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Advisor(s)
Abstract(s)
O homem e o mundo formam uma unidade, e a história, é a experiência autêntica
dessa mesma unidade. Inclusa à sociedade democrática está o direito à educação. Uma
educação inclusiva, onde o principal objetivo seja o de potenciar e encorajar o
desenvolvimento individual e integral de todos os indivíduos em idade escolar.
Viver em sociedade requer que se estabeleça sempre um equilíbrio entre a razão e
a emoção. Apesar disso, verifica-se que, em torno das decisões que tomamos todos os
dias, está uma forte tentativa em suprimirmos a emoção.
Quando falamos de educação pelas Expressões Artísticas (EA), falamos na
realidade, de tudo o que abrange a educação visual, musical, cinestésica, literária e
poética. Uma educação orientada para a sensibilidade, na medida que, educa os sentidos
em que se baseia. Uma educação que instrua as emoções, a consciência, a inteligência e o
raciocínio como indivíduo. Conclui-se, portanto, ser pertinente compreender qual o
contributo das EA na inclusão escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais
(NEE).
Como método de trabalho, e dada a particularidade do inquérito por questionário
ser o de nos fornecer agregados de informação, fizemos preceder e suceder à sua
realização, uma cuidada investigação combinando a análise do tipo qualitativo e
quantitativo.
Sendo o papel do professor, um papel crucial no processo inclusivo, da amostra
recolhida, denota-se que existem diferenças significativas entre os professores de
expressão artística com e sem formação na educação especial. Os resultados revelam que
a formação nesta área influencia o modo como os professores de expressão artística
vêem e praticam a inclusão escolar dos seus alunos com NEE.
Description
Dissertação de mestrado, Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
Keywords
Arte e Educação Inclusão Necessidades Educativas Especiais Expressões