Repository logo
 
Publication

Allgarve: a resposta para o turismo de cultura no Algarve?

dc.contributor.advisorTavares, Mirian
dc.contributor.authorNascimento, Sara
dc.date.accessioned2013-10-31T16:12:29Z
dc.date.available2013-10-31T16:12:29Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de mest., Gestão Cultural, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012por
dc.description.abstractO programa Allgarve foi lançado pelo Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento no ano de 2007. Viria a funcionar enquanto estratégia de marketing que procura a fidelização de turistas, enquanto associava a região do Algarve a um destino sofisticado, de qualidade e com glamour. O programa sofreu alterações ao longo das quatro edições mas é constituído por um conjunto de eventos que estão organizados por áreas temáticas (desde a música à gastronomia) e que pretende criar uma oferta cultural e de entretenimento diversificada que funcione como complemento aos produtos Sol, praia e golfe. O Algarve é, por si só, um destino turístico consolidado e de qualidade. Nos últimos anos tem vindo a assistir a um aumento de competitividade por parte de outros destinos turísticos que apresentam características semelhantes e que chegaram ao mercado apresentando preços mais acessíveis. Para tornar a região mais competitiva e garantir a posição já conquistada no mercado, o Algarve necessita de apostar em novos segmentos do mercado. O turismo de cultura pode ser uma solução, uma vez que promove o desenvolvimento regional através da valorização dos instrumentos e da identidade locais. O objectivo deste trabalho é perceber, após uma análise quantitativa e qualitativa do programa, em que aspectos o Allgarve consegue responder às necessidades turísticas e culturais da região ao fim de quatro edições e se pode ser considerada a resposta que a região precisa para o turismo de cultura. A análise dos dados recolhidos evidenciou a ausência de informação suficiente para tirar conclusões sobre o sucesso do programa. Este trabalho vem demonstrar a necessidade de uma reorganização do programa com vista a responder aos desafios que a região atravessa no sentido de continuar a ser um destino turístico de qualidade.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3122
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectImigraçãopor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectBem-estarpor
dc.subjectAcontecimentos de vida negativospor
dc.titleAllgarve: a resposta para o turismo de cultura no Algarve?por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Sociais e Humanaspor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Culturalpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ALLGARVE_A resposta para o turismo de cultura no Algarve_vfi.pdf
Size:
827.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: