description
Dissertação de mest., Gestão Cultural, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
Keywords
Imigração Saúde Bem-estar Acontecimentos de vida negativos